10 de fevereiro de 2016

No Túnel do Tempo - Moco


Em 25 de janeiro de 1975, Jose Carlos Pace, o "Moco", conquistava em Interlagos, sua primeira e única vitória na F-1, de quebra acontecia a primeira dobradinha brasileira na categoria máxima do esporte a motor, com Emerson Fittipaldi na segunda colocação.

Pouca gente sabe, mas a vitória de Pace correu o risco de não acontecer. Tudo porque o brasileiro não cumpriu o regulamento que mandava o piloto completar uma volta após receber a bandeirada. Conta a lenda que Pace teria cortado caminho numa das curvas do longo circuito paulistano, fato esse que justificaria uma punição e a consequente desclassificação. No entanto, como Emerson Fittipaldi e Jochen Mass, segundo e terceiro colocados respectivamente, acabaram seguindo exatamente o mesmo caminho do vencedor, a FIA resolveu manter o resultado. Dizem que Fittipaldi e Mass o fizeram por puro cavalheirismo.

Pace seria o último piloto na história da F-1 a receber no pódio, além do troféu e champagne, uma coroa de louros.

Dois anos depois, Jose Carlos Pace faleceria num acidente aéreo, antes do início da temporada para a qual era cotado como um dos postulantes ao título.

3 comentários:

Thomas disse...

Nesse avião estava ele e um outro brasileiro muito bom chamado Marivaldo Fernandes.

Moco era o super-piloto que, nesse ano (77), já estava sendo apontado como um futuro campeão.

Marcelonso disse...

Sem dúvida, Thomas...

Um talento que se foi cedo demais.


abs

Ron Groo disse...

E pensar que a Mini deste carro estava nas bancas de jornal por 49 dilmas e eu não comprei.
Agora só acho em lojas com 100 lulas e olha lá.