18 de maio de 2008
Um belo passeio de trem
Um domingo diferente,descer a serra do mar,saindo de Curitiba com destino a Morretes,percorrendo uma linha ferrea construida na época do Imperio,a bordo de uma máquina chamada Litorina .
A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km).
Em seus cento e dez quilômetros de extensão, a ferrovia guarda centenas de obras de arte da engenharia: são 14 túneis, 30 pontes e inúmeros viadutos de grande vão. Destacam-se a Ponte São João, com 55 metros de altura, e o Viaduto Carvalho, ligado ao Túnel do Rochedo, assentado sobre cinco pilares de alvenaria na encosta da rocha - a passagem por esse trecho provoca a sensação de uma viagem pelo ar, como se o trem estivesse flutuando. Foi a primeira obra com essas características a ser construída no mundo.
Sem dúvida foi um passeio legal,a todos que foram ,valeu raziada e até nosso próximo destino!
(clique na foto para ampliar)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Yuts, daw palagpat imo blog.
Postar um comentário