27 de março de 2017

AUSTRÁLIA - 17 - PITACOS PÓS GP

Ainda que a Ferrari tenha sido a sensação da pré-temporada, a vitória do time italiano conquistada por Sebastian Vettel, em terras australianas surpreendeu meio mundo. Nem mesmo em seus piores sonhos, Lewis Hamilton imaginou que a máquina vermelha pudesse acompanhá-lo em ritmo de corrida. 

E o foi exatamente o que aconteceu. Vettel seguiu Hamilton de perto até a parada do inglês, que por sinal foi antes da hora. O próprio Hamilton confirmou que pediu para antecipar seu pit stop devido a baixa aderência. O piloto inglês imaginou que pudesse recuperar o terreno tranquilamente, assim que o alemão realizasse sua parada. Talvez até fosse possível, não fosse a presença de Max Verstappen a sua frente, talvez.

Analisando friamente, teria sido mais lógico esperar mais quatro ou cinco voltas, mesmo com o alemão em sua cola. Fosse essa a estratégia, certamente Hamilton teria voltado a frente.

De toda forma a corrida na Austrália se resumiu a isso. Uma procissão decidida na estratégia. E o pior de tudo é que deverá ser essa a tônica da temporada.

Os carros ficaram maiores, mais velozes em curvas, mas a extrema dependência aerodinâmica praticamente aboliu a ultrapassagem. Nem mesmo a tal asa móvel surtiu efeito. E com pneus que duram uma eternidade, tudo fica ainda mais chato.

Porém, antes de sepultar o Mundial, convém esperar mais algumas corridas. Até porque, Albert Park é muito bacana, charmoso, mas não é um autódromo fixo.

Vamos aguardar para ver como serão as próximas corridas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, ferradino ! Na seca, desde Pingapura, 2015, né ? Eu tô pior. Minha equipe é a MacMac. Piloto, Hamilton. Consigo me virar.
Eu não acredito em pré-temporada mas dessa vez, pelo menos, na primeira prova, deu certo. GH-3, logo no início, já estava deixando, aos poucos, a ferrada do Vettelino para trás. Aí está. Estratégia errada. Verstappadinho. Quaaaase ! Foi prá cima do Vettelino com tudo, arrancando grama e matando um quero-quero. Um toquinho e...
. Estão tirando esta corrida, de média para alta, médio rápido, bem travado para um circuito assim, como o mote da temporada toda. Para mim, um erro tanto que uma voz da razão, de dentro da Ferrari, um engenheiro chefe disse preferir esperar o GP da China. De altíssima velocidade. Retão e retão. Boas curvas.
. Novamente e olha que assistem F1 há... há...., circuito de média para alta velocidade, e travado. Ultrapassagens...


Mesmo assim, parabéns ao framengo das pistas !
Viva a Ferrari ! Ela está viva. Quem diria. Turbo e Ferrari, pode ter a ver.

HA !



M.C.L.

joaoleopires disse...

Uma análise muito boa, mas você está bem otimista em relação à mim Marcelo, estou bem insatisfeito quanto a categoria!!