23 de março de 2011

Expectativas para Melbourne

Nestes dias que antecedem o GP da Austrália, pilotos aguardam anciosamente pelo primeiro contato dos novos carros com a pista, no circuito de Albert Park.
É chegado o momento de colocar a prova todo o trabalho realizado na pré-temporada, para finalmente começar a compreender onde está cada equipe.

O circuito de Alberto Park na maioria das vezes produz boas corridas, algumas espetaculares. Neste ano, existem indicativos que a prova deverá ser muito interessante, uma vez que teremos novas regras, e com elas a expectativa de reviravoltas inesperadas na corrida crescem.

NOVIDADES
A esperança da Pirelli no aumento da vida útil dos pneus devido a altas temperaturas, não deverá acontecer por enquanto.
Nos três dias de corrida, o termômetro não deve ultrapassar a marca de 20 graus. Além disso, ao contrário do ano passado, a pista deverá permancer seca. Existe uma pequena possibilidade de chuva na sexta-feira, nos demais dias o tempo será nublado com aberturas de sol, segundo institutos meteorológicos australianos.
Nestas condições, os engenheiros trabalham com uma estratégia de três paradas.

Além dos novos pneus, a categoria terá a estréia da asa traseira móvel. Ainda assim, o uso deste artificio não garante a facilidade das ultrapassagens a partir de agora, até porque, sua utilização está gerando uma série de questionamentos, principalmente com relação a segurança.

Nos treinos livres, o sistema será testado novamente, e por enquanto permanece daquela forma que debatemos antes, ou seja, nos treinos livres e na classificação o uso é liberado, mas durante a corrida o piloto terá que respeitar a tal zona de ultrapassagem, e seguir todos aqueles passos...sei não!

Outra novidade é o retorno do KERS ( sistema de reaproveitamento de energia). Nos testes de inverno, esse sistema foi a "dor de cabeça" de muitas equipes, como a Williams e Lotus Renault por exemplo.
É pouco provável que os problemas iniciais tenham sido sanados de forma definitiva, e possivelmente assistiremos a algumas equipes com problemas neste dispositivo.
A PISTA
O circuito de Albert Park é montado dentro de um parque público em Melbourne. Pelo fato de ser utilizada somente uma vez ao ano, os problemas com a baixa aderencia do asfalto são uma constante, principalmente no inicio da corrida.
Seu traçado é composto basicamente com retas alternadas por curvas fechadas, mas existem algumas curvas rápidas. Ou seja, para ser veloz, é preciso acima de tudo um bom equilibrio de freio e uma excelente tração.
Como a pista não tem muita área de escape, é muito provável que o safety car trabalhe durante o final de semana. Nos últimos cinco anos foram oito intervenções do carro de segurança.

Que venha Melbourne...

4 comentários:

Unknown disse...

jaaj! vamo ter um monte de barbeiro atrapalhado com o botaozinho da asa traseira.lémbra o rubens em 2009 que esquecía que carro tem embragem? vai piorar...

Net Esportes disse...

Já tava na hora de começar a temporada .... espero que seja uma corrida boa, to louco para ver qual é a dos pneus novos !!!!

Ron Groo disse...

é... se se atrapalharem com o botão da asa traseira a coisa vai ficar engraçada. E perigosa também.

TW disse...

sinceramente, estou preocupado coma utilização dessa asa traseira móvel de forma irrestrita em treinos e classificação. vai ter piloto arriscando tudo em algumas curvas e podemos ter acidentes feio justamente pela falta de área de escape.

quero ver se as novas regras trarão mais emoção como prometeram mesmo. Continuo com um pé atrás e acho que os pneus serão os maiores responsáveis por isso.