15 de março de 2014

Melbourne - Pitacos da classificação



Foi surpreendente a primeira sessão classificatória da temporada.

Como se não bastasse a profusão de mudanças impostas a categoria para a atual temporada, a chuva deu o ar da graça em Melbourne. E com ela, tudo ficou mais complicado...

A pista molhada nas duas partes finais da classificação (Q2 e Q3) e também a bandeira amarela provocada por Kimi Raikkonen no finalzinho do Q2, trouxeram a imprevisibilidade a reboque. Vettel, Button e obviamente Raikkonen, foram alguns que ficaram pelo caminho, vejam só...

Não me lembro da última vez que Vettel foi eliminado no Q2. Mas antes que os críticos de plantão comecem a descer o sarrafo no jovem tetracampeão, é preciso dizer - foi pontual. Não fosse a bandeira amarela no setor em que Raikkonen acertou o muro, Vettel certamente estaria na fase final.

Em contrapartida, os novatos Magnussen, Kvyat das equipes McLaren e Toro Rosso respectivamente, passaram a fase final. E não fizeram feio, pelo contrário. Magnussen terminou em quarto e Kvyat em oitavo. Os moleques chegaram mostrando que não estão na F-1 por acaso. No entanto é preciso ter calma. Uma coisa é treinar e classificar. Correr é algo bem diferente. É preciso um certo tempo para compreender tudo..

A agradável surpresa da classificação foi a performance de Daniel Riccardo, companheiro de Vettel. O moleque australiano estava muito a vontade na Red Bull e só não marcou a pole porque Hamilton foi o último a passar para receber a  quadriculada. E numa pista naquelas condições, o último a fechar, sempre leva vantagem. Ricciardo terminou em segundo e a equipe comemorou muito. Afinal de contas, pra que não conseguia fazer o carro sair dos boxes a pouco mais de quinze dias, começar o ano lutando pelo pole na primeira corrida da temporada, é sem dúvida alguma uma vitória.

Voltando a luta pela ponta, é preciso dizer que a pole de Hamilton foi merecida. Além de guiar muito, o jovem inglês soube aproveitar muito bem a vantagem de fechar o pelotão. Ela apareceu e ele não deixou passar...

Nico Rosberg também esteve na pole por alguns instantes, mas terminou em terceiro.

Na Ferrari El Fódon tentou inventar moda contra o exército de motores Mercedes ( seis entre dez). Enquanto todos calçavam pneus para chuva extrema, o espanhol saiu para a pista com intermediários. Evidentemente não funcionou. Depois voltou aos boxes, calçou o "sapato" adequado e arrumou um quinto lugar.

Quem também resolveu seguir o exemplo do espanhol foi Massa. O brasileiro saiu com pneus de chuva extrema na primeira tentativa, depois voltou aos boxes para colocar intermediários. Não precisava ser nenhum gênio para observar que não daria certo, e não deu. Tanto que Massa ficou brigando com o carro o tempo inteiro durantes suas duas voltas finais. Acabou jogando fora a chance de arrumar uma posição melhor no grid. De todo modo, terminou em nono. Uma posição acima do parceiro Bottas.

Chega a ser contraditório, mas no fim das contas, apesar das surpresas a pole ficou com a equipe que se previa, a Mercedes. E como disse no post abaixo, se os carros prateados não quebrarem e não acontecer nenhum diluvio no circuito de Albert Park, será uma covardia...

Pra quem não viu o treino, clique aqui para assistir na integra. A tabela completa com os tempos você encontra aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

O carro mais bonito da temporada é o Williams. Ka ka ka... Só essa foto aí, coloca a Williams em segundo lugar no quesito beleza. Mostra a McLaren aí ! Procure o luxo que é a McLaren McLaren MP4-29. Procure... O 'bonitão' do seu Zaca já caiu para terceiro.
Bom, já sabia desde cedo sobre a conquista, o grande 9° lugar de Zaca, com o Bottas coladin nele, mas, entrar na UOL e ver A notícia é muuuuuito engraçado. Simplesmente somem com mais uma vergonha e batem no Vettel ! HA(1) ! HAAAAAAAAAAMILTON ! Mas o Vettel, foi mal ééééé... O segundo lugar no grid é de quem ? Deixa eu ver. Ããããã, tá certo. Estudemos o grid. Olha, o Vettel vai comer o Zaca, o Bottas, o o Butão( que vai junto com ele, é o 'Fittipaldi' de hoje portanto, mais 'cerebral'. Uau ). Escrevi sobre o moleque Kvyat. Boa estréia. Fefê ! Tá botando o Kimi Vodka no lugar dele ! Admito. Se não explodir o motor, a Ferrari aprendeu a fazer turbo. Interessante notar que os 'novatos' estão com as facas entre os dentes. Ricciardo, Magnussen, Vergne, Hulk, Kvyat, Bottas... Piquet, se estivesse no grid, no lugar do Vettel: " Pô ! Ter que largar do lado do Zaca, Vodka, Sutil... Kobayashi... Perez... ". E não pode vacilar porque vem o Maldanado láááá de trás ! HA(2) ! Não, sinceramente, se o soninho não atrapalhar, esta largada promete. O único seguro é o GH- 1 ! HA(3) !

E o avião, Marcelonso ? Não enrola a rapaziada... HA(4)!


M.C.

Anônimo disse...

Vai entender de F1 lá em casa... êpa ! Batida, na primeira volta ? Zaaaaaca ! Koooooba ! Quem ganhou o racha ? Niquinho... não tô dizeno ? este cara vi ser o primeiro 'simpatizante' campeão mundial apesar do Piquet( sempre ele) dizer que já tivemos um. GH-1 tem que tomar muuuuiiito cuidado. Ricciardo mas tão achando que levou mais cãobustível. Rerererenault ! Mac e Mac ! McLaren ! Fefê Fofonso, 1 a zero no Vodka ! Olha lá... o Bottas ! Bom, Ricciardo, Magnussen e Bottas. Só o último é primeiro piloto. Depois eu volto. O Exporti Tevê, malandramente, jogou o VT da corrida para às 21 horas de hoje. Colocasse então para às 21 horas de terça ! Vou ao Google. Kvyat começou bem.


M.C.

Rubs disse...

Ferrari: Shell film about Ferrari’s race to complete the new F1 2014 engine http://t.co/VXUP8bl0Io