22 de fevereiro de 2013

O mistério dos pneus


A consumo da borracha continua sendo a tônica dos treinamentos em Barcelona. Pilotos e engenheiros esperavam testar uma série de configurações nesta segunda semana de testes, para compreender melhor o comportamento do novo pneu Pirelli, mas a baixa temperatura ambiente e consequentemente do asfalto, encontradas no circuito espanhol (variação de 9 a 19 graus), acabou prejudicando a primeira semana de labuta no circuito catalão.

Só para ilustrar, se a corrida fosse realizada nessas condições climáticas em Barcelona, seriam necessário sete paradas para cada carro, em face do elevado nível de degradação dos pneus. Os compostos atuais não foram projetados para um cenário como esse, até porque, dificilmente teremos uma condição como essa ao longo da temporada.

Por outro lado é evidente que as equipes trabalharam em outras frentes, testando os mais diversos componentes e setups, entretanto entender o consumo do pneu é a chave para o sucesso. Um carro bem equilibrado que não devore pneus faz toda a diferença. Resta agora esperar pela próxima semana, nesta mesma pista, onde equipes e pilotos terão a chance derradeira, na última semana de testes.

Quer saber, gostaria muito que toda essa indefinição continuasse até a corrida de abertura, na Austrália. Seria muito interessante ver uma prova bem embaralhada com equipes e pilotos batendo cabeça para entender o comportamento dos pneus. Um cenário como esse é sinônimo de corrida divertida...


3 comentários:

Anônimo disse...

...boa tarde, Marcelonso. Não responde mais aos amigos, né ? Ocupado, muito ocupado deve estar. Mas Filipe Passa mostrou a que veio. 7° no treino de hoje.

Pneus. Piradelli é uma porcaria. Estão só a dizer que dá mais emoção... porcaria virou eficência em " emoções ! He ! He ! He "!( Bob Calos). Só coloco no meu carango BomAno ou PedradeFogo que é da PontedePedra. Michel Lin só prá ricos e abastados com senhor Groo e Ô Du Volante. Como a tal de Contimental...


M.C.

Marcelonso disse...

M.C.

Pois é camarada, peço desculpa aos amigos pela falta de retorno, mas o tempo está curto ultimamente.

Mas como dizia um grande amigo que partiu dessa vida recentemente: " Vai melhorar!".

abs

TW disse...

E é preciso sim, afinal a prova em Melbourne não é das mais emocionantes e acontece, pra gente, de madrugada.

Acho bom que os engenheiros e pilotos estejam tendo problemas com a borracha. Mas eles sabiam disso, afinal todo ano é a mesma coisa, além de que trata-se de inverno na Europa ainda.