11 de março de 2011

Testes em Barcelona (2) - dia 4 - Olha a Mercedes ae gente...

Ontem alguns amigos me perguntaram sobre a performance da Sauber nos treinos da quinta-feira, e prontamente respondi que se tratava apenas de uma daquelas jogadas para aparecer, que não ficaria surpreso se os dois próximos times a cravarem os melhores tempos fossem Mercedes e McLaren.

Não que estas duas equipes precisem de exposição, pelo contrário, mas o melhor tempo nesta reta final de ensaios, pode trazer tranquilidade, pelo menos por algum tempo. ( mesmo que esse tempo não signifique muita coisa...)

Pois bem, hoje foi a vez da Mercedes cravar o melhor tempo com Michael Schumacher. O piloto alemão cravou o tempo pela manhã, numa situação nítida de classificação com apenas uma volta rápida.
Na sequencia retornou aos boxes e fez nova tentativa, mas não conseguiu mais alcançar o tempo estabelecido. No periodo vespertino, Nico Rosberg assumiu o cockpit e cravou o terceiro tempo do dia.

De qualquer modo, a marca alcançada por Schumacher ajuda a serenar os animos, ao menos por enquanto, na equipe.
Por outro lado, todo o pacote de atualização que inclui novo escapamento, assoalho, asa dianteira e um sem números de apendice aerodinâmicos trouxeram mais performance ao bólido, e principalmente confiabilidade.
Lutar com Red Bull e Ferrari continua distante, mas se estabelecer como a terceira força e lutar com a McLaren, começa a parecer uma possibilidade concreta.

FERRARI
Para alegria da torcida espanhola, hoje (e também amanhã) Fernando Alonso, El Fódon de las Asturias, esteve no comando do carro vermelho. Fernandinho estabeleu a segunda melhor marca, e conta a lenda que estava com gasolina até a orelha, a lá Nelsinho Piquet.
Se realmente for verdade, o tempo cerca de três décimos acima da marca de Schumacher significa que a Ferrari está muito forte, e que a Mercedes está...

Mais uma vez o grande assombro foi a confiabilidade da Ferrari, foram 141 voltas sem problemas aparentes. Os italianos tem nas mãos um verdadeiro tanque, tomara que seja tão rápido quanto a Red Bull demonstra ser.

LOTUS RENAULT
Hoje nosso glorioso "Barba" conseguiu tirar o atraso. Sem a companhia de Vitaly Petrov, o alemão barbudo conseguiu realizar uma boa sequencia de voltas, fechando o dia com o quarto melhor tempo. Se bem que esse carro parece estar perdendo terreno a cada treino, uma máquina que nasceu promissora dá pinta que vai morrer na casca sem um piloto do calibre de Robert Kubica.

WILLIAMS
A Williams parece querer rivalizar com a McLaren nos problemas, pois as complicações que o time de Grove tem enfrentado são inúmeras. Como se já não bastasse abrigar Pastor Maldonado, o KERS segue "empipinado", tanto que não deve ser utilizado na primeira corrida.
Hoje foi o motor de geladeira Cosworth que apresentou vazamento, mas a equipe alega que ele já estava pela boa. Ainda assim Rubens Barrichello conseguiu completar 89 voltas e cravar o quinto melhor tempo.
Enquanto o sensacional Maldonado, completou 11 giros no periodo da tarde fechando o dia, num honroso 12º  lugar.

McLAREN
O time inglês continua sofrendo com problemas, hoje Jenson Button completou apenas 57 voltas devido a uma mudança de motor no meio caminho ao longo do dia.
Depois de perder as melhores condições na quinta-feira, a equipe corre desesperadamente contra o relógio tentando compreender melhor o carro antes da primeira corrida.

 As esperanças de uma simulação de corrida acabaram frustradas e o retorno do dispositivo de medição do nariz ( a cabeça de alien) sugere que há ainda algumas questões sem resposta sobre o carro. (não precisa ser muito esperto para chegar a essa conclusão)

Sei não, mas algo me diz que amanhã a McLaren fecha a última rodada de testes com o melhor tempo, quer apostar? Com toda essa sequencia de zebras que tem acontecido, é tudo que eles precisam para que tenham tranquilidade nos próximos 15 dias...
Ah sim, Button terminou o dia com o vexatório penúltimo tempo, como diria aquele personagem do Chico Anysio " Humm, isso é mau..."

RED BULL
Sebastian Vettel teve uma tarde tranquila com a Red Bull levando a cabo seu cronograma de testes.
O campeão do mundo compeltou 64 voltas e passou o dia inteiro com foco em simulações de corrida, pois esteve sempre muito pesado.
Sua sessão teve um fim precoce, quando seu carro parou na saída dos boxes no início da sua corrida final, nada que assuste.

SAUBER
Hoje o time helvético não brilhou como ontem, Koba San, o mito, passou o dia acumulando milhagem, foram 98 voltas. Só não deu para ir além devido a um problema no cardã.

Também estiveram na pista a Toro Rosso, Force India, Team Lotus e Virgin. Já a Hispania, que apresentou sua maravilha tecnológica, não andou porque o carro estava incompleto, faltando peças vejam só!
Como diria o agora Coronel Nascimento " Esses caras são uns fanfarrões!"

Aos tempos

1º Michael Schumacher Mercedes 1:21.249 (67)
2º Fernando Alonso Ferrari 1:21.614 (141)
3º Nico Rosberg Mercedes 1:21.788 (22)
4º Nick Heidfeld Renault 1:22.073 (67)
5º Rubens Barrichello Williams 1:22.233 (89)
6º Kamui Kobayashi Sauber 1:22.315 (98)
7º Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:22.675 (72)
8º Sebastian Vettel Red Bull 1:22.933 (64)
9º Heikki Kovalainen Lotus 1:23.437 (138)
10º Paul di Resta Force India 1:23.653 (42)
11º Adrian Sutil Force India 1:23.921 (26)
12º Pastor Maldonado Williams 1:24.108 (11)
13º Jenson Button McLaren 1:25.837 (57)
14º Jérôme D`Ambrosio Virgin 1:27.375 (46)

4 comentários:

TW disse...

Mais um belo trabalho analisando cada equipe. Parabéns!

Schumacher precisava disso para sua imagem pessoal também, que deve piorar nesse início de ano com esse carro lento da Mercedes. A McLaren precisa de acerto urgente e amanhã devem fazer de tudo pelo melhor tempo, mas ainda acredito que buscarão mais milhagem, importante para conhecer melhor o carro.

Unknown disse...

então, a cabeça de alien não deve de ser muito esperta, aposto que o hamster ahí dentro fez um informe de avanço negativo

Anselmo Coyote disse...

O Rubens, com 20 anos de F1, deu 89 voltas num carro feito à sua imagem e semelhança, que ele "desenvolveu", segundo os entendidos. Resultado: 5o lugar.

O Maldonado, que nunca sentou num F1, com 0 anos de experiência, deu 11 voltas (isso mesmo: Onze, ou seja, andou 8 vezes menos do que o Rubens) num carro que ele jamais viu e de categoria na qual ele nunca andou. Conseguiu um 12o lugar que foi chamado de "horroroso" 12o lugar.

É foda. Basta pegar os posts que fazia sobre o Nelsinho, trocar o nome, e colar.

Putz! Como gosta de chutar cachorro morto.

Abs.

Marcelonso disse...

Coyote meu bom, legal te ver por aqui!
Mas é bom vc procurar um oculista, pois escrevi honroso e não horroroso!

Acorda Coyote, Nelsinho é uma merda,mas o Maldonado é melhor!!!!!