18 de abril de 2010

GP da China - A corrida em pitacos

Uma verdadeira corrida maluca,assim foi o GP Chinês,com o piso mudando de condições várias vezes,fez da prova um jogo de estratégia para pilotos e engenheiros,onde a emoção foi a tônica da corrida.

Nessa história toda quem se deu bem foi Jenson Button,o piloto inglês arriscou no inicio da prova mantendo os pneus para pista seca,enquanto a maioria partiu para o intermediário.Depois aproveitou-se de um descuido de Rosberg e assumiu a ponta para não mais perde-la.De quebra Button assume a ponta no Mundial.

Agora quem deu um verdadeiro show na pista foi Lewis Hamilton,o jovem inglês fez uma prova agressiva o tempo inteiro,buscando sempre a ultrapassagem independentemente de quem estivesse a sua frente,foi o protagonista das mais belas disputas,Schumacher deve estar procurando ele até agora no retrovisor.

Nico Rosberg que chegou a liderar a prova,terminou em terceiro.O piloto alemão conquista o segundo pódio para a equipe Mercedes.Já seu companheiro Michael Schumacher fez uma das suas piores apresentações,errou como nunca e terminou apenas em 10º.No campeonato Rosberg tem 40 pontos a mais que o velho Schumacher.

Pelos lados da Ferrari a coisa não anda como se esperava,Alonso até que tentou,voou na largada passou pela esquerda superando as duas Red Bull,que pareciam ter esquecido de largar.Instantes depois a explicação o espanhol havia queimado a largada,foi punido.Ainda assim conseguiu se recuperar e terminou em quarto.
Felipe Massa fez uma apresentação discreta,terminando em nono.
Um fato que chamou a atenção na Ferrari,foi a ultrapassagem de Alonso sobre Massa na entrada dos boxes,uma história que vai render.

A Red Bull de favorita em condições normais,passou a coadjuvante.Vettel ainda não consegue uma boa performance quando as condições estão desfávoráveis,precisa evoluir nesse quesito,terminou apenas em sexto.
Já seu parceiro, o australiano cabeça quadrada Mark Webber conseguiu a proeza de perder a sétima posição para o russo Petrov na última volta,e olha que o carro do russo não é lá aquela coisa.

Uma curiosidade,aquela senhora que Galvão Bueno chama de "Mama  Petrov",na realidade é apenas empresária do piloto,e dizem as más linguas que é tão brava,que outro dia sentou o braço nos mecânicos da Renault que tinham feito bobagem no carro de Petrov.

E falando em Renault,a equipe segue surpreendendo,Kubica vem tirando leite de pedra,hoje terminou a prova em quinto,já se firma como a 5º do campeonato.

Os brazucas restantes,Barrichello teve uma atuação pra lá de discreta,mostrando que o carro se tinha potencial,vem perdendo terreno a cada prova,e continuando nessa tocada logo será superada pela Toro Rosso.
Bruno Senna fez o possivel com aquele trambolho da equipe Hispania,dessa vez terminou apenas uma volta dos líderes,fechando a prova em penultimo a frente do seu companheiro Karun "Taturana" Chandhok.

Lucas di Grassi da equipe Virgin com problemas na embreagem abandonou a corrida.

Passadas quatro etapas,o lider do campeonato é Jenson Button da McLaren,o inglês venceu duas etapas do certame,quem diria?

2 comentários:

Mai disse...

Otra cosa no pero este año carreras extrañas unas cuantas

Anselmo Coyote disse...

Salve, Marcelão.

E deu mesmo o que falar. Não sei por quê. Se fosse o Massa a fazer aquela ultrapassagem, ele seria "o fodão", mas, como ele cochilou mais uma vez e tomou na tarraqueta, veio o chororô.

Querem crucificar o cara pelos motivos errados. O Nada Sei deu 1000 motivos para ser chamado de mau-caráter, mas o chamam assim por que ele agiu como um autêntico competidor.

Sinceramente, torcedor de F1 é decepcionante. E ainda tentam esnobar torcedores de futebol. Mas eu sei o porquê. O que eles não sabem é que aquela riqueza, o charme e o glamour da F1 não passa por osmose.

No futebol um jogador põe a mão na bola, dá uma botinada, faz um penalty, catimba, caí quando o adversário passa perto dele, catimba quando está ganhando, isola a bola do campo e mais todo tipo de falta possível. Se o árbitro não apita e pune, recebe mil xingamentos - filho da puta e ladrão são os mais leves. Guardam o nome do árbitro e alguns times até os rechaçam para uma próxima partida.

Na F1 se um piloto comete uma irregularidade é mau-caráter, desonesto, dick vigarista, bandido etc. O comissário está lá, ganhando para punir. Não pune, não recebe xingamentos e sequer é mencionado. Esse é o nobre torcedor de F1.

E olhe que eu nem afirmo que o Nada Sei tenha cometido qualquer falta naquela ultrapassagem.

O Massa que vire homem e enfrente o problema, senão vai ser engolido e de nada vai adiantar o choroô, como nunca adiantou mesmo (ainda bem).

Abs.