28 de março de 2009

Pitacos Australianos,a classificação


A história sendo escrita,foi a terceira vez que uma equipe estreante na F-1 faz a pole.
A Brawn ratificou todo o favoristismo atribuido e dominou de uma forma absurda toda a qualificação,o tempo todo seus pilotos estiveram na ponta e com sobra,muita sobra.
Começo a pensar que a corrida não vai ter graça,do jeito que vai Button e Barrichello vão sumir,tomara que não seja bem assim.

Outra surpresa foi esse alemão fantástico chamado Vettel,quando é pra valer tem feito a diferença e colocou a Red Bull no terceiro posto,até então tinha treinado de forma discreta,já o falastrão Webber toma a primeira do companheiro e parte apenas na oitava posição,beneficiado pela punição dada aos dois carros Toyota que estavam com a asa traseira irregular.

E a BMW o que dizer?Era mais um time que parecia totalmente perdido,eis que no treino classificatório Kubica tira da manga e crava a quarta melhor marca,realmente o polaco pilota muito.Seu companheiro Heidfeld também beneficiado pela punição das Toyotas aparece só em nono.

Confesso que espera bem mais da Williams na classificação,vinha dominando todos os treinos,mas na hora do vamos ver Rosberg conseguiu apenas a quinta melhor marca,parecia que poderia ter sido muito melhor.Quem sabe tenha mais peso e esteja pensando na corrida,pode ser.Já o seu parceiro,é um amarelão,anda que nem um louco nos treinos,mas na qualificação deve ter algum bloqueio,tinha a obrigação de passar para a fase final,mas caiu antes.

A Ferrari não conseguiu uma boa perfomance,o carro mesmo com KERS não rende como os demais,a dupla de pilotos já fala em somar pontos,Massa ainda tentou alguma coisa,Kimi estava com sono.

A Renault infelizmente confirma tudo que não queriamos,o carro além de ser o mais feio,não anda.Alonso vai ter muito trabalho pela frente,também beneficiado pelas punições parte em 10º,não terá uma corrida fácil.
E Nelsinho Piquet foi aquela maravilha,para manter a tradição foi logo eliminado na primeira fase e segue no zero,a conta está em 19 X 0 para o espanhol,e tem gente que acredita nele.

Outro time que vai descendo a escadaria é a McLaren,não passou com nenhum dos carros para a fase final,se não me engano é um fato inédito para a escuderia.A coisa está tão ruim,mas tão ruim que Kovalainen é o melhor colocado.O time vai se recuperar não podemos menosprezar,mas vai passar um tempo no purgatório.

A Force India começou bem,parecia que agora seria diferente,mas que nada na classificação foi tudo como dantes...,a Toro Rosso pelo visto também vai na descendente,acabaram beneficiados também,mas uma coisa é certa sem Vettel o carro não vai.

Aos tempos

1°. Jenson Button (ING/Brawn), 1min26s202
2°. Rubens Barrichello (BRA/Brawn), 1min26s505
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min26s830
4°. Robert Kubica (POL/BMW), 1min26s914
5°. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min26s973
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min27s033
7°. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min27s163
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min27s246
9°. Nick Heidfeld (ALE/BMW) 1min25s504
10°. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min25s605
11°. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min25s607
12°. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren), 1min25s726
13°. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min26s503
14°. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min26s598
15°. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min26s677
16°. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min26s742
17°. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min26s964
18°. Lewis Hamilton (ING/McLaren) *
19º. Jarno Trulli (ITA/Toyota)**
20º. Timo Glock (ALE/Toyota)**

* Punido substituiu a caixa de câmbio
**Punidos por irregularidades no carro (asa traseira flexível)

16 comentários:

Anselmo Coyote disse...

Kkkkkk...!!!! Que que é isso companheiro. Todo mundo sabe que a potência do motor da carroça do Nelsinho é menor que a do Sobrancelha, que o assoalho dele também é pior. E há especulações de que ele treinou com a carroça entupida de gasolina. O Alonso está é pagando mico. Imagine, um bi-campeão, se contentando com uma 12a posição numa equipe de 5a categoria, só porque se borra de medo de tomar pau de um estreante novamente. Ele devia era ter ficado na Mc Laren para mostrar ao Hamilton quem é bom de braço. Igual o Nelsão fez com o Mansell e o Senna com o Prost.
Mas vamos lá. Treino é treino, jogo é jogo. E milagres acontecem. Se não acontecer e a carroça aguentar o Nelsinho vai chegar em último para alegria do Alonso e do mafioso do Briatore.

GiglioF1 disse...

Marcelo,

Interessante o que passa...Vettel fez diferenca no Braco... Massa até que tentou e pode surpreender...estou feliz pela Brawn!!!

Abraco!!

Bruno disse...

Bom foi ver do terceiro ao décimo com uma diferença de meio segundo. Tá tudo embolado, tirando os foguetes da Brawn.
Agora é hora de ver se Hamilton sabe evoluir o carro (eu acho que não sabe), já que a McLaren tá mal das pernas.
Surpresa mesmo, Marcelo, foi o Vettel na terceira posição, falta saber da confiabilidade do carro da RBR. Webber já tomou a primeira, e em casa.
Estou ansioso para ver o comportamento dos carros na corrida, disputando posições, para ver o efeito das inúmeras mudanças aerodinâmicas. Além de ver se muitos bicos irão quebrar logo na largada.
A corrida promete e pode sobrar até uma vitória para o Barrichello, vontade ele tem. Falta pisar forte no acelerador e jogar o carro pra cima do Button...hehehe.

Abraços.

Anselmo Coyote disse...

Esses são os pesos dos carros na aferição da FIA.

1. J. Button, Brawn GP, 664.5 kg
2. R. Barrichello, Brawn GP, 666.5
3. Sebastian Vettel, Red Bull, 657
4. Robert Kubica, BMW Sauber, 650
5. Nico Rosberg, Williams, 657
6. Felipe Massa, Ferrari, 654
7. Kimi Raikkonen, Ferrari, 655.5
8. Mark Webber, Red Bull, 662
9. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 691.5
10. Fernando Alonso, Renault, 680.7
11. H. Kovalainen, McLaren, 690.6
12. Nelson Piquet, Renault, 694.1
13. G. Fisichella, Force India 689
14. K. Nakajima, Williams, 612.5
15. S. Buemi, Toro Rosso, 675.5
16. A. Sutil, Force India, 684.5
17. S. Bourdais, Toro Rosso, 662.5
18. Lewis Hamilton, McLaren, 655
19. Timo Glock, Toyota, 670
20. Jarno Trulli, Toyota, 660.

O Barrichello está 2kg mais pesado que o Button.

O Massa também está 1,5kg mais leve que o Kimi.

O Nelsinho está 13,4kg mais pesado que o Alonso, mostrando que em seu carro foram colocados 19,14 litros a mais de combustível que no carro do bi-campeão.

Abs a todos.

Loucos por F-1 disse...

Marcelo, a Brawn andou muito, mas muito mesmo. Eles são os mais pesados do pelotão da frente, a Brawn GP está impossívell.

A BMW do Kubica é o carro mais leve do grid, por isso ele conseguiu este quarto tempo. A Williams está na média de peso, acho que o Nico peidou mesmo. Deve ter sentido a pressão.

A estratégia do Nelsinho é a mesma da temporada passada. O seu carro é o mais pesado do grid, está com gasolina até o cabelo...hahahaha.

Abraço!

Leandro Montianele

Anselmo Coyote disse...

A Renault vai fazer um novo macacão para o Nelsinho para justificar essa a bola de ferro que acorrentou aos pés dele. O modelito será branco com listras pretas horizontais (ou vice-versa) e terá um número 2 à frente. E a moçada da competentíssima Renault vai sorrir feliz...ahahahahahah!!!

kimi_cris disse...

A Brawn anda a um ritmo impressionante, mas amanhã vai ter de ter couidado no arranque já que não possui KERS que é uma grande ajuda na largada.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

Desi disse...

No me creo la teoría de Anselmo Coyote de que están en contra de Piquet, Renault no es Mclaren. Además el rendimiento de Piquet ha estado SIEMPRE por debajo que el de Fernando y eso lo sabe hasta el más ciego. Que conste que me gusta Nelson pero nunca llegará a la categoría de Fernando.

Todavía estoy sorprendida por los Brawn, me alegro por Button y Rubinho. Mañana va a ser una buena carrera.

Besos Marcelo

Marcos Antonio disse...

é marcelão tb esperva mais da Williams, mas a Brwn escondeu o jogo pra classificação. Veremos s eo ritmo d ecorrida deles está legal.

Anselmo Coyote disse...

Desi - Eu não comparo Nelsinho com o Alonso. Um tem 8 anos na F1, dos quais 06 em equipes de ponta - de 2002 a 2006 a Renault era de ponta. O outro é estreante na equipe que o Alonso achou para se esconder da surra que levou de um estreante na Mc Laren. Sabe quantos pontos o Alonso fez em sua estréia? ZERO. É isso aí, ZERO. Se olharmos o desempenho de um e de outro nas categorias de base, veremos que o Nelsinho foi muito superior. Por isso eu não arriscaria dizer que essa diferença verificada hoje vá permanecer por todo o sempre. Prefiro esperar. Mas gostaria de vê-los correndo em iguais condições. Prevaleceria a experiência e o talento do Alonso, mas a distância entre eles diminuiria sensivelmente.
Desi - Por último, eu sou ferrenho torcedor do Nelsinho e o Raikkonen, mas sou da paz. Por isso, PAZ para todos nós.

Marcelonso disse...

Anselmo meu chapa,eu me segurei até agora conforme tinha prometido,mas é fato o Nelsinho é muito fraco,no Q1 não tem essa de peso,todo mundo está leve e ele mais uma vez toma do Sobrancelha!

Como disse o Leandro vai naquela de gasol até no capacete!

Quero deixar um abraço a todos,gosto muito da participação de vcs!

Grid GP disse...

Ihh, Marcelonso... Será que mais uma vez o Alonso vai ter que esperar um ano inteiro para conseguir melhorar o carro só no final?

Interessante a colocação do Coyote sobre ele... Realmente, ir para a Renault depois da briga na McLaren foi dar um passo atrás na carreira.

Mas, pensando bem, pelo menos em 2009 a diferença entre McLaren e Renault é pequena: ambas estão muito mal....

E fica a enorme expectativa entorno dessa Brawn...

Abraços.

Fábio Campos

Anselmo Coyote disse...

Grande Marcelo.
O Alonso é excelente e já mostrou isso. A Renault tem menos de meio carro e obviamente tem que priorizar o Alonso. Quanto a essa estratégia de largar entupido de gasolina, eu não acredito que seja opção do Nelsinho. Veja o motivo pelo qual afirmo isso, nessa matéria sobre o Nelson Piquet (pai): (…) “E ainda fez mais: o abastecimento durante as corridas. Para o desenvolvimento do fantástico Brabham, juntamente com o Bernie Ecclestone, reduziram o tamanho do tanque de combustível, visando diminuir o peso do carro e consequentemente aumentar a velocidade. Pelos cálculos do Piquet o tempo que ganhava rodando ou “mais leve” compensava o tempo parado no box. Mais uma vez ele estava certo.”. Imagine, se com um aprendizado desses o Nelsinho ia dar um tiro no próprio pé.
Obrigado, Marcelo.

Marcelonso disse...

Anselmo não é a questão de dar um tiro no pé.

Pela posição que Nelsinho conseguiu não resta outra opção.

Mai disse...

En unas horas disfrutaremos por fin de otra carrera. Saludos!!!!

Anselmo Coyote disse...

Grande Marcelo.
Que que é isso companheiro! A Renault é mesmo uma equipe diferenciada. O Nelsinho fez 19 pontos na temporada de estréia e conquistou esta posição. O Alonso é indiscutivelmente excelente, bi-campeão. Mas, vc sabe quantos pontos o Alonso fez na temporada de estréia? Não? Eu lhe digo: ZERO. É isso aí. ZERO, bem redondinho!