20 de março de 2016

Melbourne - Rapidinhas pós corrida


- A temporada 2016 começou contrariando todas as expectativas. O GP disputado em terras australianas foi muito movimentado. Ainda que o circuito de Albert Park não proporcione muitos pontos de ultrapassagens, aconteceram boas disputas, tanto no pelotão da frente, quanto nas posições intermediárias. No entanto, a corrida chegou ao fim com o resultado habitual - dobradinha da Mercedes, seguido pela Ferrari.

- A vitória ficou com Nico Rosberg. O jovem alemão seguiu a risca a estratégia traçada pelo time alemão, depois da largada desastrosa de sua dupla de pilotos, e conseguiu recuperar a liderança, logo após a parada de Vettel, na 35ª volta. Rosberg anotou o 15ª triunfo da carreira, igualando Button.

- A vitória parecia caminhar em direção a Ferrari, porém, o time italiano cometeu o erro de manter  pneus supermacios no carro de Vettel para a relargada, após o acidente entre Alonso e Gutierrez. Vettel bem que tentou construir a vantagem necessária para manter a ponta com mais uma parada pela frente, mas não conseguiu. No fim das contas, o terceiro posto teve gosto amargo para o time de Maranello.

- Hamilton, o então favorito absoluto a vitória, largou muito mal e acabou jogando fora a possibilidade de mais uma vitória tida como certa. No fim das contas, terminar na segunda posição pode ser encarado como um bônus.

- Novamente fica muito claro a superioridade da máquina alemã. Mesmo com uma péssima largada, como foi o caso de hoje, é possível recuperar terreno rapidamente na base da estratégia. O que pode servir de alento para uma temporada um pouco mais competitiva, é o fato da Ferrari ter em mãos um carro bem nascido, com muito potencial a ser desenvolvido. Ainda assim, o domínio da Mercedes será frequente ao longo da temporada, pode apostar.

- Ricciardo, Massa, Grosjean, Hulkenberg, Bottas, Sainz e Verstappen, completaram a zona de pontos, do quarto ao décimo colocado, respectivamente.

- Mas o que marcou mesmo essa corrida, foi o pavoroso acidente sofrido por Alonso. O espanhol calculou mal ao tentar ultrapassar Gutierrez. Sua roda dianteira tocou o pneu traseiro do carro do piloto mexicano, decolou e saiu capotando até parar no muro com a McLaren completamente destruída. Foi assustador. Alonso pode dizer que nasceu de novo, neste domingo.

- Por fim, é preciso registrar o bom começo da estreante equipe Hass. Os ianques estrearam na categoria marcando pontos, com o sexto lugar conquistado por Grosjean. O "ex-maluco da primeira volta" soube aproveitar muito bem a chance que se apresentou. Até porque, não será sempre que aparecerá.

- O circo da F-1 voltará a se  reunir em duas semanas, para o GP do Bahrein.

3 comentários:

Thomas disse...

Verdade Marcelo. Apesar de alguns contratempos com Hamilton, essa temporada começou com a cara que fechou. Ou seja: domínio total da Mercedes desde a classificação.

Nem a mudança no sistema de classificação, mudou alguma coisa que rompesse o domínio da Mercedes.

E a Mclaren, que eu pensava que ia mudar alguma coisa, ficou na mesma. De mudança mesmo só o visual. De resto, ficou igual ao ano passado.

Portanto, é aquilo mesmo que estamos comentando. O que foi mostrado na Austrália, é a repetição de 2015 com a disputa do título ficando na casa da Mercedes com a Ferrari logo atrás, e ocorrendo algumas surpresas misturadas com proezas de um Ricciardo, de uma Red Bull, de uma Williams, de um Bottas... nesse longo campeonato de 21 corridas!

Marcelonso disse...

Thomas,

Infelizmente meu amigo, a categoria que tanto gostamos, está perdendo sua magia a cada dia...

abs

Ron Groo disse...

Eu gostei da corrida, movimentada, com algumas alternativas.
A Mercedes precisou de estratégia, e claro, um erro da Ferrari pra vencer.
Deu pra animar.