17 de abril de 2011

GP da China - Hamilton quebra dominio rubrotaurino

Foi uma corrida eletrizante, daquelas recheadas de ultrapassagens e emoções até as últimas voltas, tanto que foi decidida a cinco voltas do final quando Lewis Hamilton superou Sebastian Vettel.

O KERS (sistema de recuperação de energia) e a estratégia equivocada da Red Bull com Sebastian Vettel contribuiram para a vitória de Lewis Hamilton, é verdade, mas o jovem inglês também fez por onde.

Sua pilotagem agressiva enche os olhos, o moleque pilota com muita vontade e arrojo. Quando ele se aproximava de Vettel, o engenheiro dizia para que ele fosse com calma, enomizasse pneus, etc. Mas Hamilton não quis nem saber, tratou de apertar cada vez mais até passar.

Sebastian Vettel embora não tenha vencido, mostrou que está bem mais maduro. Quando perdeu a ponta na largada, sem a mesmo força do KERS, tratou de manter o contato com a dupla da McLaren até o pitstop, retornando a ponta após a parada de Nico Rosberg. Em outros tempos teria se enroscado...
Mas a soberba da Red Bull em achar que o rendimento do carro com pneus duros seria superior aos rivais, optando por duas paradas para o alemão, se mostrou totalmente equivocada.

Basta olhar a performance de Mark Webber. Com três paradas, vindo do fundo do inferno, fez uma corrida espetacular, passou meio mundo e na penúltima volta superou Jenson Button garantindo um lugar no pódio. Sou obrigado a reconhecer, hoje o canguru nem parecia o canguru!
Mas é aquilo que sempre digo, ele alterna demais, faz uma prova excelente e trezentas e trinta e duas abaixo da média...

Nico Rosberg foi uma boa surpresa hoje. O piloto cor de rosa, chegou inclusive a liderar a corrida. No fim das contas foi perdendo rendimento e acabou em quinto.

Também é necessário mencionar a atuação de Felipe Massa. O brazuca parece estar reencontrando sua boa forma. Foi veloz, combativo e consistente, chegando inclusive a liderar a prova por algumas voltas. Só não foi mais longe porque seus pneus acabaram. No fim chegou mais uma vez à frente de Fernando Alonso.
Massa foi o sexto e Alonso num dia de pouco brilho, apenas o sétimo.

Outro que merece palmas é Michael Schumacher. Se no ano passado a brincadeira era "vamos passar Schumacher em Xangai", esse ano o alemão mostrou que não é mais assim tão fácil.
 É evidente que seu nível não é mais o mesmo dos tempos dourados, mas vem melhorando. Hoje o velho kaiser conseguiu garantir um oitavo lugar.

Vitaly Petrov e Kamui Kobayashi completaram a zona de pontos, nono e décimo respectivamente.

Mais uma vez, os pneus foram protagonistas do espetáculo. A degradação dos compostos e as diferentes estratégias garantiram emoções a corrida inteira. É preciso reconhecer, esses pneus que viram farofa tem feito toda a diferença na F1 atual.

A vitória da McLaren hoje, pode ter sido força das circunstâncias? Pode ser que sim, mas também pode significar que o time encostou na Red Bull. A resposta daqui a três semanas em Istambul.

No campeonato de pilotos, Vettel mantém a ponta com 68 pontos. Hamilton agora é o segundo colocado com 49 e Jenson Button o terceiro com 38 pontos.
Entre os construtores, Red Bull lidera com 105 pontos, seguida de Mclaren com 85. A Ferrari está na terceira colocação com 50 pontos.

7 comentários:

Net Esportes disse...

Uma pena o erro da Red Bull com Vettel .... imagino até em mudança de estratégia durante a corrida.

O Hamilton sempre foi competitivo, mas pra mim hoje o domínio da Red Bull e a superioridade foi a mesma da Austrália e Malásia .... Vettel com duas paradas foi segundo enquanto Ferrari com duas foi apenas sexto e sétimo ... além do Webber ..... continua sendo o melhor carro disparado .....

Marcos Antonio disse...

a Red Bull tem o melhor carro ainda disparado vide Webber. só erraram a estratégia do Vettel. Mas foi uma bela corrida, deu uma equilibrada no campeonato. agora até 8 de maio!

André disse...

Essa vitória de Luizinho vai dá uma esquentada no campeonato... a Red Bull errou feio... Praticamente deixou Vettel descalço (pneus em frangalhos) e ainda sem Kers tendo ainda mais de 10 voltas para o fim da corrida... Um horror de estratégia!

TW disse...

Valeu a pena não dormir à espera da corrida. Hamilton venceu na estratégia, superou Button quando foi necessário, mas continuo acreditando que Vettel está anos-luz na frente, afinal foi ultrapassado apenas nas últimas voltas, mesmo tendo os pneus desgastados.

Felipe deu show hoje a meu ver!! Gostei bastante de sua corrida, pena que não pôde subir ao pódio por causa da estratégia.

Gostei de ver também a performance acima da média da Mercedes GP. Andaram consistentes e quase Schumacher ainda passa Alonso no final. Mais uma volta e teria conseguido. Rosberg fez bela corrida. Esperava mais da Lotus Renault, mas não fizeram uma boa prova.

Ron Groo disse...

É... Quebrar até quebrou, mas teve de fazer uso de asa, kers, pneu de farinha... Sem isto, será que quebrava?

A corrida foi boa, mas meu coração purista ainda reclama.

GiglioF1 disse...

Marcelo,
Foi para o campeonato...Não entendi a posição do Massa pois assisti a 1º metade apenas...

Mas este ano pinta interessante!!
Abraço
Giglio

GiglioF1 disse...

Foi bom para o campeonato...
Errata