22 de março de 2011

Sigilo ou paranóia?

As equipes na F1 tem o hábito de esconder seus carros dos olhares alheios, numa obsessão que beira a paranóia. As escuderias desenvolveram todo tipo de camuflagem na tentativa de dificultar a vida de fotógrafos e olheiros dos outros times.

Ainda que os carros permaneçam disfarçados nos boxes, os fotógrafos só precisam esperar o piloto sair com o carro para a pista, para capturar fotos dos detalhes em todos os ângulos com suas potentes câmeras, o que na prática, mostra que toda essa camuflagem é inutil.

Além disso, existem equipes que pagam fotografos para espionar a concorrência. Esses profissionais fazem uma varredura sobre os detalhes técnicos dos adversários com imagens de todos os carros, nos mais diversos ângulos.
Desse modo, ao final dos treinos, engenheiros e projetistas tem a disposição uma série de fotos para analisar cada detalhe utilizado pelas adversárias.


O carro se aproxima e a equipe já está com a camuflagem preparada...
A movimentação é intensa para escoder todos os detalhes...
A principal preocupação e com asa traseira e o difusor...
Só faltou cobrir o carro com uma lona...
Até mesmo as garagens são bloqueadas das lentes alheias...
No fim, todo o trabalho foi inútil, pois o carro não leva a camuflagem para a pista. Os fotógrafos agradecem, assim as fotos passam a ser valiosas...

4 comentários:

Unknown disse...

vim ontem e achei o blog meio raro... mais agora vendo de novo ficou bonito sim!

com esse escapamento a Red Bull podia botar couveflor com feijão no tanque e ter um KERS a hidrogênio e butano, hein? chamarada moeee!

em fim, mais eles continuam a esconder, por algo deve de ser! e ainda fazem questão de fabricar o treco a medida da parte posterior, como esse papelão amarelo fosforescente da Ferrari.

Ron Groo disse...

Eu creio que isto é um pouco de jogada de marketing também.

GiglioF1 disse...

Marcelo,

É como aquele jogador em final de copa do mundo que cospe na cara do outro dentro do campo...com 2800 cameras presentes , ele acha que ninguém vai ver.....

Abraço do Giglio!!!!!

Diego Trindade disse...

Creio que é um pouco das duas coisas! Sigilo e paranóia, ou charme tb!