4 de abril de 2010

GP da Malásia - A corrida em pitacos

A corrida não foi das melhores(faltou a chuva),teve um inicio movimentado devido aos carros velozes de Ferrari e McLaren que vinham do fundo,mas depois de algumas voltas tudo foi se acalmando.O lado positivo da prova é que não foi ruim como a do Bahrein,mas também não foi aquela "Brastemp"...

Se por um lado o campeonato mostra um equilibrio com três vencedores distintos em três corridas,por outro não chega a traduzir fielmente a realidade,pois a Red Bull de Vettel dominou todas as corridas,problemas diversos persistiam em derrubar o time.

Vettel hoje foi perfeito,superou o parceiro Webber logo na primeira curva e assumiu a ponta,o alemão não quis saber daquela história de aliviar para o companheiro,depois disso sentou a bota,abriu uma margem de segurança administrando a vitória.Essa vitória recoloca Vettel entre os ponteiros na tabela e afasta a desconfiança que já rondava o RB6.

Webber por mais incrivel que possa parecer,hoje fez quase tudo certo,seu único erro  foi permitir a ultrapassagem de Vettel na primeira volta,depois disso manteve um bom ritmo sempre próximo ao companheiro de equipe,fechou a corrida cravando a melhor passagem,ainda assim largando na pole com um canhão desses e não vencer,mostra que ele está realmente abaixo do nivel do time.

Na Mercedes o dia foi festivo,a equipe conquistou seu primeiro pódio,e ao contrário do que todos imaginavam,foi Rosberguinho quem subiu lá.
Schumacher que vinha numa tocada até que razoavel,foi traido por uma porca de roda que acabou tirando o alemão da prova,a coisa anda negra...

Robert Kubica é novamente digno de aplausos,fecha a corrida com um excelente quarto posto,mostrando que o carro da Renault não é assim tão ruim quanto de anunciava,mas obviamente um piloto do nivel do polaco tira da manga!

Outro que merece parabéns é Adrian Sutil,fez uma bela corrida mantendo-se sempre entre os  primeiros,suportou a pressão de Hamilton por várias voltas,terminou em 5º mostrando a fantástica evolução da Force India.

Pelas bandas da McLaren,Hamilton mostrou que tinha um carro muito acertado para lutar pela vitória,mas a cagada da equipe no sábado minou suas chances.Partindo do fundo do grid fez uma bela prova de recuperação,no fim das contas conseguiu apenas o sexto posto que deve ter um gosto amargo.
Seu companheiro Button teve uma atuação discreta,nas voltas finais já sem pneus conseguiu aguentar a pressão de Alonso fechando no oitavo lugar.

A Ferrari foi mais uma escuderia que pagou o preço da besteira na classificação,seus pilotos conseguiram se recuperar ao longo da prova,mas ficaram muito abaixo do que realmente poderiam almejar.
Felipe Massa ainda saiu no lucro,com o sétimo posto termina o domingo como atual lider do campeonato,já Alonso que parecia ter problemas de cambio ao longo da prova,teve o motor estourado na penultima volta,e o que é pior irá utilizar o quarto motor na próxima corrida,restando somente mais quatro unidades para as próximas 15 corridas,ou seja,problemas a vista!

Menções honrosas para Alguersuari e Hulkenberg que conseguiram terminar nos pontos pela primeira vez,nono e décimo respectivamente.O jovem espanhol mostrou que sabe enducerer,travou duelos interessantes com Massa,Petrov e com o próprio Hulkenberg.

Também entram nesta lista Bruno Senna e Lucas di Grassi,ambos terminaram a prova,ainda que com algumas voltas de atraso terminar a corrida nesse calor danado e com aquelas bombas vale uma estrelinha para cada um na caderneta!

Final
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 56 voltas

2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s8
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 13s5
4°. Robert Kubica (POL/Renault), a 18s5
5°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 21s0
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 23s4
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 27s0
8°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 37s9
9°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min10s6
10°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1min13s3
11°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1min18s9
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
13°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 2 voltas
14°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
15°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 3 voltas
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 5 voltas

7 comentários:

F-Brasil disse...

Marcelo,

Foi uma boa corrida apesar de não chover, na china teremos uma pista parecida, ou seja, com uma boa reta e mais alguns trechos de ultrapassagem.Tomara que a corrida seja parecida ou melhor em Shangai.

Júnior

Li@zinha disse...

Torço peço Massa! nao perco uma corrida. Que ótimo que ele ja está na liderança do Campeonato. Esse ano vai ser uma disputa e tanto!
Macapa-AP

Leandro Montianele disse...

Marcelo, esse Red Bull é o carro a ser batido na temporada. Dominou as três corridas, só não venceu todas por problemas mecânicos. Agora eu acho que vai.
Vettel sobrou na pista e mereceu a vitória. Esse ano promete ser desse alemão.

Ridson de Araújo disse...

A Red Bull é o carro a ser batido, mas pelo menos por enquanto o campeonato etá bom. Enquanto Vettel e Webber forem irregulares, o campeonato tem vez. Mas se a Red Bull virar a nova Williams de 1991 e 1992, aí pode esquecer. Se bem que com o campeonato paralelo e grande equipe irregular, mas depois aparentemente dominante, esse campeonato lembra 1987.

A corrida, achei ela boa, considerando a fulminante Austrália.

E quanto À possível nova polêmica com Barrichello, eu acho um grande exagero. ele já explicou que a brincadeira tinha seu contexto, e a imprensa é imbecil demais com isso. Sónão mais do que algumas pessoas que se atingem por qualquer coisa.

Unknown disse...

cé ta vendo que os 4 primeiras equipes realmente não têm segundo piloto? excluindo o Button, que nasceu segundo piloto (tem pessoas com vocação, né?) o nico, Massa, e Weber, realmente estão se comportando como campeões.

um motivo pelo qual Felipe Massa merece estar no topo da tabela: não deu nenhum trompo em 3 corridas

Anderson Nascimento disse...

Vettel mereceu! O jovem mostrou ter a madureza dos veteranos e o arrojo dos jovens. O moleque é bom mesmo, e ainda deu uma de Fred Astaire kkkkk. Parabéns, alemão!

kimi_cris disse...

Não choveu como esperavamos, contudo foi uma boa corrida...

Grande Abraço!

Kimi_Cris