29 de novembro de 2013

500 Milhas no Beto Carrero



Reprodução: Portal O Sol Diário
Tradicional prova do kartismo nacional, a 500 Milhas de Kart será disputada em forma de confraternização pelo terceiro ano consecutivo no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha. A diferença é que a prova desse ano não será o evento que encerra a temporada de automobilismo como habitualmente, pois haverá ainda a "Corrida do Milhão" e a decisão da Stock Car no dia 15 de dezembro, em Interlagos, São Paulo.
A corrida com largada prevista para às 11h deste sábado, terá a participação de 53 karts com nomes consagrados no esporte como Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet, Tony Kanaan, Felipe Nasr, Felipe Giaffone, Bia Figueiredo, entre outros. Após uma bateria de treinos sob um forte calor no início da tarde de quinta-feira alguns deles concederam entrevista coletiva.
Durante a conversa eles falaram sobre a expectativa para a corrida e da preocupação com a atual condição climática nos últimos dias. De acordo com o ex-piloto de Fórmula 1 e atual competidor da Stock Car, Rubens Barrichello, se o calor prevalecer até o dia da prova os participantes só têm uma coisa a fazer para amenizar a situação.
— Tomar água, não tem muito o que fazer, pois o desgaste é físico mesmo. Então, temos que nos hidratar bastante e torcer para que a noite chegue um pouquinho mais rápido, mas o detalhe é que o dia está longo aqui, ontem (quarta-feira) às 20h ainda não tinha anoitecido — ressaltou o maior vencedor da prova ao lado de Tony Kanaan. A dupla esteve presente em todas as edições desde 1997 e conquistou oito vitórias.
Kanaan, campeão da fórmula Indy em 2004, que mais uma vez será companheiro de equipe de Barrichello, fez a comparação entre a prova 500 milhas disputada no kart e na sua atual categoria.
— Ambas são corridas longas e por isso a estratégia conta muito, mas a tensão e o stress são completamente diferentes. A experiência também é um fator determinante. Os melhores kartistas do Brasil andam aqui, mas por não ter a malícia e a esperteza, acabam batendo. Vivi intensamente isso nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano, quando tive que abusar da estratégia para vencer — explicou.
Além deles, a equipe Hanier Racing conta com nomes como Bia Figueiredo e Antonio Pizzonia.
Segundo Bia Figueiredo esse é um momento especial para ela. A piloto confessa que é emocionante estar ao lado de Barrichello e Kanaan, para quem ela torcia quando era pequena.
- Para mim é um prazer fazer parte desta turma que anda junto há tanto tempo. Quando eles começaram a correr eu nem tinha idade para competir, pois tinha apenas 11 anos, mas já torcia por eles quando criança. E agora, fazendo parte disso, a gratificação é enorme.
De acordo com o regulamento da competição, em uma pista com extensão de 500 milhas (aproximadamente 800 km), os competidores percorreram o circuito por 12 horas com karts de motor 13 HP. Cada equipe conta com um número diferentes de pilotos — entre três a 10. A tomada de tempo para a classificação do grid terá início às 12h50min desta sexta-feira.
Regulamento da prova
Duração: 700 voltas ou tempo máximo de 12 horas.
Equipes: são compostas por, no mínimo, dois pilotos, e no máximo, 10, independente da graduação.
Paradas nos boxes: é obrigatória uma parada de 15 minutos até a nona hora de prova e outras sete com três minutos de duração. Em cada parada, é preciso haver a troca de pilotos.
Grid de largada: a definição acontece na sexta-feira. Os 53 karts são divididos em dois grupos, que terão 10 minutos para tomada de tempo. Apenas um piloto por equipe pode realizar a tomada de tempo. Os cinco melhores de cada grupo e todos os pilotos convidados realizam uma prova de 20 minutos, a Top ll Qualify. O resultado desta prova define o grid, que será completado com os karts que não participaram da Top Qualify.
Largada: será no estilo Le Mans (karts ao lado da pista), às 11h de sábado. Somente é permitido um mecânico atrás do kart, que deverá mantê-lo funcionando até a chegada do piloto.
Peso: o conjunto kart e piloto tem que ter um peso mínimo de 205 quilos. Para garantir o peso mínimo, a equipe poderá utilizar lastros (pesos de chumbo) que são afixados nos karts.
Motor: a organização sorteia dois motores quatro tempos de 13hp Honda para cada kart. A equipe decide qual irá usar na prova, de acordo com os treinos na véspera.
Pneus: dois jogos de pneus e dois pneus dianteiros por equipe compõem o kit prova. Um dos jogos de pneus é usado apenas para a tomada de tempo. Não é permitido utilizar qualquer método para aquecimento ou resfriamento artificial. Também não é permitida a utilização de máquinas pneumáticas ou elétrica para troca.
Rádio comunicador: é proibida a utilização do equipamento entre piloto e box.

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

essa prova está prometendo ter disputas acirradas...

depois divulgue os resultados...

abs...

Ron Groo disse...

O churrascão da firma.
Gosto de assistir.