16 de agosto de 2011

Semana da velocidade em Bonneville


Há exatos 62 anos, acontece a Semana da Velocidade em Bonneville, num gigantesco deserto de sal com aproximadamente 412km², localizado ao nordeste de Utah (EUA).
Conta a lenda, que há cerca de 15 mil anos, toda essa área era um lago salgado. Devido as condições climáticas da região, um longo processo de evaporação da água combinado com a baixa umidade do ar, acabou formando um enorme descampado de sal.


Totalmente plano, com retas a perder de vista, estava formado o cenário ideal para que "malucos" do mundo inteiro pudessem se reunir com suas máquinas maravilhosas para realizar provas de velocidade, estabelecendo e derrubando recordes ano após ano.

Nos meses de agosto, setembro e outubro, "malucos" de diferentes categorias desembarcam na pequena cidade de Wendover, em Utah, buscando escrever seus nomes na história.

Para quem não assistiu, recomendo o filme chamado "Desafiando Limites", com Anthony Hopkins.
Hopkins interpreta um nezelandês chamado Burt Munro, que atravessa meio mundo aos 60 anos para correr em Bonneville com sua moto Indian, um modelo clássico dos anos 20 - preparado artesanalmente pelo próprio piloto. Uma verdadeira lição de vida.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Este filme do Hopkins é realmente muito bom... Muito poético e o melhor é que é verídico.

TW disse...

vou assistir o filme Marcelosno. Obrigado pela indicação.

Eu vi a reportagem do GE com o Cacá Bueno querendo bater o recorde de velocidade a bordo de um Stock em Bonneville.

Muita gente perdeu a vida se arriscando aí. Mas deve ser um espetáculo a parte ver os carros acelerando aí, nessa parte dos EUA.

abs