30 de janeiro de 2018

NO TÚNEL DO TEMPO - SKATE

Dizer que o McLaren MP 4/4 foi o carro mais dominante na história da F-1, é chover no molhado. Até porque, o seu recorde de 15 vitórias em 16 corridas, estabelecido na temporada 1988, perdura até os dias atuais.

No entanto, a inspiração para o projeto vencedor nasceu dois anos antes, na equipe Brabham. O modelo batizado BT55 impressionava pela aparência, mas infelizmente não correspondia nas pistas. Em 16 corridas somou apenas dois míseros pontos...

Segundo o projetista, Gordon Murray, o grande problema na Brabham era o motor BMW. Fraco e com baixíssima confiabilidade. Para não comprometer o projeto, o propulsor alemão precisou ser instalado numa inclinação de 18º em relação a horizontal, fato que esse que acabou resultando em problemas na lubrificação, superaquecimento e a consequente perda de potência e confiabilidade.

O ponto em comum entre ambos os modelos era o perfil de linha baixa. O conceito dessas duas máquinas buscava deixar a carroceria o mais baixo possível. Uma ideia simples, que visava permitir que o ar fluísse sobre o carro da maneira livre até a asa traseira, maximizando assim a pressão aerodinâmica em relação ao arrasto.

O responsável por esse "parentesco" entre os carros de equipes distintas foi Gordon Murray. O designer sul africano saiu da Brabham e migrou para a McLaren ao final da temporada de 1986, levando a reboque uma ideia que a principio não havia funcionado muito bem.

Porém, na equipe de Woking, Gordon Murray encontrou o projetista Steve Nichols e a Honda. Nichols encampou o conceito, e com o auxilio dos japoneses da Honda conseguiu  colocar a bordo do carro inglês um motor compacto. Nascia assim a máquina mais espetacular de todos os tempos.

O destino caprichosamente colocou o foguete da McLaren nas mãos de duas das maiores lendas das pistas - Ayrton Senna e Alain Prost. Não poderia ter sido melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia !

Túnel do Tempo ? https://www.youtube.com/watch?v=cSTBT9ez6CA

. Não, não e não. Todos falavam do FW-14 e suas versões. Caso de desinformação clássica da dupla Saudoso Tiozão/Gagalvão, vitimismo puro nas derrotas para a supermáquina, com o que dominaram chamá-la de
'o carro de outro planeta'. M.C., O Chatto e Moleque, há quase uma década, começou a chamar o MP 4/4 de 'o carro de outra galáxia' mostrando por números ser este o maior vencedor. A memória do brasileiro é pior que a de um peixe, isso sim é chover no molhado e todo O mundo sabe disso devido as escolhas horrorosas de seus desgovernantes, principalmente.
. Êpa ! Fui eu que escrevi isto aí encima ?
. Continuarei lendo porque pode ter algo de novo que não conheço nesta história de skate. '..., o grande problema na Brabham era o motor BMW.' E não ter seu Piquet no cockpit. Porque, garanto, ele, o limão azedo veloz, lá, a Biemevê se emendava. Daria uma enquadrada( êpa, coisa de comuna !) na montadora.
. Ou chamassem a Porsche. Motor 'baixo' é com ela mesmo. Pô, realmente, seu Gordon, gênio da F1( sem sacanagem), tutava quereno demais também, né ? A BMW produziu um 4 canecos turbinado em linha, 'alto', do BT52, dois anos depois produzir um 'baixo', cacildis ! Só em 1988, levando os projetos pros macacos de imitação, os jaspionenses, a Honda foi lá e pá ! 'Certou' ! De uns anos prá cá, não tiveram mamão com açúcar e olha o vexame aí, gente ! Chora, cavaco !
E não era tão baixo assim. As fotos não mentem.
É.
. Baita carro. E põem culpa hoje alguns manés na Mercedoca e no Genial Hamilton 4 por ser a F1, para eles, um marasmo mercedônico. Tudo tem um começo e aí está o começo da chatice formulaúnica, hoje em dia, com público a míngua. MP 4/4. Depois desta MacMac de Andrômeda, o planeta, o sistema solar onde se encontra, o quadrante onde o sistema solar se acha na gálaxia citada desconheço tudo sendo necessário falar com o capitão Kirk apesar dele só viajar pela galáxia, a nossa, ter ficado chateado no nosso último encontro pois dei encima de uma gata de orelhas pontudas e o senhor Spock, amigão dele, ficou puto nas calcinhas ! Veja só ! Um vulcano não conseguindo controlar suas emoções ! E o caso mal resolvido dele é com a Uhura ou com... sei lá, tempos estranhos aqueles, no futuro. E só queria a de orelhas pontudas mas indicaram uma klingon( mas poderia morrer. E aquela cara, e aqueles dentes... só de... MP 4/4 se é que me entende, dando tempo para fugir, manjou ?).
Veio, após a Metida Provisória 4/4 (Agora entendeu, né ? Ou seria Ministério Público 4/4 ?), o tio WilliOnca com outra maravilha alienígena( mais de perto, talvez os incas venuzianos passaram o projeto) e, mais tarde, a Ferrada e seus ingleses - e um alemão robótico( descoberto ser humano há poucos anos mas podendo ter sido abduzido quando criança. O acidente pode ser cortina de fumaça) - fantásticos que acabaram fazendo o efeito Mike Tyson formulaúnico. Tivemos a presepada de um ano com a BraumCanalhaGP, e, um pouquinho mais à frente, não deu nem para respirar, quatros anos de Renault com uma carro que deu-lhe asas e com outro mago mas aí já coisa nossa mesmo, terrena com viés alienígena. E veio a Mercedoca que salvou os humanos pois é fato de alienígenas expulsos da fábrica uns 5 anos atrás.
É.
. Aconselho o History Channel e a série queima filme do mesmo canal, Alienígenas do Passado, com o doido do Giorgio Tsoukalos, aquele arremedo de Robert Smith do The Cure nos bons tempos. Ele assinará embaixo tudo que disse até aqui e agora. Ponto.
. Se sou a favor que a Mercedoca e a Ferrada deem as mãos e saiam bailando do circo, adoraria ! Fora alienígenas !
Lula na cadeia( um ser intergalático do mal que veio.... kkkkk !....
da estrela... do Mal !) e Bolsonaro presidente( que é humano).
Por onde andam o senhor Groo e o Mococa ? Abduzidos ?
O Mococa pode ser um chupaVacas...


M.C.