10 de fevereiro de 2011

Testes em Jerez - dia 1 - Massa fecha o dia na ponta


Onze equipes iniciaram a segunda rodada de ensaios no circuito de Jerez de la Frontera. Apenas a "gloriosa" Hispania não estará presente nos testes que acontecem de hoje até domingo, e convenhamos não fará a menor falta.
O dia também foi marcado com várias equipes carregando mensagens em seus carros de apoio a Robert Kubica, algo do tipo "Melhore logo, Robert!" em polonês

Felipe Massa terminou o primeiro dia de testes em Jerez no topo da tabela de tempos. O brasileiro cravou a marca pela manhã e não foi mais superado. Em tempos de testes, o tempo não significa muito, de qualquer forma, serve para melhorar a "moral" do piloto brazuca que anda em baixa ultimamente.
A Ferrari concentrou o dia no desempenho aerodinâmico do modelo e seus efeitos sobre os pneus Pirelli, e dessa vez Felipe Massa teve um dia relativamente livre de problemas e percorrendo pouco mais de 100 voltas.

O estreante do dia, $ergio Perez, fechou o dia com a segunda melhor marca a bordo da Sauber. O mexicano ficou entre os que mais andaram, com 94 voltas completadas.

No entanto, um carro que continua sendo muito observado é o Red Bull RB7, hoje sob a batuta de  Mark Webber completou 94 voltas e fechou o dia com o terceiro melhor tempo.

O dia de hoje foi marcado pela estréia de três novos modelos na pista : o McLaren MP4-26, a Force India VJM-04 e do MVR Virgem-02

Mas o centro das atenções foi a nova McLaren, todos procuraram observar as novas soluções adotadas pelos ingleses, principalmente o novo posicionamento da saida do escapamento, que prometia seguir a tendencia inaugurada pela Lotus Renault.
Para tristeza dos fotografos de plantão, os mecânicos esconderam muito bem a novidade e por enquanto ninguém conseguiu fotografa-la.
Lewis Hamilton completou 58 giros, e  fechou o dia com o quinto melhor tempo.

Os demais modelos estreantes enfrentaram problemas, Adrian Sutil praticamente só andou no periodo da tarde com a sua nova Force India, completou apenas 28 giros.
Da mesma forma, a Virgin completou 42 voltas no periodo vespertino com Timo Glock, após uma manhã recheada de problemas.

Mas os problemas não rondaram somente os modelos "recém-nascidos". Pastor Maldonado da Williams completou apenas 13 voltas depois de problemas com o atuador de sua asa traseira móvel de manhã.

Na Mercedes, apesar de Nico Rosberg completar 67 voltas, o carro voltou a apresentar problemas causando uma das duas bandeira vermelhas na parte da tarde, quando simplesmente parou na pista.

 A Renault, que ainda está abalada com a perda de Robert Kubica para essa temporada, também teve problemas. O novo modelo apresentou um vazamento de óleo, passando a maior parte da manhã na garagem. Vitaly Petrov completou 57 voltas fechando o dia com o oitavo tempo.

Aos tempos:


1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s709 (101 voltas)
2º. Sérgio Perez (MEX/Sauber-Ferrari), a 0s774 (94)
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s813 (94)
4º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s046 (31)
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s205 (58)
6º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s980 (42)
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s763 (28)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s795 (57)
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 3s254 (67)
10º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 3s749 (54)
11º. Timo Glock (ALE/Marussia Virgin-Cosworth), a 4s377 (42)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth), a 14s259 (14)

Nenhum comentário: