18 de fevereiro de 2011

Testes em Barcelona - dia 1 - Red Bull na ponta


Neste primeiro dia, Sebastian Vettel fechou a sessão como o mais rápido . O jovem alemão cravou a melhor marca no apagar das luzes em Barcelona, superando o melhor tempo da manhã conquistado por Fernando Alonso, em 1s111.
A Red Bull andou pouco hoje, foram apenas 37 voltas e a maior parte delas foi no periodo da tarde. Enquanto a grande maioria dos times trabalhava " long runs", os rubrotaurinos seguiram o caminho contrário, por isso a diferença de tempo foi grande.

A Ferrari começou cautelosa pela manhã, com a pista ainda úmida optou por testar a aerodinâmica, quando a pista secou, Alonso "calçou" slicks e cravou a melhor marca. No periodo vespertino o teste foi todo voltado a simulação de corrida, focando novamente a confiabilidade e o ritmo de corrida da F150th Italia.

Jenson Button seguiu no desenvolvimento da nova McLaren, o inglês conseguiu fazer um bom número de voltas (77), fechando o dia com o quinto melhor tempo. Ainda assim, muita gente começa a questionar se a McLaren seguiu o melhor caminho quando optou em introduzir tantas inovações de uma só vez.
Talvez o tempo seja curto demais para deixar o carro totalmente afinado até a estréia, e com isso a preocupação é que a McLaren inicie o campeonato atrás dos ponteiros.

Na Mercedes, Michael Schumacher realizou uma simulação de corrida, inclusive com pit stops regulares. O mais interessante é que o carro tem demonstrado confiabilidade nas mãos do "velho kaiser", tanto que hoje foram 90 voltas.
Mas quando o modelo passa para as mãos de Nico Rosberg, sempre apresenta problemas. Veremos agora em Barcelona se a falta de sorte do fã nº1 do Village People continuará ou não...

A equipe Renault voltou a ter problemas, dessa vez o "pepino" foi no software desenvolvido pela própria equipe, tanto Nick Heidfeld quanto Vitaly Petrov completaram poucas voltas.

Outro time que voltou a encontrar problemas foi a Williams, agora foi o motor que apresentou defeito. A equipe ainda está investigando a falha. Rubens Barrichello fechou o dia em sétimo, com 52 voltas completadas.

Toro Rosso, Sauber e Force India conseguiram boas marcas com seus modelos. Já o Team Lotus segue apanhando e com problemas, por enquanto a vida de Kovalento e Trulli continua dura!
Também estiveram na pista a Virgin e Hispania ( a única com a carroça velha)

Enquanto os carros estavam na pista, os dirigentes discutiam a possibilidade de permancer em Barcelona para mais uma semana de testes, em virtude da situação caótica no Bahrein. Segundo relatos, as datas já estariam até reservadas, a conferir.

Aos tempos:
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min23s374 (37)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s111 (101)
3º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s264 (57)
4º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s267 (78)
5º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s991 (77)
6º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s201 (26)
7º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s538 (52)
8º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 3s138 (90)
9º. Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth), a 4s019 (116)
10º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 5s691 (54)
11º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 6s576 (116)
12º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 10s800 (20)
13º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 19s950 (27)

4 comentários:

GiglioF1 disse...

Marcelo,

O tempo esteve complicado na peninsola Iberica... Vettel marcou seu tempo mesmo no final com pista seca e não concluimos nada...
amanha quem sabe!!

abraço do Giglio!!

Ron Groo disse...

Acho que agora os tempos podem ser levados um pouco mais em consideração, mas com ressalvas do tipo: Quantas voltas foram dadas, em que volta o tempo foi obtido...
No caso de Vettel ficou claro que era ritmo de classificação e precisamos saber sobre ritmo de corrida, long runs...

TW disse...

vettel enfrentou uma longa parada nos boxes para checagem do bólido e acabou priorizando o teste em ritmo de classificação. Mas espero que nos outros dias a regularidade e força da Red Bull nos long runs também seja demonstrada.

Felipão disse...

De qualquer forma, Vettel meteu um bom tempo pra cima do povo... acho que eh o favorito de novo...