A primeira classificação do ano, sempre é cercada de muitas expectativas. Por mais que se tenha uma idéia, do que está por vir, é somente na pista, sob as mesmas condições de pneus e gasolina que se pode observar as reais condições de cada equipe.
E para todos aqueles que anseiam por uma temporada competitiva, a classificação trouxe boas novas.
Mercedes e principalmente a McLaren, comprovaram o que se esperava - ambas construiram máquinas velozes, que podem realmente lutar com os rubrotaurinos em condições de igualdade.
Ainda que a primeira fila seja formada pela McLaren ( Hamilton e Button), essa dobradinha não tem ares de superioridade, até porque, a diferença entre os quatro primeiros foi bem apertada. O que é um excelente sinal de competitividade.
Na segunda fila, aparecem Lotus e Mercedes.
Romain Grosjean surpreendeu e cravou o terceiro melhor tempo, mostrando que o carro negro é competitivo. Realmente o Visconde de Sabugosa parece um outro piloto. Resta agora ao francês e a Lotus, provar competitividade em ritmo de corrida...
Já Raikkonen, com a escapada na primeira fase da classificação, comprovou a tese da necessidade de um periodo de adaptação. A história nos mostra que pilotos que retornam a categoria necessitam de um tempo para reaprender, algo totalmente natural. O finlandes vai largar na 18ª posição.
Michael Schumacher parece ter reencontrado sua melhor forma, num carro que corresponde. O velho Kaiser foi competitivo a sessão inteira, lutando sempre pela ponta. Fechou a sessão na quarta posição. Enquanto seu parceiro Nico Rosberg, que chegou a liderar a sessão, larga apenas na sétima posição.
A outrora dominante Red Bull, pagou o preço de sua soberba. Mesmo sem completar o programa de desenvolvimento da última versão do carro, os rubrotaurinos decidiram levar para a Austrália o chassi com as alterações no escapamento. Resultado: entraram pelo cano, ao menos na classificação.
Alguns dirão que Vettel errou sua volta lançada. O que é verdade, mas ainda assim conseguiria no máximo lutar pela quarta posição - terminou em sexto. Seu parceiro Webber larga uma posição à frente, em quinto.
Espera-se que amanhã, os rubrotaurinos tenham uma performance melhor em condições de corrida. Acredito que Vettel será o adversário da dupla "mclariana". Mas antes disso, precisará lutar contra Mercedes e Lotus. Dessa vez Tiãozinho terá que suar muito a cueca pra levar essa...
Agora, se houve uma bela surpresa na classificação, foi o belo desempenho da Williams. Pastor Maldonado cravou a oitava melhor marca, enquanto o primeiro-sobrinho foi apenas o 14º.
Mas não se iluda. O carro da Williams já havia provado que poderia ser rápido em ritmo de classificação. Confiável também já provou ser, mas o problema está em correr com o tanque cheio. Essa condição, infelizmente, ainda não é o forte do novo modelo...
Fechando os dez mais rápidos aparecem Force India e Toro Rosso. Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, terminaram a sessão em nono e décimo, respectivamente.
Quem não apresentou a performance esperada foi a Sauber. Koba-san e Peres foram limados no Q2.
Por fim, fazendo justiça a atual fase, falemos da Ferrari. O carro da Estrebaria de Maranello mostrou o que se esperava dele. Ou seja, é uma verdadeira carroça.
O novo modelo é inguiável, totalmente desequilibrado. Mesmo com pneus novos, o carro não tem grip. A classificação foi a pior possivel. Alonso larga em 12º e Felipe Massa em 16º.
E o pior disso tudo, é que o carro tende a piorar em ritmo de corrida. Como diria aquele poeta italiano: "Fodeu". Não sei porque, mas tenho a impressão que cabeças vão rolar em Maranello, e a primeira será de um certo grego....
Quanto a corrida amanhã, tudo indica que teremos belos pegas. Meu palpite para amanhã: Button - Hamilton - Vettel.
2 comentários:
Marcelonso,
o grid está interessante... é muito bom ver entre os 10+ a Lotus, Force India e a STR...
também acredito que a Mercedes vem forte... e pode surpreender...
a corrida de amanhã tem tudo para ser bem disputada...
abs...
Marcelonso,
confesso que estou torcendo para que a Mercedes chegue no pódio, embora creia que a McLaren dominará a corrida e Vettel deverá vir babando lá de trás.
Foi uma classificação bem interessante. Espero que a corrida seja assim também.
abs
Postar um comentário