23 de maio de 2011

GP da Espanha - Pitacos do dia seguinte


Ainda que a Red Bull tenha vencido a quarta corrida no ano, em cinco realizadas, a vitória não aconteceu com a facilidade que os treinos anunciavam.

A distância de pouco mais de um segundo para a McLaren foi eliminada na corrida. A explicação está relacionada ao KERS VAGALUME da equipe rubrotaurina. Sebastian Vettel foi obrigado a acender e apagar o sistema diversas vezes ao longo da prova para preservá-lo até o final da corrida, usando somente nos momentos críticos. O sistema segue como o Calcanhar de Aquiles do time azul.
Por outro lado, se os caras consertarem essa traquitana de vez, provavelmente somente as Red Bull terminarão na mesma volta...

O segredo do belo desempenho de Nick Heidfeld com sua Lotus Renault, em Barcelona está novamente na estratégia de pneus. O Barba aproveitou para largar com os pneus duros, ainda que mais lentos que os moles, a desvantagem é menor no inicio da prova, devido a carga de combustivel dos carros.
Em sua última parada, Heidfeld fez um stint de 14 voltas com pneus macios novinhos, e com pouco combustível pulou de 14º para 8º.

A equipe Williams continua descendo a ladeira. Ainda que Pastor Maldanado tenha partido em nono no grid, a gloriosa equipe inglesa continua sem um pontinho sequer.
A classificação mostrou que o carro azul e branco é capaz de estar entre os dez melhores, afinal de contas o venezuelano, que não é essa maravilha de piloto, conseguiu colocar seu carro lá.
Mas na corrida, o FW33 continua devorando avidamente os pneus traseiros, seus pilotos foram obrigados a quatro paradas. Com três pitstops, Maldanado teria beliscado um pontinho.

Dos 21 carros que terminaram a corrida, 14 realizaram somente três paradas, os demais optaram por quatro pitstops. Entre os dez primeiros, seis carros fizeram apenas três visitas aos boxes.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Kers vagalume foi a melhor definição que eu li.
Concordo.