13 de outubro de 2013

Game Over


O Grande Prêmio do Japão, em Suzuka, marcou o retorno da F1 a uma pista de verdade, daquelas que exalam história, muita história. E como dizem - pista boa, produz corrida boa. E dessa vez não foi diferente.

Ainda que o vencedor tenha sido o mesmo de sempre, foi uma bela corrida. Sebastian Vettel provou mais uma vez seu talento e maturidade, ao vencer uma corrida em situação adversa. O jovem tedesco largou mal, caiu para terceiro e ainda assim conseguiu reverter a situação ao alongar sua permanência na pista e principalmente por conseguir preservar seus pneus. A opção por duas paradas, foi a chave para a vitória. No entanto é importante dizer, sem uma pilotagem consistente não funcionaria, é fato.

Sebastian Vettel conquistou a quinta vitória consecutiva, a nona da temporada, em 15 corridas. O alemãozinho anota agora 35 triunfos na carreira, com mais seis vitórias igualará Ayrton Senna. Fato esse que deverá ocorrer na próxima temporada, até porque, restam quatro etapas para o final do certame.

O que esse alemãozinho está fazendo na categoria não é pouco. Ainda que alguns insistam em diminuir seus feitos em função do carro que tem nas mãos, é preciso reconhecer, esse moleque está fazendo história.

O pódio foi completado por Mark Webber e pelo surpreendente Romain Grosjean, segundo e terceiro colocados respectivamente.

A corrida em Suzuka marcou também a primeira insubordinação de Felipe Massa, ao não atender a ordem de equipe. O que convenhamos, não surtiu nenhum efeito. Além de ser ultrapassado por Alonso na pista, o brasileiro acabou penalizado com um drive-through, ao exceder o limite de velocidade nos boxes. No fim das contas, enquanto Alonso terminou em quarto, Massa chegou apenas na décima posição...

No Mundial de pilotos, Sebatian Vettel soma inacreditáveis 297 pontos contra 207 do vice-lider, Fernando Alonso. Ou seja, mesmo que o alemão optasse por ficar em casa nas próximas três corridas e retornasse apenas para a derradeira, em Interlagos, imaginando que Alonso vencesse as três, Vettel ainda chegaria ao Brasil com 15 pontos de vantagem. Pois é, o jogo acabou...


Um comentário:

TW disse...

Sim Marcelonso, para ver o tamanho dos feitos de Vettel, só comparar com o que Webber tem feito, com o mesmo carro.

O jeito é pensar em 2013 e o alemão ainda tem mais quatro provas para se divertir e correr sem pressão.