Você lembra da época em que existiam pneus para classificação na F1? A última vez foi em 1991.
Era um tempo em que não havia o monopólio da borracha, como nos dias atuais. (Se bem que não dá para reclamar desse primeiro ano da Pirelli)
No auge da luta entre Goodyear e Pirelli, foi desenvolvido um composto extremamente rápido para apenas uma volta, mas acabou sendo proibido pela FIA tempos depois.
Agora a Pirelli estuda reeditar os chamados pneus para classificação. Os italianos querem produzir um composto que seja cerca de dois segundos mais rápido que os demais. Tudo isso, para complicar a vida daqueles pilotos que insistem em permanecer nos boxes durante a classificação, economizando pneus. Mas para isso, os italianos precisam contar com o apoio das equipes.
A idéia até pode ser interessante, mas nos tempos atuais, onde a categoria procura reduzir custos e passar uma imagem mais verde, pneus para uma única volta é um contra-senso.
Tio Bernie tem uma solução bem mais prática para acabar com essa história de piloto economizar borracha na classificação - liberar mais jogos de pneus, simples assim.
3 comentários:
E dessa vez poderíamos dizer que Tio Bernie deu uma dentro, se a solução for aprovada.
Abraço Marcelonso, dá uma sacada lá quando puderes.
Marcelo,
a ideia da Prelli vai contra a tendência que a F1 parece querer seguir - pelo menos a partir de 2014.
Além disso, não gosto muito dessa ideia, acho muito melhor como é hoje em dia, permite uma estratégia maior das equipes em decidir se farão apenas uma tentativa, priorizando a corrida ou mais de uma, priorizando a classificação.
Vamos ver o que os times/pilotos acham.
abs
Ai entra a dúvida... Pneu para classificação e pneu para a corrida acaba com o conceito de parque fechado após a formação oficial do grid?
Postar um comentário