30 de maio de 2014

Retrô - Piquet


Formula One - Nelson Piquet

Nelson Piquet sempre foi um sujeito polêmico. Ele nunca teve papas na língua.

Essa postura, evidentemente, acabou gerando sentimentos contrários em relação ao piloto brasileiro ao longo dos anos.

 Existem aqueles que cultuam o tricampeão, como também há quem deteste o brasileiro - faz parte.

Mas uma coisa não se pode negar. Nas pistas, Nelson Piquet Souto Maior, sempre foi um piloto diferenciado.

Seus três campeonatos não foram obras do acaso. Muito pelo contrário.

A propósito, essa Brabham era linda demais...

5 comentários:

Ron Groo disse...

O homem não era fraco de jeito nenhum.
Agora, sobre a foto: que temporal estava se armando heim?

Marcelonso disse...

Groo,

Essa corrida disputada no circuito francês Dijon Prenois em 1981, foi interrompida na 58ª volta justamente por causa dessa chuva.

Após o temporal foi reiniciada e veja só, o vencedor com o tempo agregado foi Alain Prost. Foi a primeira vitória do professor.

John Watson e Nelson Piquet completram o pódio, segundo e terceiro, respectivamente.


abs

Thomas disse...

Temos muito a comentar sobre esse genial brasileiro que nunca quis ser referência da Pátria ou herói nacional. O genial Nelsão sempre rende muito material, muitas histórias, muita diversão, muita polêmica até nos dias de hoje, mas... paramos por aqui.

Nelson Piquet quando não estava pilotando, estava sentado na prancheta junto com Gordon Murray outro gênio da tecnologia desenvolvendo idéias geniais como: o balanço de freio; a suspensão hidropneumática; aquecimento de pneu com a manta elétrica; e a mais genial e espetacular de todas, o pit stop!
Isso mesmo! pra quem não sabe ou não se lembra, foi o genial Nelson Piquet que inventou o reabastecimento (que hoje virou espetáculo para torcedores e telespectadores) guiando esse carrão bonitaço aqui apresentado nesse excelente post.

Como gênio dentro e fora das pistas, não podemos esquecer da mais genial ultrapassagem da história da F1 que também foi de autoria de Nelson Piquet.

Por fim, um piloto tão técnico como arrojado e, acima de tudo veloz, tinha que ser, no mínimo, tricampeão mundial de F1.



Anônimo disse...

Impressionante como quando alguns falam de Piquet têm que dar uma espetada em quem lhe fez sombra. Não se vê seu nome num top dez mundial, ele mesmo disse que após o acidente em Ímola, guiava apenas por dinheiro, apesar de não ter condições de dar o seu melhor, ludibriando seus pagantes.
E a "mais genial ultrapassagem da história da F1" foi feita pelo melhor carro da temporada contra outro inferior que não havia trocado pneus, ainda assim com dificuldades e quase perde o campeonato para o "idiota veloz".
Quando não estava pilotando, parecia o Muscle Man do Regular Show.
Teve que assistir aulas no Detran, teve que se retratar judicialmente por suas "histórias e polêmicas", teve que se explicar por suas transações ilícitas com federações regionais de automobilismo e empresas, etc.
Por isso seu lado técnico anda em segundo plano, até hoje em suas entrevistas é possível ver seu amargor mesmo com três títulos, vive na sombra alheia. E muitos de seus defensores embarcam na mesma.

Luiz Roberto.

Anônimo disse...

Êê, Luiz Roberto. Falou besteira. '...foi feita pelo melhor carro da temporada contra outro inferior que não havia trocado pneus, ainda assim com dificuldades e quase perde o campeonato para o "idiota veloz".'
Vamulá. Pegou o mapa de Hungahorroring ? Não ? Pega lá, meu rapaz. Estratégia... Senna tinha um motorzão mas um carro inferior. Piquet, um mortozão e carro superior. O circuito ajudava Senna tanto que, esforçado, foi o pole position. Diria ser, depois de Mônaco, o mais chato dos circuitos. Travadão ! Anulava o Williams de Piquet o restante do circuito, travadão com um retão, pois chegava na reta o potente Renozão do Lotus se igualava com o Hondão do Williams. Era necessário ao saudoso tiozão largar na pole e se manter lá e foi que o espetacular jovem fez mas veio a histórica ultrapassagem de Piquet sobre ele e, dizem, teve dedão levantado... aquele. Ficou mais bonita ? Não ? Pô... levantar o dedão médio após uma ultrapassagem a mais de 250km/h... Caramba... Sennista é sennista. Não tem jeito. 'O idiota veloz' é aquele campeão mundial, querido por todos( e por mim), que tem o apelido de Leão ? Bom, talvez você não saiba mas ele é inglês. Em 1986, corria por uma equipe inglesa ! Com mecânicos ingleses ! O dono da equipe é inglês ! Aliás, o sócio dele, também é inglês ! Projetista, idem... Entendeu a 'furada' que o malandro Piquet se meteu ? Só prá tu tê ideia: Zaca, O Pequenino Lentinho, nesta mesma equipe, foi chiar e tá levando Bottas nos fundilhos ! Os títulos de Piquet, comparando com os de Senna, foram mais difíceis ! O Thomas, que entende, talvez tenha visto ou não, possa dizer se estou mentindo. Meninos, eu vi ! 1981 foi difícil. 1 pontinho sobre o argentino Reuttmann ! Argentino... A Williams foi bicampeã de construtores mais de 30 pontos em cima da Brabham. 1983, turbo BMW 4 cilindros em linha, muito difícil. 2 pontinhos à frente de monsieur Prost. Brabham foi terceira no mundial atrás da Ferrari e Renault. Na Williams, onde poderia ter tranquilidade, dificílimo ! Não compare. Senna teve Prost que já é uma rabeira. Piquet teve todos contra ele, inclusive Prost e Senna ! Não teve, como saudoso tiozão, a mídia ao lado o nosso Limonada veloz. Sempre foi troféu limão. Mas o super Lauda - tomei coragem e assisti 'Rush', ontem. Extrema Unção que tá no filme é verdade mas a rivalidade na F3 não existiu. Nem o soco no repórter - também levou vários troféus limões.
E, dá-lhe GH-1 ! Que lembra o Senna. Piquet está sendo representado pelo Fofonso... tocada bem parecida. Quem diria, né ? Hoje, torço pelo GH-1 ! Vou ver o Fluzão. Tchau.
E viva Piquet ! GP-3 !



M.C.