10 de maio de 2011

Soluções aerodinâmicas - Um dos segredos da Red Bull

O centro da asa permanece estável, mas seus extremos flexionam...

Nesta imagem que simula o carro parado, observe a angulação da asa...

Em movimento, a distância ao solo oscila sensivelmente, trabalhando o fluxo de ar ao redor dos pneus dianteiros. A Red Bull conseguiu desenvolver a chamada "Flexi-wing", que passa pelos controles rigorosos da FIA...


Comparando o RB7 com a McLaren, por exemplo, observa-se que suspensão traseira é significativamente maior e, portanto, proporciona uma frente mais baixa.
                                         clique nas imagens para ampliar

Sem dúvida a asa flexivel é um dos segredos do genial Adrian Newey, mas quem imagina que apenas ela é a razão da superioridade do RB7, está profundamente enganado. O modelo foi concebido como um todo, seu projeto agrega uma série de soluções coerentes que se completam, não é a toa que todos tentam copiar as soluções do genial projetista Adrian Newey. Definitivamente, esse carro é de outro planeta...

Um comentário:

TW disse...

E o cara desenvolveu tudo para ser aprovado mas encontrando soluções que os outros não enxergaram no desenvolvimento do carro. O RB7 é perfeito e não serão atualizações em outros bólidos que tomarão seu posto. Newey e Vettel são gênios.