6 de junho de 2017

CHAPMAN E A LOTUS 25

Conta a lenda que Colin Chapman desenhou o Lotus- Climax 25 num guardanapo, enquanto jantava com parte de sua equipe...

O segredo do carro estava escondido sob a carenagem. Chapman mostrou o caminho para a criação do monocoque em 1962, ao conceber um carro com maior rigidez, menor peso, maior confiabilidade e uma seção transversal menor. Mais de 50 anos depois, os carros de corrida continuam usando esse princípio.

Foi uma máquina concebida sob medida para um piloto muito especial - Jim Clark. O inglês só não venceu o Mundial em 1962 porque na última corrida da temporada, quando liderava a prova, foi obrigado a abandonar devido a um vazamento de óleo provocado por um parafuso mal apertado.

No ano seguinte, Jim Clark venceu o campeonato de forma avassaladora. Conquistando sete vitórias e sete poles em dez provas disputadas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Não. A BRM com Graham Hill foi bem melhor em 1962.

https://images.kurier.at/1962-08-05_Graham_Hill%252C_BRM_-
_Hatzenbach_%2528sw%2529.jpg/620x930nocrop/41.754.558

Bigodinho campeão ao volante da BRM campeã.

. O Lotus realmente brilhou em 1963, com Jim Clark. Em 1964, caramba, deve ter sido sensacional ver e torcer naquela época, deu Ferrari ! Apertada, 1 ponto encima de Graham Hill, BRM.

https://www.formula1.com/content/fom-website/en/championship/drivers/hall-of-fame/John_Surtees/_jcr_content/image16x9.img.1024.medium.jpg


Fantástico mas, 'aerodinamicamente' falando, depois de ver estes resultados aí, ano a ano, 3, acho que o gênio Chapman ainda estava matutando suas genialidades, guardando-as para os anos 1970. Acho que a força do motor e o 'braço' do piloto ainda mandavam nos anos 1960.


M.C.