24 de março de 2013

Kuala Lupur (2) - Pitacos da corrida


Ainda que a corrida em terras malaias não tenha sido das melhores, reservou algumas boas disputas entre companheiros de equipes para o final.

A corrida começou com pista molhada. Enquanto Sebastian Vettel escapava na ponta, Felipe Massa perdia três posições antes da primeira curva, uma delas para Fernandinho que mergulhou como um doido atrás de Vettel. Acontece que o espanhol foi com sede demais ao pote. Resultado, tocou no alemão e prejudicou sua corrida. No entanto, a Ferrari e Alonso tiveram nas mãos a oportunidade de reparar a situação, só que  cometeram a estupidez de tentar completar mais uma volta com a asa pendurada. Mas o artefato aerodinâmico não suportou a pressão e quebrou em plena reta. A corrida de numero 200 de Fernandinho chegava ao fim de forma melancólica.

Com Alonso fora, a Pachecada ficou empolgada - "É hoje que Felipe Massa arrebenta!" Pois é, mas correr com pista molhada não é a praia do brasileiro. Ainda que tenha sido por apenas seis voltas, o estrago já havia sido feito com a péssima largada. Massa caiu para a quinta posição e lá chegou. A situação poderia ter sido pior, pois o brasileiro foi obrigado a fazer uma quarta parada, e caiu para a oitava posição. Mas com pneus novos conseguiu recuperar três posições. Ainda assim, largar em segundo e chegar em quinto não dá para classificar com um bom resultado. É pouco, muito pouco...

Enquanto isso Webber seguia na ponta seguido de Vettel, Hamilton e Rosberg. O canguru em dia inspirado fazia tudo certo. Largou muito bem, parou no momento exato e para completar colocou o pneu apropriado. Tudo apontava para uma vitória de Webber, afinal de contas a briga pela vitória era caseira e de mais a mais, a Red Bull mandou a mensagem seus dois pilotos reduzirem o mapeamento do motor. O australiano obedeceu a ordem, mas Tiãozinho não...

Se aproveitando da maior potência no motor, Tiãozinho foi para cima e proporcionou uma disputa de tirar o folego. Por pouco, muito pouco os dois carros não ficaram pelo caminho. A disputa em sí foi bacana, mas o modo como ela aconteceu é questionável. Vettel foi sacana, uma vez que não disse pelo rádio que não acataria a ordem, assim ele tornou a disputa desigual.

Webber mostrando o dedo médio para Vettel

Quem me conhece sabe que não gosto de Webber, mas também não gosto de ver pilotos usando de meios escusos para vencer. Hoje Tiãozinho fez besteira. Mas quem nunca fez? O alemão viu o tamanho da merda quando chegou a sala que antecede o pódio. O clima estava tenso. Vettel rapidamente pediu desculpas publicamente. Mas o clima não mudou nem no pódio.

Na Mercedes o clima também não é dos melhores, apesar do pódio de Lewis Hamilton. Nico Rosberg estava nitidamente mais veloz que seu parceiro, mas Ross Brawn mandou a ordem para manter a posição. Nesse caso trata-se de um protecionismo claro a Hamilton, o que não é o caso na Red Bull.

Rosberg não gostou mas acatou, não sem antes soltar pelo rádio : "Não vou me esquecer disso". Hamilton ficou sem graça no pódio...

Com a vitória, Sebastian Vettel iguala Jackie Stewart, com 27 triunfos. O alemão se torna o sexto piloto na história da F1 em número de vitórias. Dentre os pilotos em atividades, somente Alonso (30) está a sua frente.

No Mundial de pilotos Sebastian Vettel assume a ponta com 40 pontos. Kimi Raikkonen ocupa a vice-liderança com 31, seguido de Webber com 26. Hamilton é o quarto com 26, Massa o quinto com 22 e Alonso o sexto, com 18.

Nos Construtores a liderança é da Red Bull com 60 pontos. Lotus e Ferrari dividem o segundo posto com 40.

6 comentários:

Net Esportes disse...

Gostei do seu ponto de vista Marcelonso.

Mas eu sou totalmente contra ordem de equipe no começo da temporada. Vettel e Webber já bateram por disputar posições, mas isso faz parte do show .... eles tomam broncas pela besteira que fizeram e são orientados e serem mais cuidadosos.

Mas evitar que a corrida aconteça, tirar de Vettel (mais rápido) a chance de correr é algo que não acho legal, só se for em decisão de título. Para mim Vettel foi heróico hoje.

Anônimo disse...

Marcelo,

Quanto à Red Bull, não é surpresa, Vettel e Webber se estranham há tempos, antes mesmo de serem "companheiros" de equipe. Aliás, como a própria equipe já afirmou, "merdas acontecem"

Na Mercedes, sim, foi uma situação ridícula e desnecessária. Rosberg tinha um carro em melhores condições para atacar no final e o Ross Brawn não considera o cara que está desde o começo na equipe.

Na McLaren, o MP/4-28 tem salvação, mas acabaram com a corrida do Button no pit.

Abs.

Rubs disse...

Somos receptores de imagens produzidas e selecionadas por outros e cada receptor interpreta ao seu modo. Mas eu concordo inteiramente com sua interpretação. Só acrescentaria uma aposta: haverá guerra declarada e insubordinação dos pilotos que se sentiram prejudicados. E o Rosberg tem mais café no bule.
Abs.

Humberto Corradi disse...

Marcelo

Gostei muito da corrida. É legal ver que a mercedes está forte. Pena que a McLaren esteja mal.

Pro começo de temporada acho que está muito bom.

Valeu

Ron Groo disse...

Na Mercedes já se cogita mandar o Ross embora.
Ninguém gostou de reeditar os piores momentos da Ferrari no time alemão.

TW disse...

Uma vitória manchada na carreira do alemão, que não precisa disso para vencer.

A Mercedes disse depois que não existe hierarquia na equipe e que Hamilton receberá a mesma ordem numa situação inversa. Vamos ver, mas não acredito.

Além disso, o GP da Malásia foi marcado pelas várias loucuras que aconteceram nos boxes..