21 de outubro de 2016

SOLUÇÕES AERODINÂMICAS

No inicio dos anos 70 a aerodinâmica na F-1 era uma área a ser explorada. Na imagem acima, algo inimaginável nos dias atuais, a diversidade. Tudo bem que algumas soluções não eram muito agradáveis aos olhos, mas era interessante a busca por alternativas...

Pela ordem, Jacky Ickx (Ferrari 312B2), Emerson Fittipaldi (Lotus-Ford 72D) e Ronnie Peterson (March- Ford 711) - GP da Inglaterra - 1971

                                                    clique na imagem para ampliar

2 comentários:

Pedro disse...

Que imagem interessante. Parabens.

Anônimo disse...

Venceu o shape '1', por anos a fio. Mas vemos que o '4' tem algo que se utiliza hoje, com a providencial ajuda dos supercomputadores. A asa dianteira. Sabiam das turbulências que as pontas da asas gera. Ferrari ? Então, Ferrari.
https://blogmonumentalformula.files.wordpress.com/2011/12/ta_article_425.jpg
O 'biquinho' era antes, um 'bicão' !
E o March, a abertura da asa traseira, ha.... Os vovôs entendiam de aerodinâmica. Se bem que os caras eram geniais há mais de décadas. No caso dos aviões o SR-71 é de 1963, 1964. Porque falo de aviões. Chapman era engenheiro aeronáutico. Ai, ai...


M.C.