E naturalmente o circuito da Coréia não foge a regra. Um misto de circuito permanente e de rua, muito mal acabado. A entrada para os boxes é ridicula e perigosa, tomada de assalto a direita quando se está contornando a última curva da pista feita de pé cravado, ou seja, imagine que um piloto venha detonando na curva (que é cega) e de repente encontre um carro lento a frente que vai para o box, se sair muito para a esquerda vai acertar o muro... Como um espanhol já disse : "This is ridiculous"
Provavelmente a direção de prova deverá tomar providencias, cogita-se permitir que os carros não respeitem a linha branca que marca a entrada dos boxes, assim ficariam mais tempo na linha ideal e mais rápidos, tomando a entrada no instante final.
Uma várzea para uma pista zero bala, e se fosse no Brasil? Como pode um arquiteto "tarimbado" fazer coisas assim? Não adianta vir com essa de falta de espaço, porque não é o caso.
Posto isso, vamos ao que interessa, que são os carros na pista. A performance dos bólidos ainda não está totalmente clara.
No primeiro treino as coisas até que foram movimentadas, inicialmente os pilotos procuraram se ambientar ao traçado e ao mesmo tempo limpar a pista. Os tempos começaram próximos de 2 minutos e acabaram nos minutos finais na casa de 1m40s, com Hamilton o mais veloz . Ferrari e Red Bull ficaram para trás, ainda sentindo o ambiente.
Já no periodo vespertino, com condições melhores da pista, os tempos começaram a despencar, se aproximando do tempo estimado: 1m37s.
Dessa vez quem mandou foi a Red Bull com Mark Webber, o canguru barbarizou. Foi o unico a andar nesse tempo. Seu parceiro Sebastian Vettel ficou em sétimo a muitas léguas de distância...
Em segundo ficou Don Fernandinho, "El Fodon de las Asturias". O espanhol da Ferrari ficou muito perto de Webber, e animado com a performance de sua máquina. Ele esperava ficar mais longe dos rubrotaurinos. Felipe Massa, dessa vez não foi tão mal. O brasileiro fechou o dia com a sexta melhor marca.
A McLaren não conseguiu manter a ponta no treino da tarde. Lewis Hamilton foi o terceiro mais veloz, e Jenson Button o quinto. Os prateados,assim como a Ferrari, estão muito fortes no primeiro trecho, mas perdem nos dois setores seguintes, que ficam com quem por serem travados? Com a Red Bull, claro.
A Renault mostrou que está competitiva. Robert Kubica foi o quarto mais rápido do dia (não canso de repetir que esse cara acelera muito). Seu parceiro El demolidor Vitaly Petrov ficou com a oitava melhor marca, o que só comprova que o carro está muito bom, mesmo!
Destas quatro equipes deverão sair os oito mais velozes na luta pelo "Top Ten" na classificação, salvo alguma cagada. Restam então duas vagas, que serão disputadas a tapas entre Mercedes, Sauber, Williams e quem sabe a Force India.
A principio a vantagem está com Mercedes e Sauber. Nico Rosberg e Kamui Kobayashi foram mais rápidos que seus perseguidores diretos. Mas a distância entre essa turma é pequena.
Os demais brazucas : Rubens Barrichello fechou o dia em 13º, Lucas di Grassi foi o 22º e Bruno Senna que virou passageiro de sua própria carroça espanhola, que teve a suspensão traseira quebrada do nada, no meio de uma sequencia de curvas, terminou em último.
Em resumo, foi o que aconteceu nesta "pista maravilhosa". Penso que pela condição do asfalto e sem a base de dados necessários para um ajuste ideal,muita coisa ainda vai rolar. Até porque, é uma pista que não permite erros.
Quem conseguir arriscar mais, sem errar vai se dar bem. Em momentos como esse, um piloto que possa tirar um "az" da manga, pode fazer a diferença
Um comentário:
Não vi o treino, não tive contato ainda com a pista, mas tenho muita gente dizendo que é boa a pista.
Vamos ver quando for para valer, por que se sexta feira já vale pouco, nesta pista totalmente virgem vale menos ainda.
Postar um comentário