23 de março de 2012

Malaias (4) Treinos livres em pitacos


Com a pista seca nos dois periodos de ensaios, Lewis Hamilton fechou ambas sessões como o mais veloz. O piloto mclariano quer por que quer, apagar a péssima atuação deixada na primeira etapa em Melbourne, quando largou na pole e terminou apenas na terceira colocação.

Mas a parada não deverá ser assim tão fácil, até porque seu parceiro Jenson Button, em sua tocada habitual, esteve sempre por perto. Fechou a segunda sessão, em terceiro.

Por enquanto, ficou claro que a McLaren estará muito forte mais uma vez. Ainda que as caracteristicas da pista malaia sejam bem diferentes daquelas encontradas na Austrália, o carro da equipe inglesa  se adaptou bem a pista em Sepang.

Outra escuderia que mostrou competividade foi a Mercedes. Mais uma vez com o velho Kaiser conseguiu andar à frente do parceiro Rosberguinho. Os carros alemães ficaram intercalados com os ingleses da McLaren. Schumacão foi o segundo e Rosberguinho o quarto.

A surpresa da segunda sessão, foi a boa marca cravada por Daniel Ricciardo, da Toro Rosso. O jovem australiano vem mostrando que sabe acelerar. Ricciardo fechou o dia na 5ª posição. Seu parceiro, Vergne, terminou em 8º.

Pelas bandas da Ferrari, nenhuma novidade. O carro continua a mesma merda. El Fódon pela enésima vez, seguiu virando tempos melhores que Felipe Massa.
Enquanto o espanhol fechou a sessão vespertina com a sexta melhor marca, Massa foi apenas o 16º. E olha que o brasileiro ganhou um carro totalmente nova da Ferrari - chassi, motor, asas...

Por outro lado, Massa havia virado tempos melhores pela manhã. Segundo o brasileiro modificações realizadas no carro no segundo periodo, comprometeram a performance. Apesar de tudo, Felipe se mostrou confiante para a classificação. Seu objetivo é estar no Q3.

Na Red Bull, apesar daquela história de esconder o leite na sexta-feira, Vettel não pareceu ter nas mãos um carro capaz de superar a McLaren na classificação, ainda. Mas sabe como é, jamais subestime um carro desenhado pelo genial Adrian Newey.

Os rubrotaurinos tiveram uma participação discreta neste primeiro dia. Webber ficou em 7º, e Vettel foi apenas o 10º.

Helmut Marko, diretor da equipe, garante que a Red Bull dará o troco neste final de semana. Vamos esperar pra ver.

Quem também teve uma participação discreta foi a Lotus. O Visconde de Sabugosa mais uma vez terminou a sessão à frente do parceiro Raikkonen. Grosjean foi o 9º, enquanto Kimi foi o 15º.

A Williams seguiu fazendo seu trabalho. Pastor Maldonado marcou o 11º tempo. Sinal que o carro deverá mais uma vez lutar para entrar no Q3. Bruno Senna, que cedeu a primeira sessão para o reserva Bottas, por força de contrato, terminou o dia na 17º, logo atrás de Felipe Massa.

E por falar em Bottas, o moleque surpreendeu. Foi mais veloz que o parceiro Maldonado na primeira sessão,e de quebra, virou quase nove décimos mais rápido que o tempo marcado pelo primeiro-sobrinho. É bom BSenna começar a acelerar...

Sauber e Force India, por enquanto ficaram devendo.

Nunca é demais lembrar que esse foi apenas o primeiro dia. E se a chuva prometida vier, vai virar tudo do avesso!

Aos tempos:
1. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min38s172, (28 voltas)
2. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min38s533, a 0s361 (34)
3. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min38s535, a 0s363 (29)
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min38s696, a 0s524 (24)
5. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), 1min38s853, a 0s681 (33)
6. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min38s891, a 0s719 (27)
7. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min39s133, a 0s961 (29)
8. Jean-Éric Vergne (BEL/Toro Rosso-Ferrari), 1min39s297, a 1s125 (33)
9. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min39s311, a 1s139 (22)
10. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min39s402, a 1s230 (25)
11. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), 1min39s444, a 1s272 (35)
12. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), 1min39s464, a 1s292 (26)
13. Paul di Resta (ING/Force India-Mercedes), 1min39s625, a 1s453 (20)
14. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber-Ferrari), 1min39s687, a 1s515 (16)
15. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min39s696, a 1s524 (29)
16. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min40s271, a 2s099 (27)
17. Bruno Senna (BRA/Williams-Renault), 1min40s678, a 2s506 (34)
18. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min40s947, a 2s775 (33)
19. Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault), 1min41s464, a 3s292 (25)
20. Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth), 1min41s681, a 3s509 (20)
21. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault), 1min42s594, a 4s422 (18)
22. Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth), 1min42s874, a 4s702 (24) 
23. Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth), 1min43s658, a 5s486 (18)
24. Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth), 1min43s823, a 5s561 (22) 






3 comentários:

Anônimo disse...

... boa tarde, Don Marcelonso. O vírus emicê, se espalha rapidamente pela bloguesfera e tudo culpa exclusiva do senhor Groo. Já estive até no bloguinho do GGOO.nE mandei um recado prás meninas do ÓÓÓ...quitetas. Mas que belo carango é esse aí da foto ? Que péssima atuação foi essa, Don Marcelonso ? Exageraaaaaadu ! Genial errou, errou. Estratégikmenti... como diz o Portuga, um amigo meu. E ambos os mclarianos tiveram a ajuda da equipa que mandou os dois economizarem combustível e, 3°lugar na primeira corrida, tudo bem... se foi péssimo, então, como fica o Alonso ? O maldanado ? O Zaca, o pressionado ? Segredo( tô detonando tudo. Tudo por culpa do senhor Groo ): os carros são projetados mais para pista de alta do que de baixa então, mais para Sepang e menos para Mônaco. Austrália fica pela metade e aí vão os ajustes. Caso não ocorra nada de ruim - uma dor de barriga no piloto - McLaren e Red Bull vão voar ! E a Mercedes e Ferrari irão junto, melhorarão. Se não melhorarem, salsicha e chucrute alemão estragado na Mercedes e lasanha estragada( uuuurrrgh ! presunto estragado !)na Ferrari. Joga fora com o Roscaaberg, o Zaca e tudo. Menos o Schumacher e o Alonso. Kaiser ? Danadinho... gostas de uma guerrinha, né , panzerfaust ! Mas, acho que não tem fôlego, não... vai ficando até o fim... 5º prá ele. Tá, tá eeee tá. Tudo certo, don Marcelonso maaaasssss tudo pelo avesso ? De la Rosca em primeiro por causa da chuva ? Essa eu quero ver ! Dá-lhe HRT ! OBS: Este Bos... Bo...TTAS é filho do meu amigão, o Bottinhas ? Os mais antigos conhecem o Bottinhas do blog do Jéo Tosé ! E andou no bloguinho do WandersonMarçal e depois sumiu. Ele escrevia assim sabe nem uma pontuaçãozinha sequer e deixava todo mundo louco pois queriam saber quem era o anônimo que fazia isto Óbvio que o larápio do MC caguetou tudo Dedodurou geral aquele dedo de seta safado Mas o Bottas, vai por mim, é filho do Bottinhas pois fazia o garoto curso de pilotagem na escola do Gagálvão Verboeno( "lucro é meu, o prejuízo é de todos nós!", é o lema da canalhada !). Não sei mas o Bottinhas andava atrás do Verberson para um plano conjunto de colocar o neto do piloto no MASCAR e o filho dele na F1. Acho que ele conseguiu. Estranhei ter visto um cara parecido como ele parando um Camaro 0km num prédio da Vieira Souto mas não acreditei pois ele era ... diferenciado... averiguarei, hoje, mais tarde, se era a figura... aliás, ligarei agora para ele. " Oba ! Bottinhas ? Como vai ? Tutá onde, figura ? Sepang... ah, tá... Orgulhoso, sei... sei... decoração malaia é linda, é ? Patroa gostou ? Por que ? Comprou apê novo... onde ? Em Ipa ! Perto do morro do Cantagalo ? Não ? De frente pro mar ! Onde um monte de cineasta de esquerda tem o seu... ahhhh... Peraí que o senhor Groo, tá me chamano mas eu te ligo depois. Traz uma miniatura da McLaren prá mim... 1/18. Valeu ! Tchau "! Até, Don Marcelonso.

André Candreva disse...

Marcelonso,

acho que Vettel e Webber vão ter problemas de novo com as McLarens...

rsrsr

e que bom que seja assim... disputa é o que desejo ver...

e a Mercedes tbm está por perto...

abs...

TW disse...

Marcelonso,

é sempre difícil afirmar qualquer coisa na sexta-feira. Mas não creio que a Red Bull supere a McLaren no sábado, quem sabe no domingo o faça, mas será uma tarefa bem difícil.

confesso que espero um sábado com sol, mas chuva na corrida, claro que não a de 2009, se não acabaremos a prova antes.

abs