14 de dezembro de 2008

Um começo...



O pontapé inicial foi dado pela FIA e escuderias na busca por uma queda nos custos da categoria máxima, com algumas medidas que buscam inicialmente uma queda na ordem de 30%.

Os testes foram banidos,e com eles os pilotos de testes,equipes torravam muita grana com testes e mais testes,a Ferrari por exemplo tem uma equipe inteira só para este fim.

As unidades de força terão que durar três corridas apartir do próximo ano,a Ferrari terá que trabalhar muito,pois duas corridas seguidas já não era tarefa fácil para os propulsores de Maranello.Do ponto de vista econômico é salutar,porém na esfera esportiva não é assim tão bom.Já para 2010 os motores serão padronizados,todos terão que necessariamente usar o mesmo projeto e materiais,quem quiser estará liberado para fazer o seu dentro desse modelo,quem desejar poderá comprar da Cosworth que será encarregada de fornecer as usinas de força para a F1.

Na ansia de conter custos,os testes em túneis de vento também terão seu uso restrito,esse é um ponto onde os times gastam os tubos para buscar melhoras de pentelésimos de segundos,e o pior de tudo é que nem sempre essa grana se justifica,a Honda que o diga.

Outro ponto será a diminuição da trupe que a acompanha cada equipe,o número de integrantes sofrerá uma redução,e consequentemente ocorrerão demissões.

O sistema KERS,alvo de discussões entre equipes ,apartir de 2010 será padronizado e produzido por uma empresa específica.

Sem dúvida é um começo,se vai realmente funcionar no momento em que a disputa no campeonato começar a afunilar só o tempo vai mostrar,tomara que tudo isso não fique apenas na falácia,e que seja colocado em prática remetendo a categoria a um periodo de equilibrio.

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