6 de outubro de 2011

GP do Japão - Na Terra do Sol Nascente


O circo da F1 desembarca neste final de semana em Suzuka, no Japão, para a 15ª etapa do calendário. Etapa essa, que deverá sacramentar o bicampeonato de Tião Alemão - apenas um ponto separa o jovem tedesco do título, e convenhamos, com aquele foguete azul, arriscaria dizer que até mesmo Vitantonio Liuzzi faria um ponto...

Isso posto, vamos em frente. Como é bom assistir a F1 retornar a palcos tradicionais. Ainda que a corrida aconteça na madrugada em Terras Brazilis, o clima criado em torno dessa prova é único.

A tradicional pista japonesa, sempre invadida pela imensa legião de fãs aficcionados, já consagrou dez titulos mundiais desde 1987. Foram eles: Nélson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988-1990-1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998-1999) e Michael Schumacher (2000).

O traçado de Suzuka é um dos mais interessantes e seletivos do atual calendário - é o único circuito no mundo que se cruza, através de uma ponte e um pequeno túnel. A pista japonesa é repleta de desafios para máquinas e pilotos, com muitas curvas velozes e outras tantas muito técnicas.

Duas coisas são fundamentais em Suzuka - a parte aerodinâmica e o motor. No campo aerodinâmico, um carro bem ajustado, com um bom downforce em curva - vai se dar bem. Pois os pilotos andam mais tempo contornando curvas que andando em retas. Além disso, é preciso um motor forte para empurrar o carro nas subidas e descidas da pista japonesa. Justamente por isso, a maioria dos times deverá andar com motores zerados.

Por tudo isso, espero que a corrida na Terra do Sol Nascente seja mais uma daquelas boas.

Abaixo a programação para o final de semana - e atenção, o primeiro treino acontece hoje.


Quinta-feira

22h-23h30 - 1º treino livre

Sexta-feira

2h-3h30 - 2º treino livre
23h-24h - 3º treino livre

Sábado

2h - classificação

Domingo

3h - corrida



3 comentários:

Ron Groo disse...

É uma das únicas corridas de madrugada que me deixam realmente entusiasmado. A outra é Austrália.
Vamos que vamos... Vettel campeão.

TW disse...

Marcelonso,

estou ansioso por essa corrida. O circuito me agrada bastante pela sua rica história em decidir mundiais.

Até Liuzzi faria um ponto? Sei não, vai que ele resolve brincar de boliche de novo? Mas como trata-se de Vettel, o titulo está garantido.

Espero que seja sim uma boa prova. Porque as duas últimas, com domínio total da Red Bull, foram bem monótonas. E sendo na madrugada de domingo a prova por aqui, é impossível o sono não bater.

abs

Humberto Corradi disse...

O sol deverá nascer para Vettel...