14 de abril de 2009

Difusores da discordia


Em Paris a tal Corte de Apelação está reunida para analisar a situação da turma dos Difusores da Discordia (leia-se Brawn,Williams e Toyota),definir de uma vez por todas,se é legal ou não.

Particularmente penso que esse assunto que já deveria ter sido resolvido em Melbourne,com a FIA se pronunciando oficialmente para legalizar ou banir os tais difusores,acabando com toda essa celeuma.

Na minha modesta opinião,acho que isso tudo não vai dar em nada,mas caso aconteça de banirem os tais artefatos não deve mudar tanto assim,o difusor pode ajudar claro,porém o fato é que essas três equipes conseguiram fazer excelentes carros,as demais é que precisam correr atrás.

Inicialmente ficamos assustados com os novos modelos,aquela asa enorme na frente com aquela asinha na traseira era uma imagem esquisita,e a cada lançamento observamos diferenças nas soluções aerodinamicas,cada equipe tentava encontrar o melhor caminho.


A Renault fez seu sensacional bico paralelepipedo em uma peça unica,já a Toyota preferiu fazer um bico mais alto usando aletas que tratam o fluxo de ar contribuindo para um aumento do downforce,a Ferrari também usa da mesma receita,só que nos carros de Maranello não funcionam.
Já a BrawnGP e a Williams optaram por caminhos inversos com linhas mais harmonicas com um bico mais baixo,com contornos limpos e suaves e souberam fazer a difença juntamente com a Toyota.
Tudo bem ,concordo que o difusor ajuda,mas ele não é tudo.

Nenhum comentário: