Nigel Ernest James Mansell, o aniversariante do dia, completa 65 anos.
O Leão participou de uma época dourada na F1. Fez parte de uma geração de pilotos excepcionais, como Lauda,Piquet, Prost, Senna e por ai vai...
Na F1 foram 15 temporadas, 187 GPs, 31 vitórias, 32 poles, 59 pódios e 30 melhores voltas. Foi campeão em 1992, a bordo de uma das máquinas mais fantásticas de história, a Williams FW14B.
Mas o que marcou sua carreira foi sua mudança para a Indy em 1993. Zangado com Frank Williams e todo o circo após a conquista do Mundial, sem obter o reconhecimento devido, o piloto inglês anunciou sua mudança para a categoria estadunidense.
Apesar da surpresa pela decisão intempestiva do piloto inglês, ninguém acreditava que Mansell pudesse desembarcar numa categoria tão diferente, enfrentar os locais e vence-los. Naquela época corriam na Indy: Emerson Fittipaldi, Mario Andretti, Paul Tracy, Bobby Rahal, Raul Boesel, Al Unser Jr entre outras feras...
Mas o Leão surpreendeu a todos e venceu o campeonato de forma espetacular. Em 16 etapas, terminou dez vezes no pódio. Foram 5 vitórias em sua temporada de estréia.
O piloto inglês abriu de forma definitiva a porta para outros pilotos da F1 que viriam a seguir. E o mais importante, ganhou o reconhecimento que lhe era devido.
O piloto inglês abriu de forma definitiva a porta para outros pilotos da F1 que viriam a seguir. E o mais importante, ganhou o reconhecimento que lhe era devido.
Um comentário:
Por quê sempre estragar as coisas com sentimentalismo babak ?
. O Leão deixou a F1 por motivos menos nobre$ não porque virou um mimizento, vítima da sociedade( no caso, sociedade formulaúnica).
. Foi pro melhor carro na Indy. Algo parecido se o melhor indyano fosse para a Mercedoca( com o Bottas...). Talvez ganhar o campeonato não ganhasse mas veríamos beliscar segundos, terceiros e, para o final da temporrada, algumas vitórias. Ah, e se não fosse tratado como o Michael Andretti na MacMac.
. Sempre houve este intercâmbio F1-Indy-Indy-F1. Volto a dizer que reconhecimento sempre teve na F1 mesmo sendo o doidão do momento( final dos anos 1980 e início dos anos 1990). Foi para Indy por motivos menos nobre$, repito.
M.C.
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