8 de junho de 2012

Canadianas (1) - Alguns pitacos

- Ainda que seja apenas o primeiro dia de ensaios em Montreal, ficou no ar a sensação que temos um favorito a vitória - Lewis Hamilton. O jovem inglês começou muito bem o final de semana. Hamilton foi o mais veloz nas duas sessões. Alguns dirão que é apenas sexta-feira, eu sei. Mas a forma como Hamilton dominou hoje, indica que ele tem o "carro na mão", se é que você me entende...

- No contraponto da alegria de Luizinho, está Jenson Button. O inglês vem sofrendo seguidos problemas em seu carro nas últimas provas, e hoje não foi diferente. Pela manhã Button não saiu para a pista. Conseguiu sair apenas na segunda sessão, quando restavam 18 minutos para o encerramento. Com apenas 14 giros, Button fechou o dia em nono. Dadas as circunstâncias, até que não foi tão ruim.

- O diretor da McLaren, Paddy Lowe, falou sobre o problema no carro de Button, só que acabou não dizendo nada. Sabe quando um sujeito fala muito e não diz nada? Pois é. Lowe soltou uma explicação a lá Barrichello: " problemas multi-dimensionais". Por acaso alguém saberia dizer o que isso significa? Se souber explica nos comentários...

- E a Ferrari hein? Mama mia, quem diria? Os italianos que eram considerados carta fora do baralho por terem feito um trator ao invéns de um F1, parece que deram a volta. Alonso terminou na segunda posição, apenas 0s054 de Hamilton. E por mais incrível que possa parecer, Felipe Massa veio logo a seguir em terceiro. A equipe trabalhou muito bem e conseguiu fazer o que parecia impossivel - tornar esse tanque competitivo.

- Por outro lado, a Lotus parece que desandou. Hoje tanto Grosjean quanto Raikkonen não conseguiram ficar entre os dez melhores. Parece que a equipe sofre do mesmo mal do ano passado. Começo animador, desenvolvimento lento e queda vertiginosa...Espero que não seja o caso.

- Pelas bandas da Mercedes, confesso que esperava mais, bem mais. Schumacher em sétimo e Rosberg em décimo é muito pouco pra quem sonhava em lutar pela vitória. O velho kaiser estava bem animado, chegou a dizer que essa era a pista ideal para o carro prateado. Só que até agora nada. Vamos ver amanhã.

- Na Red Bull, Vettel passou a tarde avaliando os pneus super-macios. O jovem alemão simulou um bom número de  voltas sem parar nos boxes. Tiãozinho está  procurando um jeito de dar um nó na concorrência, mas não será fácil. De qualquer modo, o alemonzinho sabe que o importante é sair de Montreal com o maior número possivel de pontos. Vettel terminou o dia em quarto e Webber foi apenas o 12º.

- Por fim, habemus Williams. O time do Tio Frank apareceu na pista com uma asa traseira esquisita. Apesar de Maldonado elogiar, ainda não dá pra dizer que funcionou. O venezuelano terminou o dia em 13º, enquanto o primeiro-sobrinho, que acabou batendo e interrompendo a sessão, ficou apenas na 17º posição.

- Apesar de um certo favoritismo para Hamilton, amanhã a briga pela pole promete ser eletrizante. Diria que Ferrari e Red Bull também estão na briga. A Mercedes ainda é uma incógnita.

Um comentário:

TW disse...

Marcelonso,

ótima análise do dia em Montreal. Ainda assim, penso que é cedo para apontar um favorito. As Ferraris me surpreenderam e creio que Fernando aprontará alguma este fim de semana.

Decepção ficou por conta da Mercedes e , principalmente da Lotus. Torço que se recuperem logo, afinal, isso daria só mais emoção ao campeonato.

abs