18 de maio de 2012

Do fundo do baú - In bord

Em 1972, Emerson Fittipaldi venceu o Mundial pela primeira vez, a bordo da mistica Lotus 72D, um carro revolucionário, desenvolvido pelo mago Colin Chapman.

Naquela época um carro levava em média quatro meses para ficar pronto, era totalmente artesanal, uma verdadeira obra de arte.

Chapman sempre foi um sujeito a frente de seu tempo - observe na imagem ao lado uma de suas inovações, o disco de freio "in bord", isso mesmo, o freio ficava na carenagem e não na roda. A idéia era diminuir o impacto sofrido pela suspensão, mantendo os pneus mais tempo em contato com o solo, mesmo em desníveis e irregularidades.

Naquele ano a Lotus também inovou na pintura. Foi a primeira vez na história que um F1 vestia preto. Seus adversários não gostaram muito da novidade, eles reclamavam que devido a cor negra, perdia-se a noção de profundidade quando observa-se os carros ingleses pelo retrovisor.

Mas se engana quem pensa que foi fácil para Emerson vencer o campeonato. Muito pelo contrário, ainda que o brasileiro tenha conquistado a taça com duas provas de antecedência, em Monza, as dificuldades na época não foram poucas, havia muitos adversários, mas existia um entre eles que era osso duro - Jackie Stewart.


 Nos links ao lado você encontra o resumo dessa fantástica temporada, em seis capitulos - 1ª parte,  , ,,, . Vale a pena assistir.

5 comentários:

Anônimo disse...

... e M.C., escreve: Marcelonso, desculpe-me mas essa é mais velha do que D. João Carequinha. Tive uma Lotus assim e achava as saídas, com o JPS no meio, de ar do motor: "Paiê !""Que, meu filho ?""Paiiiiêêê !""Fala, moleque, tô ouvindo !""Quequeiçú no meu carrinho ?""' JPS ? Marca de cigarros mas eu fumo Minister...""Não pai, isto aqui, parecendo duas chaminés cortadas... é do motor ?" Não... o motor é atrás... é mais uma do Colin Chapman, um engenheiro aeronáutico que foi para F1, que colocou os freios a disco ali, ó, dá até prá ver... eles colocaram prateado... que bonitinho... esses caras que fazem miniaturas são bons mesmo...""Pai, o que é freio a disco ? Pai, quem é Colin Chapéuman ? que qui é Enfermeiro éronauticu ? Pai, por que o 8 no carro ? Pai, porque a Lotus é preta e a Ferrari é vermelha e branca(tinha uma assim. Da mesma época). Pai... quero ser piloto de F1 ! Astronauta é chato !"

André Candreva disse...

Marcelonso,

essa Lotus 72D ficou na história...

um carro clássico da F1...

valeu...

Ron Groo disse...

Hoje, olhando estes carros, principalmente este todo quadradão, ficamos imaginando como conseguiam atingir velocidades tão altas.
Este carro tem a aparência de que pesa uma tonelada.

Mas é lindo.

Anônimo disse...

.. é a economia, estú... è a érodinâmica, seu Groo... Paiê ! O que é érodinâmica ?


M.C.

TW disse...

Espetacular esse caro! E que época!
Ótimos links. Todos os vídeos salvos no HD.

valeu!