Mostrando postagens com marcador GP da Bélgica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GP da Bélgica. Mostrar todas as postagens

8 de setembro de 2008

McLaren apela da decisão da FIA


Como era esperado o time inglês,encaminhou um documento apelando da decisão dos comissário que retiraram a vitória de Lewis Hamilton no GP da Bélgica.

A McLaren contesta a punição,através de informações que mostram que o inglês estaria mais lento que Kimi Raikkonen no exato momento que cruzaram a linha de chegada,além disso apontam que Hamilton passou pelo lado oposto,após se reposionar atrás do ferrarista.

“Analisamos todas as informações e elas mostraram que o Lewis estava 6km/h mais lento do que Raikkonen na linha de chegada. Depois de devolver a liderança, o Lewis ainda reposicionou seu carro atrás do Kimi e fez a manobra pelo outro lado, freando mais tarde na primeira curva. Baseados nisso, nós não temos outra opção a não ser apelar”,declarou a escuderia inglesa

7 de setembro de 2008

Entrevista com Massa


Felipe se descreveu como um bundão pilotando hoje,sem dúvida alguma foi muito conservador para quem deseja ser campeão,mas no final teve uma boa ajuda da sorte e claro da FIA,faz parte do jogo.Ouça na integra no Tazio

Na canetada, FIA retira vitória de Hamilton



O improvável aconteceu, a FIA através de seus comissários acatou o protesto da Ferrari e puniu Hamilton pela manobra ilegal na chicane Bus Stop.Mesmo o inglês tendo devolvido a posição,ainda assim ficou em vantagem segundo os comissários,fato esse que facilitou sua ultrapassagem sobre Raikkonen na curva seguinte.

Dessa forma,o inglês tem acrescentado ao seu tempo 25 segundos,e consequentemente perde a vitória para Massa,cai para terceiro e assiste sua vantagem para o brasileiro ser reduzida para dois pontos.

Uma decisão polêmica,que ainda vai dar muito o que falar,o time inglês vai tentar recorrer,mas ainda existem dúvidas se o recurso é admissivel,tratando-se de um drive-through,mas de qualquer modo o time prateado tem oito dias para faze-lo,depois disso a FIA ainda vai considerar a validade do recurso,lembrando que dificilmente a FIA muda a decisão de seus comissários.

Sinceramente eu não tomaria essa atitude ,o inglês tinha que devolver a posição depois do corte na chicane e fez isso.Em seguida os dois estavam na reta e com os dois carros tracionando,Raikkonen fez o que era possivel,mas não conseguiu segurar o inglês,e na saida da curva Le Source ainda toca em Hamilton,para mim uma situação normal de corrida,momento de muita adrenalina.Penso que é uma decisão absurda,como também teria sido punir Massa em Valência pelo episódio no pit-lane com Sutil.

Mesmo sendo brasileiro, e torcendo por Felipe,uma vitória assim não tem a menor graça.E contrariando o filósofo,nem todas as corridas terminam na bandeirada.

Pitacos pós GP da Bélgica


Uma prova com final eletrizante,com uma disputa intensa entre Raikkonen e Hamilton,com final feliz para o inglês,que tem demonstrado uma capacidade de reação em condições adversas,pois em todas as provas desse ano em que ocorreram situações de pista molhada,ensaboada e por ae vai,Hamilton venceu.Corrida boa,com muitas brigas.Viva Spa-Francorchamps!

-Hamilton
,cometeu um erro na segunda volta e acabou perdendo a posição para Raikkonen.Depois disso seguiu acompanhando o finlandes,parecia conformado com o segundo posto,até que começou a garoar a cinco voltas do fim.Percebeu a dificuldade de Kimi,descontou a diferença,colocou a faca nos dentes e foi para cima,num embate sensacional.Conquista sua quinta vitória no ano e abre uma margem confortavel para Massa.

-Felipe Massa,foi conservador demais no inicio da corrida,e por isso perdeu a posição para Raikkonen,logo na primeira volta.Depois disso continuou discreto,vinha numa prova burocrática pensando em ser terceiro,no final conquistou oito pontos importantes,e agora é a único piloto que resta a Ferrari para lutar pelo campeonato,o finlandes já era.

-Heidfeld,finalmente retorna ao pódio,e com méritos.Entrou nos boxes quando faltavam duas voltas para o final,calçou pneus intermediário e conseguiu superar três oponentes,saindo de sexto para terceiro.

-Alonso
,uma corrida muito consistente,andou bem o final de semana inteiro.Dentro das possibilidades colocou a Renault,somente atrás de uma Ferrari,uma McLaren e uma BMW-Sauber.Nas voltas finais,também optou por pneus intermediários ,mas não fez diferença,terminou em quarto.Se coloca uma volta antes,a história seria outra.

-Vettel,um piloto excelente,tem sido muito regular nas últimas provas,soma mais quatro pontos e ajuda sua equipe a subir no campeonato,Berger vai sentir saudades.

-Kubica,foi mais um que fez uma corrida discreta,não conseguiu uma boa performance nesta pista,ainda assim deixa a Bélgica em terceiro no campeonato superando Raikkonen por um ponto.

-Bourdais,parece que a sacudida de Berger fez efeito.O francês conseguiu se classificar bem,teve um pequeno toque com Trulli da largada,depois manteve uma tocada segura,esteve quase no pódio,mas no final escapou a chance,pois foi superado por quem arriscou mudar de pneus nas voltas finais.

-Glock
,outro que se deu bem com a chuva,esteve fora dos pontos a prova inteira,no final levou um pontinho para casa.

-RAIKKONEN,apesar de não ter terminado,foi o nome da corrida.Pulou na largada de quarto para segundo,na segunda volta já era primeiro,dominava a corrida,mesmo não dispondo do melhor equipamento,parecia que renasceria das cinzas,tudo apontava para uma vitória maiuscula,até começar a chover nas voltas finais.Combateu Hamilton com todas as forças,numa disputa pra lá de emocionante,mas acabou escapando numa reta e deu adeus ao sonho do bi-campeonato.

6 de setembro de 2008

Pitacos pós Classificação


A McLaren conquista a pole com Hamilton com sobras.Quando todos os treinos apontavam para um domínio Ferrarista,restando decidir quem levaria Massa ou Raikkonen,os prateados simplesmente dominaram o treino classicatório e ruiram o sonho de um domínio vermelho.

Talvez com a temperatura da pista baixa,a Ferrari não tenha conseguido extrair tudo de seus carros,devido aos pneus não funcionarem tão bem nestas condições para eles.
Outro fator a considerar seria a McLaren optar por largar mais leve,porque uma quantidade menor de gasolina pode significar uma vantagem de até 0s4 por volta.

Outra teoria,seria o fato da McLaren ter escondido o jogo,e ter realmente o carro mais rápido.

Felipe Massa fez o que estava ao seu alcance,uma boa volta conseguindo ficar entre as McLaren,dada a situação do treino classificatório,onde o dominio prateado foi surpreendentemente esmagador.

Kovalainen,até que começou bem,durante um bom tempo andou direitinho,mas não adianta, não consegue acompanhar Hamilton,dá sempre um jeito de cometer um erro.

Raikkonen,não tem sido mais aquele piloto brilhante,tem perdido para Massa sistemáticamente,amanhã será sua ultima chance de voltar a sonhar com o bi-campeonato,chegando atrás de Felipe,um abraço.

Vale ressaltar também o belo trabalho de recuperação da BMW-Sauber,no inicio dos treinamentos estava perdida,conseguiu uma boa recuperação colocando Heidfeld em quinto e Kubica,que dessa vez não foi superior ao companheiro em oitavo,mas provavelmente o polaco tem mais gasolina.

Outra bela surpresa,foi a consistencia da Renault de Alonso,esteve em todos os ensaios entre os mais rápidos,larga em sexto e deve pontuar seguramente.

A figurinha carimbada de classificação que retornou ,foi Webber,idolo do nosso glorioso Jacochello.Conseguiu um belo sétimo posto,e vem acompanhado de seus primos-irmãos de equipe,com Boudais em nono,quem diria?E Vettel fechando os dez mais rápidos.

E a Toyota o que aconteceu?Sempre presente entre os dez dessa vez não avançou para o Q1.Agora ruim mesmo está a Honda,o carro simplesmente não tem
velocidade,equilibrio,etc.

Será que amanhã teremos um dominio prateado?Consiguirá Massa um bom ritmo para brigar pela vitória?Pelo que se viu até agora a vantagem de Hamilton é grande,se não for peso,será difícil superar o inglês.Mas como diria aquele filósofo "Carreras são carreras"e mais do que isso ,só termina na bandeirada,ainda mais nessa pista.

GP da Europa 3º treino livre


Para alegria do nosso glorioso Xará,Luis Marcelo F-1 ALC,o time germanico da BMW-Sauber voltou a ocupar o primeiro posto na tabela de tempos e com Nick Heidfeld na derradeira sessão de treinamentos deste sábado.

A pista estava naquela condições,chove,seca,chove,seca...,a principio esteve úmida e depois secou permitindo uma melhora dos tempos no final da sessão.

O segundo foi Kovalainen com sua McLaren,seguido por Alonso com sua Renault até aqui muito constante em terceiro.Hamilton apareceu no quarto lugar com seu carro prateado e fechando os cinco mais rápidos ficou Massa que preferiu não arriscar e preservar o equipamento para a classificação de logo mais,ele foi para a pista somente nos momento finais e quando a pista já estava seca.

Nelsinho parece ter encontrado um caminho melhor e conseguiu a nona melhor marca,já Rubens Barrichello continua no seu calvário,terminou em penúltimo.

Aos tempos

1º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min47s876
2º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s289
3º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s431
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 0s480
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s816
6º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 0s892
7º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s939
8º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s960
9º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1s070
10º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s178
11º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s181
12º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1s249
13º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s374
14º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s380
15º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s659
16º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s954
17º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), a 2s073
18º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2s158
19º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 2s185
20º. Jenson Button (ING/Honda), sem tempo

5 de setembro de 2008

Entrevista com Felipe Massa


Massa se mostra muito confiante com o desempenho da Ferrari até aqui,acredita que o problema com o motor esteja superado,não vai usar o coringa a que tem direito,e diz ainda que o time tem que pensar numa estratégia inteligente para a corrida,principalmente se a chuva vier.Confira no Tazio

GP da Bélgica 2º Treino Livre


Após a escapada,Raikkonen perdeu sua asa traseira e voltou aos boxes


No segundo treino livre,o mais rápido foi Fernando Alonso a bordo de sua Renault,uma prova mais do que óbvia que nesse tipo de piso tudo pode acontecer.

Felipe Massa aparece com sua Ferrari logo após o espanhol ,separado por 0s050.No terceiro posto figura Kovalainen e sua McLaren,seguido de perto por Hamilton.Fechando os cinco mais rápidos está Raikkonen,que bateu com sua Ferrari e teve que retornar para a garagem.

É muito dificil tirar conclusões desse segundo treino,enquanto a pista esteve quase seca Hamilton tinha o melhor tempo,ainda assim muito distante do tempo de Massa obtido pela manhã.
O treino ficou interrompido pela chuva durante um bom tempo e quando a pista foi liberada,o asfalto estava úmido e os tempos continuavam altos.
Quase no fim dos ensaios com a melhora do piso é que Alonso cravou a melhor volta,seguido por Felipe.Em seguida as condições pioraram.

Numa análise pelos tempos de volta no primeiro ensaio,que devem ser as condições da prova no domingo,a Ferrari está muito forte,a McLaren está logo atrás,a Renault com Alonso vai incomodar,a Toro Rosso de Vettel estará entre os dez,assim como as Toyotas e a Red Bull de Webber.

A decepção até aqui vem sendo a BMW-Sauber,que até agora não conseguiu passar de um décimo lugar e com Heidfeld,mas ainda tem condições de melhorar.

O que chama a atenção é a concentração e a forma como Felipe vem pilotando,não interessa para ele que Raikkonen pilota bem nessa pista,que seja o maior vencedor dessa prova em atividade.Seu foco é ficar na frente do finlandes,e isso até agora ele conseguiu,esperamos que siga neste rumo durante todo o final de semana.

Aos tempos:

1º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min48s454
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s050
3º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s286
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 0s351
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s874
6º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 0s951
7º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 0s973
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1s131
9º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 1s261
10º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), a 1s271
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s421
12º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 1s468
13º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s494
14º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s827
15º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 1s910
16º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia), a 2s286
17º. Jenson Button (ING/Honda), a 2s471
18º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 2s784
19º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 2s880

20º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 3s186

GP da Bélgica 1º Treino Livre


A Ferrari começou bem os primeiros ensaios para a prova que acontece neste final de semana no circuito de Spa-Francorchamps.
Felipe Massa foi o mais rápido neste primeiro treino,seguido pelo seu companheiro Kimi Raikkonen.

As McLaren também apareceram em duo,Hamilton ficou com o terceiro tempo e Kovalainen aparece em quarto.Fechando os cinco mais rápidos aparece Alonso,que com pneus macios cravou a quinta melhor marca.

Nelsinho Piquet da Renault, aparece apenas em 10°e nosso glorioso Rubens Barrichello vem se arrastando com sua Honda e ficou em 20º e último.

Aos tempos:

1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min47s284
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 0s339
3º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 0s594
4º. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), a 0s648
5º. Fernando Alonso (ESP/Renault), a 0s820
6º. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1s144
7º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), a 1s273
8º. Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso), a 1s674
9º. Timo Glock (ALE/Toyota), a 1s713
10º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), a 1s784
11º. Robert Kubica (POL/BMW), a 1s855
12º. Nick Heidfeld (ALE/Williams), a 1s901
13º. Nico Rosberg (ALE/Williams), a 2s327
14º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), a 2s341
15º. David Coulthard (ESC/Red Bull), a 2s565
16º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force Índia), a 2s702
17º. Adrian Sutil (ALE/Force India), a 2s833
18º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), a 2s841
19º. Jenson Button (ING/Honda), a 3s180
20º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), a 3s621

4 de setembro de 2008

Expectativas para Spa-Francorchamps


O campeonato vai se afunilando,em pouco mais de dois meses teremos o campeão levantando seu caneco em Terra Brasilis,até lá teremos mais seis provas.

O momento é decisivo,a corrida no belo circuito de Spa,pode ter muitas consequencias,para os três postulantes ao título.

Poderá significar o retorno de Raikkonen a luta pelo título,como também pode afasta-lo ainda mais.

Para Massa será de igual importância,uma vitória pode credencia-lo definitivamente ao posto de número um de Maranello,bem como uma atuação apagada,pode fazer o vento soprar na direção contrária.

Hamilton é mais um que entra no mesmo barco,uma vitória daria uma grande folga,elevando a moral na luta pelo campeonato,por outro lado um revés pode significar o inicio do fim.

Todos sabem que precisam aproveitar cada chance ,somar o maior número de pontos em cada etapa que resta,mas essa prova pode realmente ser o grande diferencial,veremos logo mais nos treinos livres,o real potencial de cada um.

Temos todos os ingrediente reunidos para uma excelente corrida.

Programação do GP da Bélgica


Acompanhe o GP belga,veja os horários

Spa Francorchamps

Extensão 7004 metros
Nº de voltas: 44
Distância total:
308,176 km

Sexta:
primeiro treino livre: 6h
segundo treino livre: 9h

Sábado:
terceiro treino livre :5h
treino de classificação: 9h

Domingo:
corrida: 9h

horários de Brasília

3 de setembro de 2008

Os segredos de Spa-Francorchamps


A curva Source,logo após a largada onde acontecem as confusões



Essa é a famosa Eau Rouge vista do alto


Uma bonita tomada aerea da região onde está a bela pista belga,claro que além das citadas acima,ainda tem a Blanchimont (a curva mais rápida do mundo), a Malmedy,a Stavelot,entre outras.

2 de setembro de 2008

Previsão do tempo no GP da Bélgica


Previsões iniciais apontavam no inicio da semana ,chuva para os três dias do fim de semana.Hoje a situação mudou,previsões apontam 80% de possibilidade de chuva na sexta e sábado, e no domingo as chances são mínimas.

A chance de chuva no domingo é pequena,mais existe.Nessa região onde está o circuito tudo muda muito rapidamente,algumas vezes chove num trecho,e permanece seco em outro,depois chove,depois seca...

1 de setembro de 2008

Spa-Francorchamps uma pista desafiadora



Umas das mais belas e melhores pistas da F-1, o circuito de Spa-Francorchamps guarda uma curva desafiadora ,a famosa curva Eau Rouge,um esse longo feito ladeira acima.Uma curva tinhosa, uma puxada para a esquerda, e outra para a direita, em meio a uma subida precedida por uma descida ao estilo faca nos dentes.

A Eau Rouge, "água vermelha" em francês, tem esse nome em referência a um hotel, do mesmo nome, instalado às margens da curva.Por sua vez, o hotel homenageia um pequeno riacho que corre ao lado da pista.

Antigamente poucos se atreviam a enfrentá-la de pé em baixo,Senna e Schumacher eram mestres nisso.Hoje com todo esse aparato aerodinâmico disponíveis nos bólidos,quase todos fazem com o pé cravado,ainda assim é a curva mais desafiadora encarada pelos pilotos da atual F-1.

Além dessa famosa curva a pista belga tem muito mais,ela traz um desafio a pilotos e engenheiros,por misturar curvas de alta com curvas de baixa,torna-se um verdadeiro quebra cabeça encontrar o acerto ideal,para fazer com que os bólidos andem bem em todos os pontos do traçado.

Sem dúvida alguma é uma das poucas pistas do calendário onde o braço do piloto ainda conta e muito.Que venha Spa.