21 de julho de 2008

O segredo da McLaren


Segundo o periódico inglês "Telegraph" o motivo desse súbito crescimento do time prateado nos ultimos dois GP´S,está ligado ao volante.

O motivo seria que nos bólidos ingleses,os pilotos podem selecionar o torque ideal do motor através de duas borboletas,logo abaixo das de troca de marcha em ambos os lados.

Veja o relato na integra

"O volante da McLaren possui quatro 'borboletas' em vez de duas. As duas acima são de troca de marchas e as duas inferiores permitem escolhas de diferentes seleções de torque do motor."

"O uso de dois dedos ao mesmo tempo permite que o carro tenha o mais favorável torque do motor para cada marcha, dando, então, ao piloto uma ferramenta para limitar o giro em falso das rodas na saída de curvas de baixa sem sofrer redução na potência nas mais altas marchas, quando giros em falso não estão em questão."

"As regras estipulam que nenhuma mudança nas configurações de torque pode ser acionada pelo mesmo recurso de pilotagem, como o da mudança de marchas. Ter dois níveis separados escapa daquela regra, mesmo que ainda permita a mudança de marchas e do acerto de torque ao mesmo tempo. Isso é parte da atual superioridade de desempenho da McLaren sobre a Ferrari."

3 comentários:

Marcos Antonio disse...

é Será que isso est´ana legalidade?Vamos esperar a FIA se manisfestar...

Unknown disse...

mais isso não e um control manual de tracão? se for ilegal, a ferrari não demora a protestar.

se for legal, parabens pra Mclaren!

Marcelonso disse...

Meus camaradas,


Acredito que sim,deve ser legal,resta agora é copiar,pois a escuderia prateada venceu as duas depois da introdução dessa novidade.

abraço