9 de junho de 2011

Do fundo do baú


Ainda que tenha guiado um F1 pela primeira vez em 1989, no GP da França, foi em 1990 a bordo da saudosa Tyrrel que Giovanni Alesi, ou simplesmente Jean Alesi, fez sua primeira temporada na categoria.

Logo na primeira corrida da temporada, Alesi causou verdadeiro frisson no paddock com seu estilo de pilotagem. O piloto francês simplestemente duelou com ninguém menos que Ayrton Senna pela liderança da prova, e com um carro inferior.

Tudo levava a crer que Jean Alesi escreveria seu nome ao lado de outros campeões, conquistando títulos e vitórias, era somente uma questão de tempo...

Mas o francês abdicou de um pré-contrato assinado com a Williams para correr pela equipe de Maranello em 1991. Parecia ser a escolha mais lógica naquele momento, afinal de contas, Prost havia lutado pelo campeonato contra Senna em 1990. Pois é, parecia...

A partir desse instante Alesi perdeu o bonde, pois a preterida equipe Williams colecionou cinco campeonatos de construtores entre 1992 e 1997, e fez quatro campeões mundiais.

Jean Alesi permaneceu cinco anos na Ferrari, onde conquistou apenas uma vitória, justamente em Montreal em 1995, quando correu com o número 27, imortalizado pelo genial Gilles Villeneuve. Nessa corrida, Rubens Barrichello foi o segundo e Eddie Irvine o terceiro, ambos pilotos da Jordan na época.

 Depois disso, Jean Alesi ainda guiou pela Benetton, Sauber, Prost e Jordan. Sem jamais lutar por um campeonato...

Um comentário:

TW disse...

Como uma pequena decisão muda o rumo de um piloto e não o coloca na história dos grandes da F1.

abraços