27 de dezembro de 2013

Ayrton Senna Special

No dia 20 de Outubro de 1991 Ayrton Senna da Silva conquistava seu terceiro campeonato de F1, talvez o mais fácil dos três. O brasileiro entrava para o seleto grupo dos tricampeões, igualando Nélson Piquet, Niki Lauda, Jackie Stewart e Jack Brabham.

Com um começo de temporada arrasador, vencendo as três primeiras provas, Senna conseguiu folego suficiente para segurar o crescimento da Williams de Nigel Mansell ao longo da temporada.

Na penúltima prova da temporada, em Suzuka no Japão, Senna tinha o primeiro match point nas mãos. Bastava não deixar Mansell vencer para faturar mais um caneco.

Na largada, Ayrton tratou de segurar Mansell enquanto seu parceiro Berger escapava na ponta. As voltas iniciais foram tensas, com Mansell colocando pressão em Senna, mas o brazuca sabia se garantir...

Na ânsia de passar Senna, o velho Leão cometeu um erro no curvão, logo após a reta dos boxes. Como não lembrar daquela madrugada de domingo, onde o locutor da Vênus Platinada se esgoelava de tanto gritar: "Passou reto Mansell, passou reto Mansell..."

Com o Leão fora, o titulo estava garantido, mas Senna não queria saber de brincadeira. Saiu em perseguição a Gerhard Berger e passou o companheiro.

Tudo apontava para mais uma vitória de Ayrton, até que a  poucos metros da bandeirada, o brasileiro abriu caminho para Berger vencer - a equipe havia pedido pelo rádio a inversão da posições, era dia de festa...



Tudo levava a crer que nos anos seguintes o pais verde e amarelo continuaria a forjar grandes campeões. Imaginava-se que Ayrton venceria mais um ou dois campeonatos, que viriam sucessores do mesmo calibre...mas nada disso aconteceu. 

Passados vinte anos dessa conquista, o Brasil nunca mais sentiu o doce sabor de vencer. Em 2008, Felipe Massa teve nas mãos um titulo por vinte segundos talvez.... acabou vice-campeão - mas lutou diretamente pelo campeonato.

Rubens Barrichello também faturou outros dois vice-campeonatos, dirá alguém. O que não deixa de ser verdade, mas a realidade é que Barrichello jamais esteve em condições realmente de vencer

Em resumo, o Brasil vive um periodo de seca que está longe de acabar, infelizmente. E pelo andar da carruagem, chegará o dia em que não teremos mais nenhum piloto brasileiro na F1. Não adianta fantasiar, essa é a realidade .

2 comentários:

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

tem razão em seu texto...

e nos restará mesmo é rever os vídeos das conquistas de Fittipaldi, Piquet e Senna...

abs...

Por Dentro dos Boxes disse...

Marcelonso,

desejo a você e familiares um feliz 2014 repleto de boas realizações...

abs...