19 de julho de 2013

Ayrton Senna Special - Start


Foi no dia 19 de julho de 1983 que Ayrton Senna da Silva realizou seu primeiro teste com um carro de F1, na Williams.
Uma história bem conhecida, mas que merece ser lembrada...

Trinta anos se passaram...e parece que foi ontem que assistimos no Jornal Nacional um jovem repórter, um tal de Reginaldo Leme, falando sobre a mais jovem promessa brasileira no automobilismo mundial.

Definitivamente estamos envelhecendo...

26 comentários:

Anônimo disse...

.. de tudo que aconteceu nestes anos o que mais me surpreende são as coincidências da vida. Em tudo. Como diz o Almir: " Nada na vida me surpreende mais "! Ele não disse isso ? Senna testando uma Williams. Era para ficar alegre mais não fico. No You Tube, se quisermos - eu só vejo a tragédia quando pego de surpresa - vemos ele, numa Williams, segundos antes de perder a vida. Vejam, não que não assista tragédias autombilísticas. Hoje, li que em Le Mans - ninguém falou da corrida este ano - o companheiro do "Senna mais lentinho", morreu lá. Fui ver. Mas com o Senna é diferente. Sou torcedor do Piquet. Sou do tempo Piquet X Senna. Única vez que torci feito um louco para ele "vencer" foi naquele fatídico dia. E ele "perdeu". Era chance de reverter tudo e, tendo "vencido" a parada, torceria realmente por ele. Vi, após alguns poucos anos após o acidente, que foi tolice minha mas tinha aquela coisa de "Mengão", "Corinthians", forte marketing em cima, coisa nunca vista na F1, o Galvão que me deixava horrorizado. Apaixonite cega ! E aquilo me irritava. Chegou a ver, numa curva veloz do GP do Japão, no céu, Jesus ! Não se brinca com isso. Brincaram.
Engraçado... tenho um amigo que é mais novo que eu uns 6 anos e na época era o pentelho do grupo, só ia à praia com a gente- pai pedindo prá gente tomar conta do pentelho - que, de vez em quando, jogava futebol conosco( sempre protegido ), e, vendo o Senna correr, no tempo da Toleman, não entendo nada de nada de F1 pois era um garoto, jogou essa, sem mais nem menos: " Esse maluco um dia vai morrer...". Rimos dele. Acertou em cheio. Óbvio que não era maluco... mas, deixar fazer o que fizeram na Williams... seria ?


M.C.

Papa Judas VI disse...

O ano era 1978 , eu estava lá competindo na classe 125cc em Tarumã no campeonato Brasileiro de kart . O Ayrton também , só que em outra categoria : classe 100cc com motores importados que por sinal " andavam " bem mais .

Terminado o torneio , as revistas especializadas da época diziam ; " O grande destaque do campeonato foi o paulista Airton ( isso mesmo com "i")Sena da Silva .

Neste mesmo ano , ganhou o Sul-Americano , ficou em quarto ou sexto ( não me lembro agora ) no mundial de kart , e saiu na famosa revista Karting , com o sensacional Sena da Silva .

Papa Judas VI disse...

Quis dizer : " como o sensacional Sena da Silva .

Ron Groo disse...

Curiosamente a Williams foi a primeira e a última equipe dele na F1...

Anônimo disse...

... Não finja que não me leu, senhor Groo. Isso é feio, muito feio. E abra o bloguinho novamente. Mas, Papa Judas VI..., meu atobá, o Senna foi quarto no GP do Japão e sexto no mundial de 1978. Vice-campeão mundial de kart em 1980 !
Mas, me diga, como é que se prepara um kart ? Fala aí, sobre a pilotagem... Nada de "É legal ! Maió curtição!" não, quero algo mais técnico. E na chuva ? O Airton( era assim mesmo. Com "i" mas o marquetingue...) era bom na chuva... HA ! Velocidade do bichinho...


M.C.

Anônimo disse...

... Ih ! Sumiu ! Deve ser piloto de carrinho matchbox naquelas pistas radicais da Hot Wheels... HA !
Cada um que aparece.

M.C.

Anônimo disse...

... Marcelonso e senhor Groo( seria mais para ocê): adivinhem quem desenvolveu a suspensão ativa da Williams. HA !

http://www.youtube.com/watch?v=9j_cdupruhU

Vão até os 2:55 min... por aí.


M.C.

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=cvv3aLzYR1c


Essa é demais ! E mostra um lado interessante do piloto que eu não sabia. bem humano, diz a verdade mesmo que da forma mais engraçada, que é do feitio dele. HA ! Meu herói. O saudoso Tiozão não daria uma entrevista assim, nunca.


M.C.

TW disse...

E Reginaldo era jovem na época mesmo.

Papa Judas VI disse...

Suspeitando de mim senhor M.C.?
Sumiu ?! sim sumi por causa da falta de energia na região de Ratones e problemas no meu ( como e de costume e falta de água no verão ) " modem " devido a está queda de energia .

Quanto a sua pergunta , vamos lá : acredito que o senhor esteja se referindo a acerto do kart e não " como se prepara um kart " . Sim se prepara um motor e se " acerta um kart " !

Preparo do motor consiste do seguinte : uma " lapidação " no cilindro , pistão ,biela , carburador e , por último no escapamento .

O acerto do kart basicamente é : em pista de alta como se chama ( velocidade ) chassi " duro " , em pista de baixa ( o contrario da primeira ok ? ) chassi mais " mole " .

Como eu acerta o kart : primeiro conhecia a pista a pé , depois dessa " olhada " eu saia com uma relação coroa e pinhão mais ou menos aproximado com aquilo que eu achava . Acertado esse item , iria para a carburação, acertava a entrada de mais ( rica ) ou menos ( pobre ) mistura ( gasolina e oleo ) nos carburadores ( pois eram 2 e motores de 4 tempos ). Feito isso ai para a regulação do chassi conforme a pista da qual mencionei acima .

Quanto a pilotar na chuva : você tinha que basicamente usar a mesma regulagem de pista de baixa e deixar o kart saiu de traseira , pois a tendencia na chuva é o kart sair de frente .

Cabe aqui uma pergunta para o Marcelo . Você nunca soube das corridas no Shopping Center Itaguaçú ? e na Rita Maria ? Você conheceu o Wilson Libório reporte de " O Estado " ? Que na época epoca era o reporte com cobria todas as corridas de kart em Sta Catarina. S perguntar pra ele citar 5 bons pilotos com certeza eu estava entre eles .

Senhor MC realmente fiquei muito chateado com suas apressadas conclusões.


Papa Judas VI disse...

e vai ai minhas desculpas pelos erros porque não tive saco nem de revisar . fui

Marcelonso disse...

Papa,

Lembro de algumas provas de kart no Itaguaçu, lembro inclusive quando Floripa sediava etapa da F-ford na Baia Sul. Quanto ao Wilson Libório, não conheci pessoalmente.

Estava pensando em te convidar pra um pega no kartodromo do Beto Carrero com nossa galera dia desses, mas pelo visto teremos que colocar uns 100 kg de lastro no teu kart pra termos alguma chance!!!


abs

Anônimo disse...

NEEEEEENNNNNSE,

NEEEEEENNNNNSE,

NEEEEEENNNNNSE,

tomou na cuia, de novo.

Anônimo disse...

... estamos em processo de derrubada de técnico. Então, perderemos até o senhor Abel cair. Entendido ?

. Papa Judas VI... querido piloto de Matchbox nas arriscadas pistas radicais da Hot Wheels, não fica chateado comigo, não. Sou piloto de caça F-5 e, às vezes, ajudo Luke Skywalker na derrubada de uma estrela da morte em algum canto da galáxia... O pai do cara é um chato mas tem um poder imenso. Todo ano uma estrela da morte nova... Já contatou Lullalá e mãe Dilmá. Sergin Lalau já visitou uma. Vive, o Anakin - teve problemas sérios na infância mas não justifica tanta maldade com os outros... planetas - com uma ideia psica em conquistar a galáxia ! Eu tenho que me teletransportar para o passado, sabia ? Porque a coisa toda acontece no passado. Aí, peço ajuda ao amigão Spok. o Kirk bebe e não gosta muito de mim porque pego todas as gatas dele e já dei um rolé com a nave que ele tanto ama com as mina. Ele vive , nos sábados, passando cera na nave... Um horror ! Vai casar com a Enterprise, te garanto...
Mas, Papa. Na chuva tú fica no acostamento, né ? Sorte sua que a pista é pequena. Tu não protege a entrada de ar para que não entre água no carburador e neim abre um pouco as pollas das agulhas para aumentar a quantidade de combustível ? Assim tú permite a queima na presença de água ! E outra coisa... Já rodei com frente boba na chuva... tú num abre a dianteira e fecha a traseira para uma melhor estabilidade, mermão ? E a coroa ? Não é a tua coroa nem o teu "coroa" ? Seus pais. E, caso seja casado, acho que tu teim loba e não coroa, né ? Você é fera. Mas tô falano d'A Coroa... A velocidade será menor então, uma coroa maior... Cê num falô da maior calibragem dos quatro pisantes, simpatia. Os sulcos dos pneus... e eu a ensinar Papa a preparar kart ! E, por isso tú é piloto de matchbox metido a piloto de kart. O Senna numa categoria inferir deu 5 voltas em voce numa superior, não ? E que história é essa de deixar o kart sair de traseira na chuva ? E o lastro na dianteira para melhorá a estabilidade ? Por isso, decreto agora, que o Papa Judas VI é mais um riloto conhecido só que em outra categoria. Zaca Lentinho, Ruimzinho Tánaglobobello e Papa Judas VI.


Senhor Groo abriu o bloguinho ? O Papa tá voando prá cá...



M.C.



Marcelonso disse...

Papa,

Liga não, no fundo ele diz o contrário...


abs

Anônimo disse...

... Papa Jud..., Marcelonso. Não está acreditando em mim ? E o meu teletransporte é o De Lorean ! Dr. Emmett Brown me deixa pilotá-lo ! Marty McFly é meu chapa ! E, sabia dessa ? "Meu chapa" é gíria carioca das antigas e os paulistanos, enciumados( têm um ciúme do Rio danado ! Agora mesmo, o Papa tá quase chegando onde ? De prima, é sempre aqui. F1 foi em Interlagos ? Mas... as primeiras corridas internacionais... ), começaram com o "Meu" prá cá, "Meu" prá lá... Sou do futuro.
Mas deixa prá lá. Já corri também.


http://www.youtube.com/watch?v=6OzMKjupC6g


HA ! Mato a cobra, mostor a cobra e o pau... o "pau", madeira.




M.C.

Anônimo disse...

...o 47 é um amigão meu. Mas, diz pro Papa Judas VI e pro senhor Groo que

O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa ninguém

Olha, falam de versos maravilhosos mas este é de uma inteligência que assusta pela sua simplicidade e mensagem. O Humberto Gessinger acerto o alvo e, qualquer coisa que se mova, é um, não ?

Mas afinal o que é Rock'n'roll? Os óculos do John ou o olhar do Paul? Pra mim é o olhar do Paul... mas ontem estava a ouvir um cd do John. Sua foto, uma das últimas vivo, estranhamente, sem óculos.


M.C.

Papa Judas VI disse...

Muito obrigado Marcelo pelo apoio .
Desculpa ai POR essA " encrenca " com o M.C .
Realmente você tem razão ele fala exatamente o contrário .

" não protege a entrada de ar " : não tive necessidade de falar o óbvio .

kkkk ... essa foi forte ! abrir as agulhas com pista molhada ou na chuva ?! ... kkkk ... além de fechar mais as agulhas você ainda tem que colocar uma vela mais " quente " , porque com velocidade mais baixa por causa da questão mencionada ,isso da uma melhor "explosão " ou combustão como queira . Você sim ficaria no acostamento com uma vela totalmente " encharcada " devido a esse ridículo e absurdo acerto de abrir mais ainda as agulhas ... e tem mais essa : queimar a água no carburador ?? kkkkkk ... cacilda meu !! nem no acostamento e nem no box você ficava já ias direto pra oficina mesmo limpar toda a cagada que você fez ... kkkkk ...

" já rodei de frente... " cara tô rindo muito aqui , rodar de frente ?! só mesmo em outro planeta ... kkkk ... nunca vi isso na minha vida ... " rodar de frente " ... kkkk ... vou continuar porque tá muito gozado essa história .. kkkk ... Quanto as " aberturas " das rodas tanto traseiras como dianteira , não vou detalhar muito até porque isso depende da " tocada " de qualquer um . Eu sempre preferi mesmo em pista de baixa uma regulagem com as rodas mais pra dentro , na chuva também .
A respeito da relação ( coroa /pinhão ) como tá ofensivo vou deixar pra lá .
Pneus ... calibragem ... não vou também falar o óbvio . Mas os de chuva , rapidamente digo que sim devemos aumentar um pouco a calibragem por tratar-se de pneus muito moles , e eu nunca gostei desse composto , mesmo " andando em pista de " baixa " ,sempre usava composto mais duros .
A categoria do Sena não era inferior , muito pelo contrário , era muito superior a nossa , mesmo sendo a nossa , com cilindrada maior . Pois eram motores importados ( na época ) e " andavam " bem mais . E nunca corri com ele . Estava me referindo que ele esteve nesse brasileiro mas que não corremos juntos pois como falei era de outra categoria .
Lastro da dianteira ? ... kkkkk ... mais uma . Na minha época não tinha , e duvido que tenha hoje ... kkkkk ...

Amigo Marcelo , peço mil desculpas pelo o que está ocorrendo e , mais uma vez obrigado pela consideração.

Atenciosamente Baduga ( esse é o meu apelido no meio do kartismo ... vá que pode aparecer por aqui alguém que ... lembre da gente ... kkkkk .... )




Por Dentro dos Boxes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Senna teve várias oportunidades de testes na F1 antes de acertar com a Toleman.

Era questão de tempo para que seu talento fosse reconhecido.

E não deu outra.

Clério

Anônimo disse...

... primeiro, fiz uma pergunta: " Tu não protege a entrada de ar para que não entre água no carburador e neim abre um pouco as pollas das agulhas para aumentar a quantidade de combustível ?", Português correto: "Você não protege e blábláblá e mais bláblábá... de combústivel " ? Pode ser ÓBVIO para você, para o Marcelonso e para mim mas talvez não seja para o senhor Groo ou TW.
... Segundo: Voce não mencionou isto antes - sobre as agulhas -, então, surgiu uma dúvida. Qual o mecânico estaria mais certo ? Ou ambos estarão certos ? A questão é a água. Um motor de Kart não é do tamanho de um FIAT, e, realmente, não conheço um motor de kart por dentro. E as duas coisas, riloto, andam juntas. Proteger a entrada do carburador e abrir as agulhas. No seu caso, perderia potência fechando as agulhas e a colocando proteção ? Você, o rei da cocada preta do Kart não mencionou nada disso aí. Ficou irritadinho na tua resposta pois pegou alguém que entende, só um pouquinho, pela frente. "Rodar de frente" é maneira de falar. Expressei-me mal como você sabia disso tudo e não escreveu porra nenhuma. Obviamente( ha !), você sai de frente e, dependendo da situação roda ou capota depois mas quando uma mané quer desqualificar outro procura erro até em vírgula. Só se voce participou de corridas de autorama e aí tem um trilho... e as rodinas da frente só servem para enfeite. Tú não detalha, risonho, porque não mencionou isto. Quanto a "coroa" voce vai "deixar prá lá" porque nunca ganhou uma por não saber da parada ! HA ! OFENSIVO, onde ? Meu coroa está vivo já a minha coroa faleceu. Meus pais. o Papa Judas VI, para desqualificar o outro, vira santo e moralista ! E, se fosse casado ou enamorado com uma mulher com mais de 40 anos, OFENSIVO seria chamá-la de coroa. Já vi que não entende de mulher também. É só blablazeiro. Talvez, no máximo, um mecânico blablazeiro. Aí está vantagem de ser carioca e morar numa cidade cosmopolita. As mulheres mais velhas gostam de ser chamadas de leoa e/ou lobas, na intimidade. Não vai chegar prum amigo e... "minha loba"!. Apresente-a como "minha esposa ou " minha mulher...". Minha senhora é falso e equivale a "minha coroa" e ela te mata em casa quando chegarem.Até antes ! CCom um pinhão. HA ! Gatas, panteras, leoas ou lobas. até 25, depois até os 40 anos. Após isso, prefiro "lobas". Aprendeu ? Com você levou volta do Airton - no kart - imagino que seja... coroa... HA !Ppô, você não gosta de falar do óbvio. "Severino ? tudo bem ? Sou eu de novo sobre karts ! Sabe a calibragem dos pneus do carrinho... tá ocupado vendo o avião do Papa e não entende patavinas de karts como 190 milhões de brasileiros ? Mas sabe sim de futebol ? Tá rindo de quê ? Aaaah do Frederico bom de cotovelada... tu é vascaíno... tá... depois eu desço. A loba do 1002 tá em casa ? Foi prá ginástica ? Tá voltando ? Tô desceno...". 50 com corpinho de 30... um tesão ! Papa Óbvio I, talvez tenha descoberto algo... ou falado algo que não deveria. Essa coisa de peso em carros... Aí não é prá rir, tenfar desqualificar o adversário. Assim não dá. O M.C. está começando a ficar nervoso. É de regulamento ? Pode ou não pode o tal do lastro em corridas em chuva para não sair de frente ? Rodar de frente.


Piloto de Matchbox, com certeza.



M.C.

Anônimo disse...

Papa Óbvio I iria de Mercedes último tipo. Papa Francisco tá indo de Fiat Idea. Pergunto: como ficarão as otoridades pindoramenses que só vão de omega Australiano ? E o Sergin Lalau, que o cachorro dele, o Jukinha, só vai de helicóptero ?


M.C.

Anônimo disse...

bicho, que papo chaaaaaatooo desse M.C.

se tomasse no olho do 'cuco' dava uma sossegada. chaaaaaatooooo!

Marcelonso disse...

Tá foda a parada, se não sossegar, serei obrigado a intervir.

Anônimo disse...

...única maneira que tem é fechar o bloguinho e acho besteira sua Marcelonso se o fizer. Não tem um jogando o kart em cima do outro e tirando o oponente para fora. Somente alguns uns toques e fechadas ao estilo Villeneuve e Arnoux em 1979. Me recuso a pilotar uma Ferrari... HA ! Seria o francês chegando em segundo apesar que a história da corrida não é esta.
O Mosquitão do Papa acaba de pousar no Campo do Fluzão.
NEEENSE !


M.C.

Marcelonso disse...

Sinceramente, espero não ter que fazer isso.