19 de janeiro de 2018

CORES UNIDAS

Separados ao nascimento, os modelos da Ligier (JS41) e da Benetton (B195) - (1995) eram praticamente idênticos.

Ainda que o carro francês tivesse a assinatura de Frank Dernie, na verdade o autor de fato era o genial Rory Byrne. Para aqueles que não lembram, foi quem desenhou todos os carros com os quais Michael Schumacher venceu os sete titulos mundiais.

A diferença fundamental entre os dois modelos, além dos pilotos, era a motorização. A Benetton utilizava o fortíssimo propulsor Renault, enquanto os franceses sofriam com o famigerado Mugen MF301 V10, fornecido por uma empresa preparadora oficial da Honda.

A explicação para a cópia explicita estava no comando das duas escuderias. Na época Flavio Briatore, além de diretor da Benetton, detinha o controle acionário da Ligier. 

No fim das contas a Benetton terminou a temporada com o titulo de pilotos e construtores enquanto a Ligier apenas na quinta colocação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde !

Que vergonha pros italianos... precisaram chamar os ingleses e, no caso, um sul-africano, para conquistar aquele monte de títulos.
Tititi... E ainda 'destruir' a F1.
Destruir o interesse pela categoria, quero dizer. Tudo começou com eles e aquele robô, que agora descobrimos ser um androide de última geração, Schummy...
tititi...
Falando nisso, como anda o Schummy ? Deus o ajude.

Ligier. Ligier eu gostava dessa aqui...

http://portalsportszone.com.br/wp-content/uploads/2014/06/IMGP338b.jpg

Com o 'pirata' Laffite. Mococa viu e vai vir com o papo que era bebê nesta época.


M.C.

joaoleopires disse...

Excelente, eu nunca soube disso, mas olhando na foto, realmente se parecem muito!
Anônimo como sempre, um piadista pronto, na época 1995, já acompanhava algumas corridas e tinha 6 anos, o que biologicamente não é considerado um bebê haha!