26 de dezembro de 2017

NO TUNEL DO TEMPO - 1990

Sob a supervisão de Steve Nichols, o novo designer, o time italiano apresentou para a temporada de 1990 uma máquina tecnicamente avançada, com aerodinâmica refinada e moldada para o estilo de seu mais novo piloto, o então tricampeão, Alain Prost. O novíssimo modelo batizado 641, era uma evolução do carro desenhado por John Barnard em 1988, cuja estréia de fato ocorreu apenas em 1989. Máquina essa que continuava a carregar o revolucionário o câmbio semi-automático.

Foi com esse modelo, desenvolvido com a ajuda do experiente piloto francês, que a Ferrari lutou bravamente contra a McLaren pelo Mundial. O time italiano igualou a escuderia inglesa em número de vitórias. Foram seis vitórias na temporada (Prost - 5 e Mansell-1), mas no fim das contas o campeonato ficou com o time inglês. Ayrton Senna sagrou-se bicampeão ao fim da temporada.

Conta a lenda, que  Nigel Mansell mesmo após uma temporada de adaptação ao câmbio semi-automático, ainda tinha dificuldades. Com a advento das borboletas instaladas no volante para a troca de marchas, o velho Leão passou a utilizar luvas com cores diferentes nas mãos. Azul na mão direita para aumentar a marcha e vermelha na mão esquerda para reduzir. 

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia !

Mococa está em Bangalore, num retiro espiritual, cercado por vaquinhas não podendo mexer com as bichinhas porque lá dá cana braba. Então, serei o primeiro a comentar. De fim ao início, começo.
. Verdade, não é lenda e digo a pravda, dá para confundir no início, imagina com um piloto de F1 precisando acelerar e manter ritmo a cada volta. Só uma explicaçãozinha pois o texto dá para confundir. O cambio semi automático foi apresentado em 1989 mas a dupla era Mansell e Berger. O Leão ficou confuso em 1989 e acredito que o melhor segundão de Senna ficou mais ainda. Mansell, em 1989, repito, conseguiu duas vitórias, segundos e terceiros lugares. Berger, dois segundos e ganhou uma mostrando, os dois, a Ferrari e ao mundo que esta evolução do cambio automático viria para ficar. E ficou !
Coloquei as braboletas no meu puma GTB 1978 e ficaram ducas !
. A Ferrari do Prost que Ayrton Senna tirou da pista em 1990 era muito bonitinha. Está no MOMA de N.Y. ! Não sei se ainda está...
Tinha nariz cuémcuém e side pods com arestas arredondas nos aerofólios dianteiros( êpa ! Asas dianteiras !), coisas ainda não vistas nos autódromos. Dá prá ver na fotinho.
. É. Bacana a invenção da Ferrari e quase trinta anos depois o pedal da embreagem está dando adeus aos bibis de rua. E a FIAT foi lá e pou !
Mandou ver no marquetingue !
https://i.pinimg.com/originals/38/d2/e5/38d2e55b43577905bd4c0b49d4c5fd9e.jpg
. Agora, a verdade. O semi automático, da Fui Iludido Agora é Tarde, tal do dualog, é fraquinho que só.
Ah, da Magneti Marelli, mas quem faz a relação de marchas é a dona FIAT.



M.C.

Marcelonso disse...

M.C.


Você tem razão, a estréia do cambio foi em 1989, no Rio de Janeiro. E mesmo com toda dificuldade, Mansell venceu aquela corrida. Valeu!



abs

joaoleopires disse...

A imagem que tenho deste carro será sempre a foto após a épica batida entre Prost e Senna em Suzuka na primeira curva após a largada!!