24 de outubro de 2008

Um pouco da história de Interlagos



O Autódromo paulistano de Interlagos,oficialmente Autódromo José Carlos Pace foi inaugurado em 12 de Maio de 1940,seu nome Interlagos teve origem devido ao fato de ter sido construído entre dois lagos artificiais,Guarapiranga e Billings que foram construidos no inicio do século passado objetivando abastecer a cidade com água e energia elétrica.

De 1972 a 1980 abrigou regularmente o GP Brasil,com exceção do ano de 1978 quando a prova foi realizada no circuito carioca de Jacarepaguá.A partir de 1981 até 1989 o evento foi transferido para o Rio de Janeiro,retornado para Sâo Paulo no ano de 1990 após uma profunda reforma no velho circuito de Interlagos,reforma essa acompanhada de muito perto pelo nosso eterno tri-campeão Ayrton Senna,um dos seus idealizadores.
O circuito foi encurtado,como já era esperado choveram críticas pelas mudanças,mas por outro lado muitos elogios e a manutenção do Brasil no calendário da F-1.
Seu principal problema até o ano passado era seu piso,muito criticado pelos pilotos,mas com a total substituição de todo a pavimentação,a pista agora se coloca em pé de igualdade com muitas outras do atual calendário.

Para aqueles que não sabem ainda,algumas curiosidades sobre o nome de algumas curvas do circuito paulistano

"S" do Senna:Foi desenhado pelo próprio Ayrton Senna,junta o retão a curva do sol,uma justa homenagem.

Curva do Sol :Conta a lenda,que ganhou esse nome porque quando o piloto tomava a curva sua visão era prejudicada pelo sol em determinado horário do dia,saindo dela o piloto vai para a reta oposta subindo marcha até a curva da descida do lago.

Descida do Lago,seu nome claro é pela proximidade do lago que fica nas suas costas,contornando a descida volta acelerar agora subindo para a parte mista do traçado,chegando na ferradura.

Ferradura,seu nome apenas por lembrar uma ferradura

Laranjinha: Na realidade é uma extenção um pouco mais curta da antiga Laranja,que ganhou esse nome,por ser uma curva cega,onde os novatos conhecidos como "laranjas" sempre erravam,ou perdiam tempo neste ponto.

Pinheirinho: Seu nome está relacionado a existencia de um pinheirinho nas proximidades,onde carros que escapavam da pista acabavam por atingi-lo,hoje não está mais lá.

Bico de Pato:A curva mais lenta do circuito,seu desenho lembra um bico de pato.

Mergulho:Terminando a parte mista no Bico de Pato os carros descem a ladeira mergulhando num declive acentuado a esquerda.

Junção: Tem esse nome porque fazia a união do antigo anel externo com a subida da Reta do Boxes,hoje ela é um pouco mais fechada,juntando o mergulho ao retão.

Curva do Café: Uma curva rápida antes dos boxes,é feita a pleno,para essa temos duas explicações,a primeira é que existiam antigamente alguns pés de café,a outra é que devido a extenção do antigo traçado quando os carros passavam por ali,demoravam tanto para voltar,que dava tempo de tomar um café.

Curva do Sargento :Só existe no traçado antigo,mas conta a lenda que um sargento, depois de uma corrida, entrou com sua viatura na pista e tentou contornar a curva. Não conseguiu, rodou várias vezes nela.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Cara... esta foto do Senna dando um chapéu no Hill é classica.
Este post sobre as curvas de interlagos ficou muito bom.
Eu demorei demais para vir aqui... Agora vou vir sempre...
Um abraço!

Marcelonso disse...

Salve Groo,


Essa vitória de Senna foi fantástica,nada lhe era favorável mas tudo conspirou a seu favor,um momento épico no esporte a motor.

Obrigado e apareça sempre,

abraço