27 de janeiro de 2013

Aforismo

"Não há duvida que a nova geração de pilotos é ótima, mas é claro que muita coisa mudou. Antigamente não havia telemetria, era preciso trabalhar mais com os engenheiros. O piloto precisava saber explicar o desempenho do carro. Era necessário prepara-lo. Tudo era mais complicado. Atualmente é preciso ser rápido e não cometer erros durante 70 voltas. Se conseguir isso está ótimo." Nelson Piquet.

Pra quem não teve oportunidade, abaixo a entrevista concedida por Nélson Piquet e Nigel Mansell ao programa Linha de Chegada. Vale a pena assistir. Agradecimentos ao camarada Jcronbauer que disponibilizou o video na integra.



Nelson Piquet e Nigel Mansell no Linha de Chegada por jckronbauer

4 comentários:

Anônimo disse...

...meu ídolo disse tudo. Estão com a bola toda hoje os engenheiros. E vai piorar. F1 engineer e F1 Pilots para o futuro. Aí eles poderão criar carros que chegam as 600 por hora, fazendo curvas com 30 gs... transmissão só pela tv. sem arquibancadas pois o risco será grande.Bom voltemos aos anos 2013. Uma manipulaçãozinha pode dar ainda um clima de herói aos pilotos mas... complimindo e resucando: Fittipaldi e suas vitórias. "Só" 14 vitórias ? Fittipaldi, se fosse jovem e ainda pilotando 14 x 4. Piquet, "só" 23 vitórias ? Bom, multiplique-as, se ele fosse hoje um jovem na F1, por 3. Senna, 41 vitórias... ele já fazia parte da escalada dos engenheiros e saboreou o sucesso de um carro que seria um dos precursores dos que vemos nas pistas. A Mclaren "skate". projetado por Steve nichols com ajuda de Gordon Murray , este começou na Brabham - o "skate" - mas sem sucesso por lá... precisava de um Hondão. Até o seu Piquet, o bólido do seu último título, também. Ali, em 1987, o problema foi o senhor ao lado dele, na entrevista, e adversário naquele final da década de 80 do século e milênio passados( cruzes !). Digo até que o saudoso tricampeão foi um pouco vítima da "weird science"( Oingo Boingo me veia à cachola...) dos engenheiros da F1, com seus carros mas como é um esporte perigoso não se pode culpar totalmente os engenheiros, certo ? 41 vitórias... por 2 tá de bom tamanho ? Não. Vettel já tem 26 ! E já é tri ! Pensando bem... Tá bom. Schumacher ficou com 91 vitórias com aquela Ferrari inglesa...

Já escrevi muita besteira... 232 mortos, é isso ? Muito blábláblá e quero os culpados... veremos uma corrupçãozinha das otoridades que seriam as encaregadas pela fiscalização ? O tal de allllvará ? Acho que sim... torço por isso. Mas, lembremos, estamos em terras papagaienses ! Ou cairá a culpa no colo dos seguranças ?
Brasiiiiilllllll... meu brasiiiiilllll brasiiiiileeeeiiiiiro...


M.C.


Ron Groo disse...

pô, sempre chego atrasado.
Toda vez que descolo um link ele já foi tirado.
Ainda não via entrevista na integra.

Marcelonso disse...

Groo,

O link ta valendo ainda...


abs

TW disse...

O programa foi ótimo, mas acho que deveria ter sido comandado por Reginaldo Leme, como coloquei no Motorizzados.

e Nelson está certíssimo. Hoje em dia, os engenheiros sabem mais, às vezes, do que o próprio piloto. Não é à toa que Piquet sempre foi conhecido pela sua habilidade em acertar carros.