18 de março de 2011

A evolução da espécie...

Em 1968 a categoria assistia o surgimento de uma asa atrás do piloto, na foto a Ferrari 312


Em 1970, Colin Chapman apresenta seu modelo, Lotus 72. Um carro simples, veloz e ao mesmo tempo revolucionário, pois a frente em cunha marcou uma nova época para os carros de corrida.


  Em 1977 a equipe Renault apresentava uma solução ousada, um carro empurrado com o primeiro motor "V6"  turbinado na F1. Começava a era Turbo a bordo do RS1.

Novamente Colin Chapman surpreendia a categoria em 1978 com a aperfoiçamento do efeito solo na Lotus 79. Ainda que  tenha sido descoberto no ano anterior, foi neste carro que ele essa solução fez história


Em 1981, a McLaren apresentava o MP4-1, era primeiro chassi construido em fibra de carbono, um golpe de mestre do então mago, John Barnard.


A Lotus, assim como a Williams colocava em prática a suspensão ativa em 1987. Um dispositivo que controlava a suspensão de forma independente de cada lado do carro, tornando o comportamento do bólido previsivel, com tanque cheio, vazio, pneus novos ou gastos...uma verdadeira revolução que garantiu a equipe Williams o dominio do campeonato naquele ano.


Em 1989, a Ferrari dava adeus ao câmbio sequencial no modelo 640, implantando o famoso sistema de borboletas acopladas atrás do volante, que permanece na categoria nos dias atuais.
Conta a lenda, que na época Nigel Mansell pilotava com luvas de cores distintas, para não confundir as borboletas, já que uma aumentava as marchas e a outra reduzia...

Continua...

6 comentários:

Unknown disse...

va indo muito bem... ao final da evolução vamos ter um hispania? o tpo da cadeia alimentar no ecosistema do paddock

Marcelonso disse...

Xará vc é um fanfarrão!

abs

Anderson Nascimento disse...

Cara, essa foto do MP4-1 mostra como as coisas mudaram e ficaram mais sofisticadas em poucos anos. Por ser jovem não vi os antigos carros competirem, mas toda vez que vejo fotos assim me arrependo de não ter nascido algumas décadas atrás. Abraços!

Ron Groo disse...

Que post lindo...

SennaGOAT disse...

Colin Chapman, simplesmente um dos maiores genios já visto na Terra!!! Junto de Adrian Newey é claro!!!E Ayrton Senna, e seu estilo japones de trabalho!!!
Piquet e suas peripecias, e estrategias extra corridas (Nigel Mansell que o diga, na falta de papel higiênico)!!!

SennaGOAT disse...

Um fato interessante é que o efeito solo e motores turbos, criados na decada de 70, voltarão em 2013!!!
Nostalgia também é moda!!!