28 de outubro de 2012

Indianas (6) Fácil, extremante fácil...


Como diz o refrão da música, a corrida realizada neste domingo no circuito de Buddh, na India, foi fácil demais para Sebastian Vettel. A quarta vitória consecutiva do jovem alemão, 26ª da carreira, era mais que previsível, seu carro continua voando. Ainda que o alemonzinho não tenha conseguido fazer barba, cabelo e bigode (faltou a melhor volta) o resultado conquistado em terras indianas consolida a liderança no Mundial. Numa conta rápida, com mais duas vitórias Vettel levanta a taça em Austin, nos Estados Unidos.

O resultado só não foi melhor para Vettel porque mais uma vez Alonso tirou leite de pedra. Mesmo partindo da 5ª posição, o espanhol conseguiu terminar em segundo. El Fódon mostrou porque é considerado o melhor piloto do grid. Ele sabe que o seu tricampeonato bateu asas, ainda assim não vai facilitar as coisas para Vettel. O espanhol vai vender caro o caneco...

A corrida foi morna. É verdade que tivemos alguns momentos interessantes, mas foram poucos. A maior parte da ação aconteceu na primeira volta. No mais foi uma chatice só. Não foi fácil ficar acordado.

A Red Bull só não fez dobradinha porque Webber enfrentou problemas no KERS. Segundo a equipe, a traquina parou de funcionar. O que explica a queda vertiginosa de performance do australiano na parte final da prova. Apesar disso o Canguru conseguiu terminar no pódio, em terceiro.

A McLaren que parecia ser a única capaz de incomodar a Red Bull, novamente ficou devendo na corrida. Lewis Hamilton até que tentou, mas o pódio não veio. O jovem inglês largou em terceiro, mas terminou em quarto. Jenson Button , apesar de anotar a melhor volta da prova, fez uma corrida burocrática, acabou na quinta posição.

Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Romain Grosjean e Bruno Senna, completaram a zona de pontos, do sexto ao décimo respectivamente.

No Mundial de pilotos Vettel lidera com 240 pontos contra 227 de Alonso. A vantagem que era de seis pontos, subiu para treze. Olhando  pela ótica do espanhol, talvez esse tenha sido o menor dos prejuizos. Alonso fez o máximo possivel. No entanto, o vento continua soprando a favor de Vettel. A Red Bull tem o melhor carro nessa reta final, é fato.

No próximo final de semana, em Abu Dahbi (argh!) os carros serão exatamente os mesmos, e a pista (se é que podemos classificar aquilo de pista) é amplamente favorável aos rubrotaurinos. Volto a dizer, por mais que Alonso continue tirando leite de pedra, o campeonato está decidido, é apenas uma questão de tempo...



5 comentários:

TW disse...

A meu ver, foi a corrida mais monótona da temporada. Vettel venceu com os pés nas costas.

E como você bem destacou, bastam apenas 2 vitórias para o alemão, mesmo que ele abandone uma corrida e Fernando a vença.

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

o gp indiano foi "sem sal" mas Vettel fez valer o melhor equipamento e sobrou...

Alonso de novo tirou leite de pedra e conseguiu um ótimo resultado... mas não será suficiente para impedir, em condições normais, o título de Vettel...

abs...

Ron Groo disse...

Cara, o Alonso merecia mais...
Explico.
Vettel não teve que pilotar melhor que ninguém pra ganhar as corridas que ganhou. Teve apenas que pilotar.
Me entende?

Marcelonso disse...

Groo,

Claro que compreendo e concordo com sua colocação.
Guardadas as devidas proporções essa temporada de Alonso me faz lembrar Senna em 1993, quando o brasileiro guiou o fino, lutou pelo campeonato, mas contra aquelas Williams era covardia.

abs

Anselmo Coyote disse...

O Alonso não é bobo. Entrar na pista para passear não faz sentido. Vai fazer o que o Kimi faz: mesmo sabendo que não tem chances vai entrar e tirar o máximo do equipo. Se a sorte resolver tirar o alemãozinho arrogante da parada, como já tirou (e Deus queira que tire de novo...JISUIS...rsrsrs) ele estará lá.
Abs.