18 de julho de 2014

FRIC

Uma palavra tem sido muito pronunciada ultimamente na F-1 - FRIC, e muitos se perguntam o que é isso. Numa tradução livre do inglês para o português significa - suspensão dianteira e traseira interligada.

Na verdade o sistema FRIC é uma emolução da suspensão ativa, pois tem a função de manter maior estabilidade do carro reduzindo o consumo de pneus. Porém, ao invés da utilização da eletrônica que está proibida desde 1993, o sistema funciona com transferência de fluídos hidráulicos.

O princípio básico é garantir uma altura constante do bólido na aceleração, freadas e nas curvas. Desse modo o assoalho permanece mais tempo rente ao chão, o fluxo de ar se mantem homogêneo e consequentemente acontece o aumento da pressão aerodinâmica. Como resultado o carro consegue contornar curvas com mais velocidade e maior equilibrio.
Editoria de Arte de ZH

Especialistas  apontam o sistema como a chave do sucesso da Mercedes no atual campeonato. Até porque a equipe alemã desenvolve o sistema a quatro anos.

No entanto, a FIA decidiu agora proibir sua utilização para o restante do Mundial. É importante lembrar que a entidade foi consultada no inicio do Mundial por equipes interessadas na utilização do sistema, e naquele momento deu sinal verde para o uso da traquitana. Agora passadas nove etapas resolveu que o dispositivo está fora do regulamento. Com a malandragem que lhe é peculiar, a FIA declarou que relevaria a questão, caso todas as equipes concordassem com a utilização do sistema. E todos sabemos que unanimidade nesta categoria é impossível. Ou seja, arrumaram um jeito de tentar segurar a Mercedes.

Ainda não é possível saber o quanto a retirada do sistema FRIC implicará nos carros prateados. Estima-se que sem o dispositivo, a perda de rendimento seria algo em torno de quatro décimos por volta. De qualquer modo, ainda não será o suficiente para segurar a Mercedes.

5 comentários:

Thomas disse...

Huumm... será que o campeonato vai ter outra conotação?

Marcelonso disse...

Thomas,

É o que a FIA gostaria. Essa medida deverá reduzir um pouco a vantagem da Mercedes. Vamos esperar pra ver daqui a pouco...


abs

Anônimo disse...

Zacarias é o 7 a 1 de quatro rodas. Só humilhação ! Que cara buuuuuuuuuuuuurro ! Até minha vovó, que nasceu em 1898 e hoje mora no firmamento( abóbada celeste, vulgo 'céu'), jogaria aquela polla da Williams para a zona de escape asfaltada ! Muito burro. Mas dá um poster legal ele de cabeça prá baixo...
Estão a discutir besteiras, ô, pá! Nada mudará até o anus que véim, gajos ! O campeonatu foi feito pâra a Mercedis Benze vencerê ! Pensem. Ou torça pelu Penélope ou pelo GH-1 ! Que corridaça do GH-1, hein ?
Máix um chuti do Bottas. O gaju é bão demais ! Mataram o Zaca em óleo de caixa de marcha quente ? O sir Xavier Veloz chegou a se levantar da cadeira quando viu aquela destruição toda, no bibi dele. Se esqueceu que é paraplégico ! Queria pegar o baixinho lentinho de qualquer jeito...



M.C.

Luiz Paulo Knop disse...

Se isso já começou a valer na Hungria, não surtiu efeito... a equipe mais dominante da história da Fórmula 1 continua aprontando!!

Luiz Paulo Knop
www.resenhaesportiva.com

Marcelonso disse...

Paulo,

Na verdade, a etapa da Hungria será no próximo domingo.
E quanto a vantagem da Mercedes, ela é tão grande que mesmo como os quatro décimos perdidos com a retirada da FRIC, ainda permanece na frente com tranquilidade.

abs