25 de junho de 2015

Sueco voador

Ronnie Peterson, ainda que jamais tenha sido campeão na F1, foi um dos maiores pilotos da história da categoria. Começou na equipe March em 1970, onde permaneceu por três temporadas.

Em seguida mudou-se para a lendária equipe Lotus, onde formou em 1973, uma das melhores duplas da categoria com o nosso glorioso Emerson Fittipaldi. Dividiu com o brasileiro a honra de guiar os místicos carros pintados em preto e dourados, com o icônico patrocínio da John Players Special.

Peterson permaneceu na escuderia inglesa por quatro anos, e protagonizou uma cena marcante na luta pelo título entre Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart. O piloto brasileiro lutava pelo bicampeonato e precisava da vitória no GP da Áustria. Como Peterson já não tinha mais chances no campeonato, o chefe da escuderia Lotus, Colin Chapman, ordenou a inversão das posições.

Louco da vida com a ordem recebida, o sueco simplesmente resolveu abrir passagem em plena reta. Peterson diminuiu a velocidade, colocou o braço para fora, e começou a sinalizar para Emerson passar, só que de nada adiantou, algumas voltas depois o motor da Lotus do brasileiro abriu o bico...

Na prova seguinte em Monza, a situação era a mesma, mas dessa vez, como não houve ordem de inversão, Peterson não deixou Emerson passar e lá se foi a chance vencer o campeonato. O campeão daquela temporada foi
Jackie Stewart.
Contrariado pelo rebeldia do parceiro sueco que não aceitou dar uma de "Felipe Massa", Emerson tratou de selar seu acordo com a McLaren para o ano seguinte (1974), onde finalmente levantou seu bicampeonato.

Em 1977, Ronnie Peterson chegou a pilotar para a Tyrrell, na época dos carros de seis rodas.

No ano seguinte retornou para a Lotus, onde em 1978, lutou diretamente pelo campeonato, dessa vez contra seu companheiro Mario Andretti. Porém um acidente na largada do GP de Monza, interrompeu sua trajetória na F-1. Após a colisão seu carro  explodiu. Peterson com lesões profundas, acabou falecendo no hospital na manhã seguinte - aos 34 anos, o sueco partia antes do combinado...


4 comentários:

Juanh disse...

Ronnie fue el mejor piloto de los años setenta, la falta del campeonato mundial no opaca su trayectoria. Como bien lo dices, de lo mejores en la historia de la F1.
Abrazo!

Ron Groo disse...

Este era dos grandes mesmo.
Mas a melhor do texto foi "dar uma de Felipe Massa". cara, eu não guentei... ri pra caramba.

Anônimo disse...

Sobre o Ronnie. Deixa eu puxar das memórias mais antigas da minha cacholinha.
Era bom piloto. Era inconstante. Foi o quinto no campeonato de 1974. O n° 1 permanecia na equipe. Juanh está sofrendo de 'porum-mundomelhorite aguda'. Esqueceu-se de Scheckter, Lauda, Depailler, Hunt, Ickx, Jarier, Watson, Pace e Reutemann ! Sem contar o Rato e Andretti. Tinha o Carlo Facetti também mas esta é outra história.
Rato era amigo de Ronnie. Das mulheres se darem bem ! Tudo indica que foi ordem do meu projetista malvado favorito, o maior projetista de todos os tempos ! Na década de 1970 surgiu, na F1, o A.C. e D.C., antes e depois de Colin ! O Chapman ! Que estava com raiva do Rato e disse, nas plaquinhas pro sueco: 'Cê tú não segurá este fi... da ..ta maquilariano, não será meu primeiro piloto em 1974 ! Será o Carlo Facetti '!
Seth Rogen sabe disso porque estava lá.



M.C

Juanh disse...

Cada vez que tras un comentario mío "M.C." escribe y me nombra, noto que ataca lo que escribo. Me ha sacado las ganas de seguir comentando...