Largada para o GP da França de 1989, circuito de Paul Ricard. De certa forma, Mauricio Gugelmim foi o protagonista da corrida.
Antes da primeira curva, o March do brasileiro é tocado na traseira, na sequência bate no carro da frente e decola num voo assustador sobre outros dez bólidos.
O carro havia virado sucata, mas o piloto estava vivo. Gugelmim não conseguia acreditar no que havia acontecido...
O brasileiro correu até os boxes, pegou o carro carro reserva e saiu para nova largada que aconteceria minutos depois. No fim das contas, Gugelmin acabou realizando uma bela corrida, com direito a melhor volta da prova, mas abandonou a oito voltas do final.
Por fim um detalhe chamou a atenção de todas as equipes. As imagens da March de ponta cabeça, revelaram um detalhe interessante, uma entrada de ar sob o bico.
Dispositivo esse que permitia um downforce extra ao carro. Uma ideia simples e ao mesmo tempo genial. Evidentemente logo copiada pelas demais escuderias. O projetista desse carro? O genial Adrian Newey.
2 comentários:
A primeira, A FOTO !
Tenho ela na antiga revista GRID, da Quatro Rodas,que guardo com carinho.
Hoje só com uma roda a revista. Ninguém mais lê a revista.
Revista Roda. Falar a verdade.
Sobressalente... O nome da revista agora é 'Estepe' !
M.C.
Legal.. não sabia dessa da entrada de ar por baixo do bico...até hj me lembro dessa largada..
Postar um comentário