10 de junho de 2011

GP do Canadá - Alonso fecha a sexta-feira na ponta


Assim como nas ruas do Principado, El Fódon de Las Asturias, fechou a sexta-feira na ponta da tabela de tempos. Apesar de tudo, o espanhol adota um discurso cauteloso, temendo que a concorrência esteja escondendo o jogo, como em Mônaco.
Até porque, foi uma sessão confusa, repleta de bandeiras vermelhas provocadas pelas pancadas de Kobayashi e d´Ambrosio.

Um indicio que a Ferrari vai bem, é o bom desempenho apresentado por Felipe Massa. O brasileiro conseguiu estar sempre entre os quatro mais rápidos, obviamente atrás de Alonso. De qualquer modo, foi sua melhor sexta-feira na temporada, fechou a sessão com a terceira melhor marca.

Tudo bem que treino é treino, mas numa pista em que os carros não dependem tanto da aerodinâmica, a vantagem avassaladora da Red Bull fica reduzida, a vida de Vettel não será tão fácil como de hábito.

E por falar no Tião Alemão, no periodo vespertino, com o carro reconstruido o alemãozinho rodou pouco, mas terminou o treino em segundo, a 0s369 de Fernandinho.
Seu parceiro Mark Webber, melhorou em relação ao primeiro treino, pero no mucho. O canguru australiano fechou o dia com o sétimo tempo.

A McLaren por enquanto não mostrou toda a força que se esperava. Ainda que seus carros estejam sempre entre os seis melhores, a distância para os ponteiros no cronômetro ainda é elevada. Lewis Hamilton foi o quarto e Jenson Button o quinto mais veloz do dia.
É uma equipe que não pode ser descartada, acredito que amanhã lutem pela pole.

Já a equipe Mercedes viveu um dia estranho hoje. No primeiro treino, seus carros estiveram nas cabeças. No segundo treino, Rosberg ficou em 19º e Schumacher foi apenas o 20º.
Os alemães certamente utilizaram o segundo treino para preparar suas máquinas para a corrida. Aliás esse é o principal problema dos carros prateados : com a carga total de gasolina, a máquina alemã torna-se uma devoradora de pneus e vai perdendo ritmo...

Merece registro a boa performance de Paul di Resta. O escocês conseguiu colocar sua Force India na sexta posição, seguindo como o melhor estreante do ano.
Nunca é demais lembrar que nesse tipo de pista, os carros indianos andam bem. Será assim em Monza e Spa. Adrian Sutil, mesmo com a batida, fechou o dia em 11º.

Outra escuderia que ficou devendo foi a Lótus Renault. Pelas caracteristicas da pista, esperava-se bem mais do time negro e dourado.
Vitaly Petrov fechou mais um treino à frente de Nick Heidfeld. O russo terminou em oitavo e o Barba em nono.

Fechando os dez mais, aparece Rubens Barrichello a bordo de sua gloriosa Williams. Sem tanta pressão, as coisas parecem caminhar para um lado positivo. Nada que vá mudar os rumos do Universo, mas seguindo nessa balada, a Williams poderá sonhar em pontuar mais uma vez.

Ah, Sergio Peres acabou não se sentindo bem, e não participou da segunda sessão de ensaios. (Ainda são os efeitos da pancada em Mônaco) O piloto mexicano será substituido pelo genial Pedro de la Rosa, no restante do final de semana. Koba- San, como foi dito acima, achou o muro.

Amanhã existe a chance de chuva na classificação, e no domingo, a chance da agua cair no horário da corrida é grande. De qualquer modo, com um sem chuva, a corrida promete ser muito movimentada, e certamente o safety car irá trabalhar bastante.

Nenhum comentário: